Coleção BR SPAPHMJ CCJ - CIDADE DE JACAREÍ

image 01 image 02 image 03 image 04 image 05 image 06 image 07 image 08 image 09 image 10
Resultados 1 a 10 de 514 Mostrar tudo

Zona de identificação

Código de referência

BR SPAPHMJ CCJ

Título

CIDADE DE JACAREÍ

Data(s)

  • 189 - 200 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Documentos iconográficos - 514 itens

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

Nome do produtor

História do arquivo

Em 22 de novembro de 1653, o povoado de "Nossa Senhora da Conceição da Parahyba", da Vila de Santana de Mogi Mirim, foi elevado à "Vila de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Jacareí". Ganhou autonomia administrativa e sua Câmara de Vereadores passou a emitir posturas e normas para a administração do ordenamento local. Erigiu pelourinho, cadeia pública e recebeu um "juiz de fora".
Localizada numa curva do rio Paraíba do Sul, a vila de Jacareí era lugar privilegiado para a travessia. Por isso, durante o período colonial, era um importante pouso para comerciantes e tropeiros que rumavam para os portos do litoral da capitania ou para a região das minas. Por ali também passavam mascates que abasteciam os arraiais do Vale do Paraíba e do interior de São Paulo, além de vendedores de escravos.
Jacareí tornou-se cidade em 03 de abril de 1849, embalada pela economia do café. O núcleo urbano recebeu casarões, lojas, igrejas e outros equipamentos públicos. Formavam-se pequenas fábricas artesanais de velas, tijolos e aguardente.
A partir da década de 1870, com a chegada da ferrovia, o centro comercial deslocou-se do platô ao redor da igreja matriz para a região da estação ferroviária. A cidade recebeu grupos de trabalhadores livres, principalmente imigrantes italianos, árabes e belgas que se estabeleceram no comércio, fábricas e nos empregos municipais.
Naquele tempo, formaram-se grupos políticos ligados aos movimentos em favor da abolição da escravatura e pela República.
No começo do século 20, levas de japoneses se instalaram em colônias agrícolas ao redor do centro. A cidade contava com rede de serviços urbanos de abastecimento de água, eletricidade, calçamento, ginásios e escolas, casas de saúde, prédios e outras benfeitorias. Havia clubes e associações, que promoviam festas religiosas, torneios de esporte e participavam dos eventos políticos do Estado, como a Revolução Paulista de 1932 ou a mobilização para a Força Expedicionária Brasileira em 1942.
Com a abertura da Rodovia Presidente Dutra, no início dos anos de 1950, Jacareí recebeu um impulso de industrialização, com a chegada de fábricas de grande porte - inclusive multinacionais - que ampliaram a oferta de empregos e a economia municipal.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Antes de serem incorporados ao acervo do APHMJ, a maior parte das fotografias estava sob a guarda da Fundação Cultural de Jacarehy "José Maria de Abreu", resultado de acumulações pouco controladas da Secretaria de Educação e Cultura de Jacareí e outras instituições públicas, além da própria Fundação Cultural. A partir de seu ingresso no APHMJ, a coleção recebeu incorporações de documentos avulsos e álbuns de fotografias doados por particulares.

Procedência:
A coleção foi formada pela Fundação Cultural de Jacarehy "José Maria de Abreu" a partir de 1985.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A coleção contém imagens em preto e branco ou em cores que mostram paisagens, pessoas e aspectos da vida cotidiana de Jacareí desde o final do século 19. Algumas delas são reproduções de imagens publicadas em livros, jornais ou outras publicações.
Há fotografias de lugares da cidade, como praças, ruas, prédios e outras edificações, como a ponte sobre o rio Paraíba, estação ferroviária e igrejas. Algumas imagens registram serviços públicos. É o caso das fotografias de equipamentos para abastecimento de água e saneamento ou de transportes. Alguns conjuntos mostram aspectos do Tiro de Guerra de Jacareí, da mobilização da Força Expedicionária Brasileira e da Revolução Paulista de 1932.
Também há sequencias sobre a vida social jacareiense, com registros sobre fábricas, bares, esportes, festas populares, bandas musicais e outros. Completam a coleção imagens sobre personalidades e famílias.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Em processo de descrição

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrições.
Observando-se as condições de conservação física de alguns documentos, a consulta deverá ser autorizada pela administração do APHMJ.

Condiçoes de reprodução

Reprodução mediante autorização da administração do APHMJ.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

As fotografias estão em bom estado de conservação, embaladas em envelopes plásticos com guarnições em papel grosso.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

CCJ 001 a 030

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Descrição elaborada por Patrícia Menezes, em projeto ProAC - Edital 23/2020.

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONARQ (BR). NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2006.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Criação: Junho de 2021

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

PRADO, Fernando Romero. Dicionário Ilustrado da Cidade. Jacareí, Papel Brasil, 2017.

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados