Indústria

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Indústria

Termos equivalentes

Indústria

Termos associados

Indústria

8 Descrição arquivística resultados para Indústria

8 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

CÂMARA MUNICIPAL DE JACAREÍ

  • BR SPAPHMJ FCM
  • Arquivo
  • 1766 - 2018

Os documentos mais antigos do fundo foram produzidos no período colonial. São volumes de documentos normativos - como alvarás régios - e registros de requerimentos, recebidos quando o desempenho das funções administrativas da Vila de Jacareí era competência da Câmara de Vereadores.
Outras peças foram produzidas na primeira metade do século 19. São livros de registros de "Cartas de Datas", concedendo terrenos para construção no território de Jacareí. Ainda do período Imperial Brasileiro, o fundo contém livros com Atas de Sessões da Câmara e com Códigos de Posturas Municipais.
A maior parte dos documentos refere-se ao período republicano. Além dos livros com Atas das Sessões, há projetos de leis, ordens do dia, documentos sobre lançamentos de impostos, pareceres, leis orçamentárias e registros do acompanhamento das contas de repartições do Executivo Municipal. Um volume encadernado contém exemplares do Diário Oficial do Estado de São Paulo com edições de 1895. Algumas sequencias guardam controles sobre projetos em geral, propostas para licitações, relatórios de atividades legislativas, entre outros.
O fundo também abriga peças que testemunham o funcionamento institucional da Câmara Municipal. Há caixas com regulamentos internos, livros de protocolo, correspondência, documentos sobre funcionários e concursos públicos, tomadas de preços, ordens de pagamento, notas fiscais, recibos, notas de empenho de despesas, orçamentos, contratos de serviços, papéis sobre o patrimônio, relações de bens, requisições de serviços e demais documentos administrativos.
A partir da década de 1960, o fundo abriga os dossiês "Trabalhos dos Senhores Vereadores", onde estão reunidos documentos sobre a atuação dos parlamentares em cada legislatura. Entre esses papéis, é possível encontrar os preparativos para a elaboração de leis, pareceres, abaixo-assinados, moções, convites, portarias e outras peças sobre o exercício da vereança.
Destacam-se também os documentos que se referem à experiência de Patrícia Aparecida dos Santos e Marcelo Lobo Cursino, Prefeita-mirim e Presidente-mirim da Câmara de Vereadores, numa das primeiras edições do projeto "Presidente da Câmara e Prefeito por Um Dia", em 1979.
A maior parte das fotografias é reunida em álbuns. O conjunto iconográfico mais antigo remonta a 1948, com registros sobre a 1ª Legislatura de Jacareí. Seguem-se cenas sobre cada uma das legislaturas. Há também conjuntos com imagens de eventos, comemorações de datas cívicas, entregas de títulos de "Cidadão Jacareiense", posses, visitas, congressos, simpósios, obras, prédios e outros.
Alguns eventos como audiências públicas, debates, prêmios e palestras acontecidos a partir de fins dos anos de 1990 estão registrados em fitas VHS.

Câmara de Vereadores de Jacareí

CIDADE DE JACAREÍ

  • BR SPAPHMJ CCJ
  • Coleção
  • 189 - 200

A coleção contém imagens em preto e branco ou em cores que mostram paisagens, pessoas e aspectos da vida cotidiana de Jacareí desde o final do século 19. Algumas delas são reproduções de imagens publicadas em livros, jornais ou outras publicações.
Há fotografias de lugares da cidade, como praças, ruas, prédios e outras edificações, como a ponte sobre o rio Paraíba, estação ferroviária e igrejas. Algumas imagens registram serviços públicos. É o caso das fotografias de equipamentos para abastecimento de água e saneamento ou de transportes. Alguns conjuntos mostram aspectos do Tiro de Guerra de Jacareí, da mobilização da Força Expedicionária Brasileira e da Revolução Paulista de 1932.
Também há sequencias sobre a vida social jacareiense, com registros sobre fábricas, bares, esportes, festas populares, bandas musicais e outros. Completam a coleção imagens sobre personalidades e famílias.

Fundação Cultural de Jacareí

ENERGIA ELÉTRICA

  • BR SPAPHMJ CEE
  • Coleção
  • 1928 - 1944

Os recortes de jornais percorrem o processo de venda da Empresa Força e Luz Jacareí-Guararema à São Paulo Tramway, Light and Power, em 1928, através de publicações da Ata de Assembleia Geral da empresa no Diário Oficial do Estado de São Paulo e de notícias em "O Estado de São Paulo", "Diário Nacional" e "Folha da Manhã".
As imagens mais antigas mostram aspectos das instalações da usina termelétrica Força e Luz em Jacareí, com casa de empregados e a subestação distribuidora. Seguem-se fotografias das instalações da usina Jacareí e Guararema, com vistas da paisagem e da cachoeira do Putim, tanque, tubulações, casa do operador e até da agência de Guararema. Um conjunto traz vistas de um evento realizado no complexo, provavelmente no início dos anos de 1940. Também há cenas que se referem à operação da linha elétrica em Bom Jesus, com cocheira e residência do guarda-linhas.
Nas fotografias em cores estão ruínas da usina do Putim, barragens e canais de água, postes e paisagens de Guararema.

Fundação Cultural de Jacarehy "José Maria de Abreu"

ESCOLA AGRÍCOLA

  • BR SPAPHMJ FEA
  • Arquivo
  • 1937 - 1951

O fundo contém relatórios anuais de atividades da Escola Agrícola encaminhados à Secretaria de Educação e Saúde Pública de São Paulo em 1937 e 1938. Com inúmeros textos, gráficos e tabelas, eles apresentam dados de despesas, relações de visitantes, informes sobre a produção de gêneros, descrições de ambientes e de benfeitorias, listas de materiais e equipamentos, informações sobre eventos, listas de trabalhadores e cargos e outras informações sobre a administração da escola. Os relatórios são ilustrados com fotografias de alunos e atividades.
Um relatório do encarregado da Seção Escolar ao diretor da Escola Agrícola, Fernando Paes Leme Zamith, apresenta as atividades dos alunos e professores durante o ano de 1951. O documento descreve realização do exame vestibular e de provas internas, condições das salas de aula, índices de aproveitamento dos alunos e seu comportamento disciplinar frente ao regulamento da escola, resultados de reuniões de professores, movimento na biblioteca e demais dados de interesse da direção. Também há registros de eventos extracurriculares como excursões pedagógicas, almoços e festas.
As fotografias em preto e branco são repletas de cenas do cotidiano de alunos e professores. Nas imagens de aulas de campo vê-se plantações, criações de animais, experiências de apicultura, horta, colheita, ordenha e vacinação de gado e muitas outras atividades. Há também registros do uso de laboratórios, processamento de frutas e legumes, oficinas de produção de queijo e de Mecânica Industrial, fornalhas, entre outros. Essa sequência também traz flagrantes de festas, exposições, desfiles e apresentações em auditório, com bandas de música e alunos. Outras fotografias registram visitas, jogos de xadrez, times de futebol e aspectos das instalações da escola, como moinhos, currais, espaços abertos e prédios. Uma peça, de 1981, mostra a inscrição "Colégio Agrícola, não a tua morte".

Escola Profissional Agrícola Industrial Mista de Jacareí

FÁBRICA OCA

  • BR SPAPHMJ OCA
  • Arquivo
  • 1978 - 1994

O fundo é composto por milhares de projetos, plantas, desenhos, perspectivas e outros registros iconográficos sobre a produção de móveis da Fábrica Oca nas décadas de 1970 a 1990. Eles apresentam a autoria dos vários desenhistas que integraram o corpo de trabalhadores da empresa.
Alguns dossiês, que sugerem o desenvolvimento de projetos por encomendas, trazem indicações sobre os nomes dos clientes, detalhes dos espaços e dos móveis projetados. É o caso, entre outros, do dossiê sobre os serviços prestados para a Embraer, em 1986. Outros dossiês correspondem aos planos da empresa para linhas próprias, onde estão recomendações sobre a padronização de materiais, desenhos ou dimensões.
Destacam-se dados sobre o uso de metais, madeiras, aglomerados, espumas, couro e outros revestimentos.
Há também documentos avulsos que mostram o desenvolvimento de escrivaninhas, armários, cadeiras, poltronas e outros, com informações detalhadas sobre dobradiças, tampos, módulos, chapas de união, parafusos e demais peças para a montagem de cada móvel.
Alguns documentos mostram relatórios de visitas, com comentários sobre novidades da movelaria em exposições ou outras referências do "design" de interiores. Um deles, tomado no 20º Neocom - Chicago Merchandise Mart, de 1988, traz um formulário com as considerações do correspondente da empresa no evento.
É possível ver mostras do catálogo da Fábrica Oca, com fotografias coloridas e ficha técnica de cada uma das peças da empresa.

Fábrica Oca

FAMÍLIA LEHMANN

  • BR SPAPHMJ FFL
  • Arquivo
  • 1923 - 1945

Os documentos testemunham o processo de constituição do patrimônio da Família Lehmann em Jacareí, Taubaté e Pindamonhangaba, com destaque para as transações imobiliárias de Ernesto Lehmann. São escrituras de compra e venda de fazendas, terrenos e outras propriedades, onde estão nomes das partes, valores, descrição das propriedades e informações de tabelionato.
Uma sequência acompanha a constituição do Curtume Jacareí Ltda. em 1942 e os negócios para sua venda, anos depois. Junto dos documentos estão atestados, selos, recibos e guias de pagamento de taxas e impostos.
A fotografia mostra integrantes das famílias Lehmann e Madid no casamento dos filhos Liselotte e Wadid, em 1943.

Família Lehmann

FAMÍLIA MERCADANTE

  • BR SPAPHMJ FFM
  • Arquivo
  • 1902 - 2000

O fundo é formado por papéis que remontam aos primeiros anos da Família Mercadante em Jacareí, incluindo uma cópia da carta de Antônio Jordão Mercadante enviada ao seu irmão Braz, na Itália, em 1902. Também há cópias de trechos de diários pessoais, certidões de nascimento e óbito e outros documentos pessoais de membros da família.
Além desses, o fundo contém correspondência, recortes de jornais, notas biográficas e várias anotações sobre a história da família, incluindo textos sobre o brasão, a história de Torraca - cidade natal dos pioneiros - e a árvore genealógica. Juntam-se cartões de homenagens e de felicitações e outros folhetos impressos sobre efemérides e festas familiares, além do diploma de Medicina da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro de Pompílio Mercadante, emitido em 1927. Uma edição especial de "Vermelhinho", o jornal do Esporte Clube Elvira, de julho de 1990, traz informações sobre os Mercadante na fundação e atividades esportivas do clube.
As fotografias mostram cenas de acontecimentos familiares desde os primeiros anos do século 20, onde há legendas produzidas, possivelmente, por Maria Amélia Mercadante Turci. São retratos de homens, mulheres, crianças e bebês, posses de grupos familiares, casamentos, aniversários, carnavais, festas religiosas, batizados, formaturas e outros. Em algumas imagens pode-se ver aspectos da vida social de Jacareí, com fachadas de casas, ruas, igrejas e até um grupo de rapazes em pose com um automóvel ou gestos de picar fumo ou tocar piano.

Família Mercadante

JOSÉ VICENTE DA SILVA

  • BR SPAPHMJ FJV
  • Arquivo
  • 1951 - 1969

Os documentos mostram aspectos da formação de José Vicente da Silva no Grupo Escolar Carlos Porto e no Tiro de Guerra de Jacareí. Há também certificados de saúde da Secretaria da Indústria e Comércio de São Paulo e um diploma de participação na "Corrida do Fogo Simbólico da Pátria", organizada pela Liga de Defesa Nacional na Semana da Pátria de 1959.

José Vicente da Silva