Arquivo BR SPAPHMJ BSL - BENEDICTO SERGIO LENCIONI

Original Objeto digital not accessible

Zona de identificação

Código de referência

BR SPAPHMJ BSL

Título

BENEDICTO SERGIO LENCIONI

Data(s)

  • 1899 - 2006 (Produção)

Nível de descrição

Arquivo

Dimensão e suporte

Documentos textuais - 0,75 metros lineares
Documentos iconográficos - 14 itens
Documentos sonoros - 12 itens
Documentos audiovisuais - 07 itens

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

História do arquivo

Benedicto Sergio Lencioni é conhecido como BSL, sigla formada pelas iniciais de seu nome. Nasceu em Jacareí, em 23 de maio de 1936, filho de João Domingos Lencioni e de Maria José Lencioni. Cursou o primário no Grupo Escolar Barão de Santa Branca, em Santa Branca e o ginásio e o Curso Normal em Jacareí. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São José dos Campos e especializou-se em Direito Tributário.
Na década de 1970, foi professor da disciplina "Organização Social e Política do Brasil - OSPB" no CENE Silva Prado, de Jacareí.
BSL iniciou sua carreira política como vereador, elegendo-se para a legislatura de 1960 a 1964. Retornou à Câmara Municipal no mandado de 1969 - 1973. Foi prefeito de Jacareí entre 1977 e 1982 e entre 1997 e 2000. Nessa trajetória, esteve filiado à ARENA, PDS, PST, PSDB e PTB.
BSL dedicou grande parte da sua vida à pesquisa sobre a história da cidade e integrou inúmeras associações e institutos de pesquisa, como o Instituto de Estudos Valeparaibanos e a Academia Jacarehyense de Letras. Produziu artigos sobre diferentes aspectos da vida social de Jacareí, que foram publicados em jornais, apostilas e revistas.
É autor dos livros "Histórias, Gentes e Cousas de Minha Terra", "O Negro na História de Jacareí" "Jacareí e as Questões Controvertidas: Retalhos da Memória" (1994), "A História da Imprensa de Jacareí" (2005), "João Porto, o Jornalista", "O Corneta da Morte" e "Jacareí: Sua História - Iniciação ao estudo histórico de Jacareí" (2015). Também publicou o livro de poemas "Do Meu Amor ao Meu Amar".

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Os documentos foram acumulados por Benedicto Sergio Lencioni e incorporados ao acervo do APHMJ em parcelas ao longo dos anos de 2000.

Procedência:
Parcela doada ao APHMJ por Benedicto Sergio Lencioni - Termos de Doação 09/2009; 06/2011; 02/2012; 06/2012; 07/2021

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A maior parte dos documentos acompanha episódios da vida privada e da produção intelectual de Benedicto Sergio Lencioni, o BSL, embora existam registros sobre sua trajetória política.
Grande parte do fundo é composta por exemplares de jornais e revistas, colecionados por BSL entre as décadas de 1970 e 1990. São títulos de ampla circulação, como a revista ilustrada "Jacareí" ou informativos institucionais, como o informativo da OAB - Seção Jacareí - Salesópolis - Santa Branca, de 1997. Um dos impressos, da Ordem Grã-Cruz Fraterna, apresenta o ingresso de BSL na organização, em 1982.
Algumas peças, organizadas em dossiês, reúnem unidades que, provavelmente, subsidiaram a produção intelectual que BSL desenvolveu ao longo de sua vida. São cópias de documentos localizados ao longo das pesquisas retrospectivas, originalmente guardados em instituições ligadas ao patrimônio cultural.
O conjunto de números avulsos de jornais, que se estende desde a edição de 27 de agosto de 1899 do Jornal do Brasil, até a edição de 27 de novembro de 1935 de O Globo é uma dessas coleções de fontes para a produção intelectual. Segundo anotações de BSL, o dossiê é feito de "jornais originais com informações históricas e fotos de acontecimentos". Nessa linha também está uma pasta sobre a Força Expedicionária Brasileira, com anotações, cópias de fotografias e de documentos, fragmentos de livros e impressos da Associação dos Ex-combatentes do Brasil e da Associação dos Expedicionários - Seção Jacareí. Há também um volume encadernado com cópias de manuscritos e o nome "Descripção do Município de Jacarehy" da Biblioteca Nacional, com carimbo do Ginásio Estadual da Jacareí. Alguns documentos trazem informações sobre a mobilização de jacareienes na Revolução Constitucionalista de 1932.
Alguns exemplares da apostila "Cadernos de Jacareí", dedicados ao ensino de 1º Grau na cidade, trazem textos de BSL e Célio Lencioni. Completando a sequência de registros sobre a produção intelectual, o fundo abriga exemplares dos livros publicados pelo autor.
Aspectos da vida política de BSL podem ser conhecidos na sequência de 06 fitas magnéticas, que registram comícios e outras cenas de campanha de eleitoral em diversos bairros de Jacareí. Além desses, o fundo guarda fitas K7 com registros das "Mensagens" gravadas por BSL e irradiadas nas emissoras de Jacareí sobre as realizações da prefeitura.
Também há documentos sobre associações de saúde, impressos sobre festas públicas, folhetos de exposição, livros, livretos e discos de vinil sobre escolas de samba de Jacareí. Um disco DVD traz registros das apresentações musicais da Oficina de Arte Santa Helena, realizada em Jacareí, em 2006.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Em processo de classificação

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrições.
Observando-se as condições de conservação física de alguns documentos, a consulta deverá ser autorizada pela administração do APHMJ.

Condiçoes de reprodução

Reprodução mediante autorização da administração do APHMJ.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Os documentos apresentam sujidade, rasgos, dobras e indícios de infestação por agentes biológicos.
As peças sonoras e audiovisuais demandam consulta através de equipamento leitor apropriado. Há documentos em grandes dimensões.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

BSL 001 a 002

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Descrição elaborada por Patrícia Menezes, em projeto ProAC - Edital 23/2020.

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONARQ (BR). NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2006.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Criação: Junho de 2021

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

PAPERA, Cerisa. Benedicto Sergio Lencioni. Disponível em https://www.arqueologiajacarehy.com/. Acesso em junho de 2021.
"Professor Benedicto Sergio Lencioni - OSPB". IN: Nossos mestres inesquecíveis. De Jacarehy para Jacareí. Disponível em http://jacarei.blog.br/. Acesso em junho de 2021.
Benedicto Sergio Lencioni. Disponível em https://pt.everybodywiki.com/. Acesso em junho de 2021.
PRADO, Fernando Romero. Dicionário Ilustrado da Cidade. Jacareí, Papel Brasil, 2017.

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados