
Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1899 - 2006 (Produção)
Nível de descrição
Arquivo
Dimensão e suporte
Documentos textuais - 0,75 metros lineares
Documentos iconográficos - 14 itens
Documentos sonoros - 12 itens
Documentos audiovisuais - 07 itens
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
História do arquivo
Benedicto Sergio Lencioni é conhecido como BSL, sigla formada pelas iniciais de seu nome. Nasceu em Jacareí, em 23 de maio de 1936, filho de João Domingos Lencioni e de Maria José Lencioni. Cursou o primário no Grupo Escolar Barão de Santa Branca, em Santa Branca e o ginásio e o Curso Normal em Jacareí. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São José dos Campos e especializou-se em Direito Tributário.
Na década de 1970, foi professor da disciplina "Organização Social e Política do Brasil - OSPB" no CENE Silva Prado, de Jacareí.
BSL iniciou sua carreira política como vereador, elegendo-se para a legislatura de 1960 a 1964. Retornou à Câmara Municipal no mandado de 1969 - 1973. Foi prefeito de Jacareí entre 1977 e 1982 e entre 1997 e 2000. Nessa trajetória, esteve filiado à ARENA, PDS, PST, PSDB e PTB.
BSL dedicou grande parte da sua vida à pesquisa sobre a história da cidade e integrou inúmeras associações e institutos de pesquisa, como o Instituto de Estudos Valeparaibanos e a Academia Jacarehyense de Letras. Produziu artigos sobre diferentes aspectos da vida social de Jacareí, que foram publicados em jornais, apostilas e revistas.
É autor dos livros "Histórias, Gentes e Cousas de Minha Terra", "O Negro na História de Jacareí" "Jacareí e as Questões Controvertidas: Retalhos da Memória" (1994), "A História da Imprensa de Jacareí" (2005), "João Porto, o Jornalista", "O Corneta da Morte" e "Jacareí: Sua História - Iniciação ao estudo histórico de Jacareí" (2015). Também publicou o livro de poemas "Do Meu Amor ao Meu Amar".
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Os documentos foram acumulados por Benedicto Sergio Lencioni e incorporados ao acervo do APHMJ em parcelas ao longo dos anos de 2000.
Procedência:
Parcela doada ao APHMJ por Benedicto Sergio Lencioni - Termos de Doação 09/2009; 06/2011; 02/2012; 06/2012; 07/2021
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A maior parte dos documentos acompanha episódios da vida privada e da produção intelectual de Benedicto Sergio Lencioni, o BSL, embora existam registros sobre sua trajetória política.
Grande parte do fundo é composta por exemplares de jornais e revistas, colecionados por BSL entre as décadas de 1970 e 1990. São títulos de ampla circulação, como a revista ilustrada "Jacareí" ou informativos institucionais, como o informativo da OAB - Seção Jacareí - Salesópolis - Santa Branca, de 1997. Um dos impressos, da Ordem Grã-Cruz Fraterna, apresenta o ingresso de BSL na organização, em 1982.
Algumas peças, organizadas em dossiês, reúnem unidades que, provavelmente, subsidiaram a produção intelectual que BSL desenvolveu ao longo de sua vida. São cópias de documentos localizados ao longo das pesquisas retrospectivas, originalmente guardados em instituições ligadas ao patrimônio cultural.
O conjunto de números avulsos de jornais, que se estende desde a edição de 27 de agosto de 1899 do Jornal do Brasil, até a edição de 27 de novembro de 1935 de O Globo é uma dessas coleções de fontes para a produção intelectual. Segundo anotações de BSL, o dossiê é feito de "jornais originais com informações históricas e fotos de acontecimentos". Nessa linha também está uma pasta sobre a Força Expedicionária Brasileira, com anotações, cópias de fotografias e de documentos, fragmentos de livros e impressos da Associação dos Ex-combatentes do Brasil e da Associação dos Expedicionários - Seção Jacareí. Há também um volume encadernado com cópias de manuscritos e o nome "Descripção do Município de Jacarehy" da Biblioteca Nacional, com carimbo do Ginásio Estadual da Jacareí. Alguns documentos trazem informações sobre a mobilização de jacareienes na Revolução Constitucionalista de 1932.
Alguns exemplares da apostila "Cadernos de Jacareí", dedicados ao ensino de 1º Grau na cidade, trazem textos de BSL e Célio Lencioni. Completando a sequência de registros sobre a produção intelectual, o fundo abriga exemplares dos livros publicados pelo autor.
Aspectos da vida política de BSL podem ser conhecidos na sequência de 06 fitas magnéticas, que registram comícios e outras cenas de campanha de eleitoral em diversos bairros de Jacareí. Além desses, o fundo guarda fitas K7 com registros das "Mensagens" gravadas por BSL e irradiadas nas emissoras de Jacareí sobre as realizações da prefeitura.
Também há documentos sobre associações de saúde, impressos sobre festas públicas, folhetos de exposição, livros, livretos e discos de vinil sobre escolas de samba de Jacareí. Um disco DVD traz registros das apresentações musicais da Oficina de Arte Santa Helena, realizada em Jacareí, em 2006.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Em processo de classificação
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Sem restrições.
Observando-se as condições de conservação física de alguns documentos, a consulta deverá ser autorizada pela administração do APHMJ.
Condiçoes de reprodução
Reprodução mediante autorização da administração do APHMJ.
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Os documentos apresentam sujidade, rasgos, dobras e indícios de infestação por agentes biológicos.
As peças sonoras e audiovisuais demandam consulta através de equipamento leitor apropriado. Há documentos em grandes dimensões.
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
BSL 001 a 002
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONARQ (BR). NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2006.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação: Junho de 2021
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
PAPERA, Cerisa. Benedicto Sergio Lencioni. Disponível em https://www.arqueologiajacarehy.com/. Acesso em junho de 2021.
"Professor Benedicto Sergio Lencioni - OSPB". IN: Nossos mestres inesquecíveis. De Jacarehy para Jacareí. Disponível em http://jacarei.blog.br/. Acesso em junho de 2021.
Benedicto Sergio Lencioni. Disponível em https://pt.everybodywiki.com/. Acesso em junho de 2021.
PRADO, Fernando Romero. Dicionário Ilustrado da Cidade. Jacareí, Papel Brasil, 2017.
Objeto digital metadados
Nome do ficheiro
APMJ_-_Benedicto_Sergio_Lencioni_1.jpg