Mostrar 47 resultados

Descrição arquivística
Apenas descrições de nível superior
Previsualizar a impressão Ver:

45 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

ÁLVARO GUIMARÃES DOS SANTOS

  • BR SPAPHMJ CAG
  • Coleção
  • 195_

As fotografias estão acomodadas em um álbum. São imagens de grupos de escoteiros em atividades no campo e em desfiles pelas ruas de Jacareí e Santa Branca, durante os anos de 1950. É possível ver calçadas, casas e lojas da cidade, bandas de música, militares e público. Algumas imagens são retratos em 3x4 cm dos meninos, com nomes anotados. Outras fotografias contêm inscrições sobre os grupos de escoteiros ou corporações.

Álvaro Guimarães dos Santos

BENEDICTO SERGIO LENCIONI

  • BR SPAPHMJ BSL
  • Arquivo
  • 1899 - 2006

A maior parte dos documentos acompanha episódios da vida privada e da produção intelectual de Benedicto Sergio Lencioni, o BSL, embora existam registros sobre sua trajetória política.
Grande parte do fundo é composta por exemplares de jornais e revistas, colecionados por BSL entre as décadas de 1970 e 1990. São títulos de ampla circulação, como a revista ilustrada "Jacareí" ou informativos institucionais, como o informativo da OAB - Seção Jacareí - Salesópolis - Santa Branca, de 1997. Um dos impressos, da Ordem Grã-Cruz Fraterna, apresenta o ingresso de BSL na organização, em 1982.
Algumas peças, organizadas em dossiês, reúnem unidades que, provavelmente, subsidiaram a produção intelectual que BSL desenvolveu ao longo de sua vida. São cópias de documentos localizados ao longo das pesquisas retrospectivas, originalmente guardados em instituições ligadas ao patrimônio cultural.
O conjunto de números avulsos de jornais, que se estende desde a edição de 27 de agosto de 1899 do Jornal do Brasil, até a edição de 27 de novembro de 1935 de O Globo é uma dessas coleções de fontes para a produção intelectual. Segundo anotações de BSL, o dossiê é feito de "jornais originais com informações históricas e fotos de acontecimentos". Nessa linha também está uma pasta sobre a Força Expedicionária Brasileira, com anotações, cópias de fotografias e de documentos, fragmentos de livros e impressos da Associação dos Ex-combatentes do Brasil e da Associação dos Expedicionários - Seção Jacareí. Há também um volume encadernado com cópias de manuscritos e o nome "Descripção do Município de Jacarehy" da Biblioteca Nacional, com carimbo do Ginásio Estadual da Jacareí. Alguns documentos trazem informações sobre a mobilização de jacareienes na Revolução Constitucionalista de 1932.
Alguns exemplares da apostila "Cadernos de Jacareí", dedicados ao ensino de 1º Grau na cidade, trazem textos de BSL e Célio Lencioni. Completando a sequência de registros sobre a produção intelectual, o fundo abriga exemplares dos livros publicados pelo autor.
Aspectos da vida política de BSL podem ser conhecidos na sequência de 06 fitas magnéticas, que registram comícios e outras cenas de campanha de eleitoral em diversos bairros de Jacareí. Além desses, o fundo guarda fitas K7 com registros das "Mensagens" gravadas por BSL e irradiadas nas emissoras de Jacareí sobre as realizações da prefeitura.
Também há documentos sobre associações de saúde, impressos sobre festas públicas, folhetos de exposição, livros, livretos e discos de vinil sobre escolas de samba de Jacareí. Um disco DVD traz registros das apresentações musicais da Oficina de Arte Santa Helena, realizada em Jacareí, em 2006.

Benedicto Sergio Lencioni

CÂMARA MUNICIPAL DE JACAREÍ

  • BR SPAPHMJ FCM
  • Arquivo
  • 1766 - 2018

Os documentos mais antigos do fundo foram produzidos no período colonial. São volumes de documentos normativos - como alvarás régios - e registros de requerimentos, recebidos quando o desempenho das funções administrativas da Vila de Jacareí era competência da Câmara de Vereadores.
Outras peças foram produzidas na primeira metade do século 19. São livros de registros de "Cartas de Datas", concedendo terrenos para construção no território de Jacareí. Ainda do período Imperial Brasileiro, o fundo contém livros com Atas de Sessões da Câmara e com Códigos de Posturas Municipais.
A maior parte dos documentos refere-se ao período republicano. Além dos livros com Atas das Sessões, há projetos de leis, ordens do dia, documentos sobre lançamentos de impostos, pareceres, leis orçamentárias e registros do acompanhamento das contas de repartições do Executivo Municipal. Um volume encadernado contém exemplares do Diário Oficial do Estado de São Paulo com edições de 1895. Algumas sequencias guardam controles sobre projetos em geral, propostas para licitações, relatórios de atividades legislativas, entre outros.
O fundo também abriga peças que testemunham o funcionamento institucional da Câmara Municipal. Há caixas com regulamentos internos, livros de protocolo, correspondência, documentos sobre funcionários e concursos públicos, tomadas de preços, ordens de pagamento, notas fiscais, recibos, notas de empenho de despesas, orçamentos, contratos de serviços, papéis sobre o patrimônio, relações de bens, requisições de serviços e demais documentos administrativos.
A partir da década de 1960, o fundo abriga os dossiês "Trabalhos dos Senhores Vereadores", onde estão reunidos documentos sobre a atuação dos parlamentares em cada legislatura. Entre esses papéis, é possível encontrar os preparativos para a elaboração de leis, pareceres, abaixo-assinados, moções, convites, portarias e outras peças sobre o exercício da vereança.
Destacam-se também os documentos que se referem à experiência de Patrícia Aparecida dos Santos e Marcelo Lobo Cursino, Prefeita-mirim e Presidente-mirim da Câmara de Vereadores, numa das primeiras edições do projeto "Presidente da Câmara e Prefeito por Um Dia", em 1979.
A maior parte das fotografias é reunida em álbuns. O conjunto iconográfico mais antigo remonta a 1948, com registros sobre a 1ª Legislatura de Jacareí. Seguem-se cenas sobre cada uma das legislaturas. Há também conjuntos com imagens de eventos, comemorações de datas cívicas, entregas de títulos de "Cidadão Jacareiense", posses, visitas, congressos, simpósios, obras, prédios e outros.
Alguns eventos como audiências públicas, debates, prêmios e palestras acontecidos a partir de fins dos anos de 1990 estão registrados em fitas VHS.

Câmara de Vereadores de Jacareí

CASA GARBOCI

  • BR SPAPHMJ FCG
  • Arquivo
  • 1906 - 1975

Os documentos acompanham a instalação e funcionamento da Casa Garboci em Jacareí, desde a década de 1940, estendendo-se até os anos de 1970. Há notas fiscais e faturas emitidas pela loja, além de impressos sobre o estabelecimento. Também há encadernados.
As fotografias mostram aspectos da construção do prédio e diversas versões da fachada da loja. Uma fotografia traz a inscrição que sugere que o sobrado servira também como casa de moradia da família Garboci. Há também cenas de desfiles públicos, flagrados no momento em que passavam à frente do estabelecimento.
Algumas imagens retratam os ambientes internos da loja, com produtos, estantes, balcão de atendimento, trabalhadores e cenas do escritório, incluindo um conjunto em preto e branco produzido, provavelmente, em 1958. Há alguns documentos dos integrantes da família e um retrato de Benedito Carboci, tomado por Cambusano, em 1971.
Entre as peças impressas, estão edições de 1906, 1907, 1909 e 1910 do jornal "Município de Jacareí".

Casa Garboci

CIDADE DE JACAREÍ

  • BR SPAPHMJ CCJ
  • Coleção
  • 189 - 200

A coleção contém imagens em preto e branco ou em cores que mostram paisagens, pessoas e aspectos da vida cotidiana de Jacareí desde o final do século 19. Algumas delas são reproduções de imagens publicadas em livros, jornais ou outras publicações.
Há fotografias de lugares da cidade, como praças, ruas, prédios e outras edificações, como a ponte sobre o rio Paraíba, estação ferroviária e igrejas. Algumas imagens registram serviços públicos. É o caso das fotografias de equipamentos para abastecimento de água e saneamento ou de transportes. Alguns conjuntos mostram aspectos do Tiro de Guerra de Jacareí, da mobilização da Força Expedicionária Brasileira e da Revolução Paulista de 1932.
Também há sequencias sobre a vida social jacareiense, com registros sobre fábricas, bares, esportes, festas populares, bandas musicais e outros. Completam a coleção imagens sobre personalidades e famílias.

Fundação Cultural de Jacareí

CINEMA

  • BR SPAPHMJ CIN
  • Coleção
  • 1944 - 2012

A coleção é formada por registros da atividade cinematográfica em Jacareí desde a década de 1940.
Há uma sequência de cartazes e cartões percorre os anos de 1944 a 1951, com a programação do Cines Paratodos, Rio Branco e Rosário, usados, provavelmente para a divulgação. Esses documentos apresentam, além de nomes e ilustrações, pequenos verbetes com comentários sobre os atores e enredos em cartaz.
É interessante notar a descrição sobre a programação de películas que eram apresentadas antes da exibição dos filmes principais, onde estão noticiários sobre o Brasil e mundo, desenhos animados e "shots" sobre temas como "Medicina em Guarda" ou "Guerra à Tuberculose". Há também informações sobre a apresentação de capítulos de seriados e sobre recomendações do DEIP. Há um recorte de jornal com considerações sobre a atriz Marlene Dietrich, de 1973.
Completa a coleção o filme "Steve Cicco", considerado o primeiro longa-metragem produzido em Jacareí, pela V Produções e o Cineclube da cidade, em 2012.

Arquivo Público e Histórico do Município de Jacareí

CORPORAÇÃO MUSICAL DE JACAREÍ

  • BR SPAPHMJ FMJ
  • Arquivo
  • 1950 - 1999

Os documentos testemunham a trajetória da Corporação Musical de Jacareí desde sua formação como Sociedade Musical União Operária de Jacareí. As imagens mais antigas mostram suas apresentações em solenidades na cidade e outros municípios.
A maior parte do fundo, contudo, mostra episódios da Corporação Musical durante a administração de Antônio Nunes de Moraes Júnior na prefeitura de Jacareí. Destacam-se imagens de festivais e campeonatos de bandas e fanfarras ocorridos em várias cidades do Brasil, onde, por vezes, a Corporação recebeu premiação. Há álbuns fotográficos do 18º e do 19º Campeonatos de Fanfarras e Bandas da Rádio e TV Record, com fotografias das apresentações da Corporação nas ruas de São Paulo em 1975 e 1976.
Também há registros das atividades em festas e solenidades de Jacareí. Uma sequência acompanha os componentes e diretores com autoridades municipais em reunião sobre subvenção mensal em 1975.
Algumas músicas executadas pela Corporação estão registradas em LP's e CD.

Sociedade Musical União Operária de Jacareí

DARCY REIS

  • BR SPAPHMJ FDR
  • Arquivo
  • 1942 - 1986

Os documentos acompanham a trajetória profissional de Darcy Reis desde suas primeiras experiências profissionais no rádio até sua morte, em 1989. Os recortes de jornais trazem informações sobre sua biografia.
O documento mais antigo é uma carteira de identidade da Estrada de Ferro Central do Brasil, com fotografia, indicando seu parentesco com Carlos de Oliveira Reis. Seguem-se outros documentos de identidade, como carteiras profissionais, passaportes, credenciais de imprensa e crachás, mostrando a participação de Darcy Reis em eventos esportivos e em entidades profissionais, como a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo.
As fotografias mostram equipes de jornalistas em torneios de esportes desde a década de 1950, incluindo uma imagem do time selecionado de Jacareí, em 1951, ainda quando Darcy Reis era cronista da Rádio Clube Jacareí. Há cenas tomadas durante as coberturas de competições em várias cidades do Brasil e do exterior. Destacam-se equipes da Rádio Bandeirantes nas corridas de São Silvestre, em São Paulo e as imagens em Buenos Aires, Guaiaquil, Cairo, nos Jogos Olímpicos do Japão e na Copa do Mundo de Futebol do México.
Algumas imagens mostram Darcy Reis e outros jornalistas em estúdios e redações. Também há registros de premiações e homenagens, onde se vê personalidades da política paulista e da imprensa.

Darcy de Oliveira Reis

ENERGIA ELÉTRICA

  • BR SPAPHMJ CEE
  • Coleção
  • 1928 - 1944

Os recortes de jornais percorrem o processo de venda da Empresa Força e Luz Jacareí-Guararema à São Paulo Tramway, Light and Power, em 1928, através de publicações da Ata de Assembleia Geral da empresa no Diário Oficial do Estado de São Paulo e de notícias em "O Estado de São Paulo", "Diário Nacional" e "Folha da Manhã".
As imagens mais antigas mostram aspectos das instalações da usina termelétrica Força e Luz em Jacareí, com casa de empregados e a subestação distribuidora. Seguem-se fotografias das instalações da usina Jacareí e Guararema, com vistas da paisagem e da cachoeira do Putim, tanque, tubulações, casa do operador e até da agência de Guararema. Um conjunto traz vistas de um evento realizado no complexo, provavelmente no início dos anos de 1940. Também há cenas que se referem à operação da linha elétrica em Bom Jesus, com cocheira e residência do guarda-linhas.
Nas fotografias em cores estão ruínas da usina do Putim, barragens e canais de água, postes e paisagens de Guararema.

Fundação Cultural de Jacarehy "José Maria de Abreu"

ESCOLA AGRÍCOLA

  • BR SPAPHMJ FEA
  • Arquivo
  • 1937 - 1951

O fundo contém relatórios anuais de atividades da Escola Agrícola encaminhados à Secretaria de Educação e Saúde Pública de São Paulo em 1937 e 1938. Com inúmeros textos, gráficos e tabelas, eles apresentam dados de despesas, relações de visitantes, informes sobre a produção de gêneros, descrições de ambientes e de benfeitorias, listas de materiais e equipamentos, informações sobre eventos, listas de trabalhadores e cargos e outras informações sobre a administração da escola. Os relatórios são ilustrados com fotografias de alunos e atividades.
Um relatório do encarregado da Seção Escolar ao diretor da Escola Agrícola, Fernando Paes Leme Zamith, apresenta as atividades dos alunos e professores durante o ano de 1951. O documento descreve realização do exame vestibular e de provas internas, condições das salas de aula, índices de aproveitamento dos alunos e seu comportamento disciplinar frente ao regulamento da escola, resultados de reuniões de professores, movimento na biblioteca e demais dados de interesse da direção. Também há registros de eventos extracurriculares como excursões pedagógicas, almoços e festas.
As fotografias em preto e branco são repletas de cenas do cotidiano de alunos e professores. Nas imagens de aulas de campo vê-se plantações, criações de animais, experiências de apicultura, horta, colheita, ordenha e vacinação de gado e muitas outras atividades. Há também registros do uso de laboratórios, processamento de frutas e legumes, oficinas de produção de queijo e de Mecânica Industrial, fornalhas, entre outros. Essa sequência também traz flagrantes de festas, exposições, desfiles e apresentações em auditório, com bandas de música e alunos. Outras fotografias registram visitas, jogos de xadrez, times de futebol e aspectos das instalações da escola, como moinhos, currais, espaços abertos e prédios. Uma peça, de 1981, mostra a inscrição "Colégio Agrícola, não a tua morte".

Escola Profissional Agrícola Industrial Mista de Jacareí

Resultados 1 a 10 de 47