
Identificatie
referentie code
Titel
Datum(s)
- 1899 - 2006 (Vervaardig)
Beschrijvingsniveau
Archief
Omvang en medium
Documentos textuais - 0,75 metros lineares
Documentos iconográficos - 14 itens
Documentos sonoros - 12 itens
Documentos audiovisuais - 07 itens
Context
Naam van de archiefvormer
Biografie
Geschiedenis van het archief
Benedicto Sergio Lencioni é conhecido como BSL, sigla formada pelas iniciais de seu nome. Nasceu em Jacareí, em 23 de maio de 1936, filho de João Domingos Lencioni e de Maria José Lencioni. Cursou o primário no Grupo Escolar Barão de Santa Branca, em Santa Branca e o ginásio e o Curso Normal em Jacareí. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São José dos Campos e especializou-se em Direito Tributário.
Na década de 1970, foi professor da disciplina "Organização Social e Política do Brasil - OSPB" no CENE Silva Prado, de Jacareí.
BSL iniciou sua carreira política como vereador, elegendo-se para a legislatura de 1960 a 1964. Retornou à Câmara Municipal no mandado de 1969 - 1973. Foi prefeito de Jacareí entre 1977 e 1982 e entre 1997 e 2000. Nessa trajetória, esteve filiado à ARENA, PDS, PST, PSDB e PTB.
BSL dedicou grande parte da sua vida à pesquisa sobre a história da cidade e integrou inúmeras associações e institutos de pesquisa, como o Instituto de Estudos Valeparaibanos e a Academia Jacarehyense de Letras. Produziu artigos sobre diferentes aspectos da vida social de Jacareí, que foram publicados em jornais, apostilas e revistas.
É autor dos livros "Histórias, Gentes e Cousas de Minha Terra", "O Negro na História de Jacareí" "Jacareí e as Questões Controvertidas: Retalhos da Memória" (1994), "A História da Imprensa de Jacareí" (2005), "João Porto, o Jornalista", "O Corneta da Morte" e "Jacareí: Sua História - Iniciação ao estudo histórico de Jacareí" (2015). Também publicou o livro de poemas "Do Meu Amor ao Meu Amar".
Directe bron van verwerving of overbrenging
Os documentos foram acumulados por Benedicto Sergio Lencioni e incorporados ao acervo do APHMJ em parcelas ao longo dos anos de 2000.
Procedência:
Parcela doada ao APHMJ por Benedicto Sergio Lencioni - Termos de Doação 09/2009; 06/2011; 02/2012; 06/2012; 07/2021
Inhoud en structuur
Bereik en inhoud
A maior parte dos documentos acompanha episódios da vida privada e da produção intelectual de Benedicto Sergio Lencioni, o BSL, embora existam registros sobre sua trajetória política.
Grande parte do fundo é composta por exemplares de jornais e revistas, colecionados por BSL entre as décadas de 1970 e 1990. São títulos de ampla circulação, como a revista ilustrada "Jacareí" ou informativos institucionais, como o informativo da OAB - Seção Jacareí - Salesópolis - Santa Branca, de 1997. Um dos impressos, da Ordem Grã-Cruz Fraterna, apresenta o ingresso de BSL na organização, em 1982.
Algumas peças, organizadas em dossiês, reúnem unidades que, provavelmente, subsidiaram a produção intelectual que BSL desenvolveu ao longo de sua vida. São cópias de documentos localizados ao longo das pesquisas retrospectivas, originalmente guardados em instituições ligadas ao patrimônio cultural.
O conjunto de números avulsos de jornais, que se estende desde a edição de 27 de agosto de 1899 do Jornal do Brasil, até a edição de 27 de novembro de 1935 de O Globo é uma dessas coleções de fontes para a produção intelectual. Segundo anotações de BSL, o dossiê é feito de "jornais originais com informações históricas e fotos de acontecimentos". Nessa linha também está uma pasta sobre a Força Expedicionária Brasileira, com anotações, cópias de fotografias e de documentos, fragmentos de livros e impressos da Associação dos Ex-combatentes do Brasil e da Associação dos Expedicionários - Seção Jacareí. Há também um volume encadernado com cópias de manuscritos e o nome "Descripção do Município de Jacarehy" da Biblioteca Nacional, com carimbo do Ginásio Estadual da Jacareí. Alguns documentos trazem informações sobre a mobilização de jacareienes na Revolução Constitucionalista de 1932.
Alguns exemplares da apostila "Cadernos de Jacareí", dedicados ao ensino de 1º Grau na cidade, trazem textos de BSL e Célio Lencioni. Completando a sequência de registros sobre a produção intelectual, o fundo abriga exemplares dos livros publicados pelo autor.
Aspectos da vida política de BSL podem ser conhecidos na sequência de 06 fitas magnéticas, que registram comícios e outras cenas de campanha de eleitoral em diversos bairros de Jacareí. Além desses, o fundo guarda fitas K7 com registros das "Mensagens" gravadas por BSL e irradiadas nas emissoras de Jacareí sobre as realizações da prefeitura.
Também há documentos sobre associações de saúde, impressos sobre festas públicas, folhetos de exposição, livros, livretos e discos de vinil sobre escolas de samba de Jacareí. Um disco DVD traz registros das apresentações musicais da Oficina de Arte Santa Helena, realizada em Jacareí, em 2006.
Waardering, vernietiging en slectie
Aanvullingen
Ordeningstelsel
Em processo de classificação
Voorwaarden voor toegang en gebruik
Voorwaarden voor raadpleging
Sem restrições.
Observando-se as condições de conservação física de alguns documentos, a consulta deverá ser autorizada pela administração do APHMJ.
Voorwaarden voor reproductie
Reprodução mediante autorização da administração do APHMJ.
Taal van het materiaal
- Portugees
Schrift van het materiaal
Taal en schrift aantekeningen
Fysieke eigenschappen en technische eisen
Os documentos apresentam sujidade, rasgos, dobras e indícios de infestação por agentes biológicos.
As peças sonoras e audiovisuais demandam consulta através de equipamento leitor apropriado. Há documentos em grandes dimensões.
Toegangen
Verwante materialen
Bestaan en verblifplaats van originelen
BSL 001 a 002
Bestaan en verblijfplaats van kopieën
Related units of description
Aantekeningen
Alternative identifier(s)
Trefwoorden
Geografische trefwoorden
Naam ontsluitingsterm
Genre access points
Beschrijvingsbeheer
Identificatie van de beschrijving
Identificatiecode van de instelling
Toegepaste regels en/of conventies
CONARQ (BR). NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2006.
Status
Finale
Niveau van detaillering
Verwijdering van datering archiefvorming
Criação: Junho de 2021
Taal (talen)
Schrift(en)
Bronnen
PAPERA, Cerisa. Benedicto Sergio Lencioni. Disponível em https://www.arqueologiajacarehy.com/. Acesso em junho de 2021.
"Professor Benedicto Sergio Lencioni - OSPB". IN: Nossos mestres inesquecíveis. De Jacarehy para Jacareí. Disponível em http://jacarei.blog.br/. Acesso em junho de 2021.
Benedicto Sergio Lencioni. Disponível em https://pt.everybodywiki.com/. Acesso em junho de 2021.
PRADO, Fernando Romero. Dicionário Ilustrado da Cidade. Jacareí, Papel Brasil, 2017.
Digitaal object metadata
Bestandsnaam
APMJ_-_Benedicto_Sergio_Lencioni_1.jpg