Coleção BR SPAPHMJ CEE - ENERGIA ELÉTRICA

Original Objeto digital not accessible

Zona de identificação

Código de referência

BR SPAPHMJ CEE

Título

ENERGIA ELÉTRICA

Data(s)

  • 1928 - 1944 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Documentos textuais - 0,25 metros lineares
Documentos iconográficos - 41 itens

Zona do contexto

Nome do produtor

História do arquivo

A energia elétrica chegou a Jacareí em fins do século 19, embalada pelos capitais acumulados na cafeicultura e pelos sonhos de industrialização das cidades do Vale do Paraíba.
Em 25 de agosto de 1895, o empresário Major José Bonifácio de Mattos inaugurou a Companhia Luz Electrica Jacarehyense, que fornecia eletricidade de uma usina movida a carvão para a iluminação pública, lojas e casas na área central da cidade. Foi a primeira experiência de uso de energia elétrica do lugar, substituindo os antigos lampiões de querosene ou carbureto.
Em pouco tempo, a eletricidade se tornou o ingrediente principal para o desenvolvimento de Jacareí, principalmente com a chegada da Estrada de Ferro e dos imigrantes, que estimularam o comércio e as atividades industriais, transformando completamente a vida urbana e as relações sociais. Conta-se que em 1913, o projeto da Prefeitura para o fornecimento de água incluía a retirada de água do Rio Paraíba através de uma bomba elevatória com motor elétrico. Nesse tempo, a força elétrica já movia tecelagens, cotonifícios e outras fábricas que instalavam na cidade.
Essa demanda fez com que, em 1909, o Major Bonifácio de Mattos instalasse uma usina hidrelétrica na Cachoeira do Putim, capaz de fornecer energia para Jacareí e sua vizinha Guararema. A companhia passou a chamar-se, então, Empresa Força e Luz Jacareí-Guararema. Além de produzir e distribuir energia, vendia equipamentos elétricos. Um contrato com a Câmara Municipal de Jacareí reservava-lhe o fornecimento da iluminação pública, mas, apesar dos avanços tecnológicos, os serviços eram insuficientes para atender todas as indústrias, casas e bairros da cidade.
A precariedade da iluminação nas ruas era motivo de grande insatisfação popular. Durante a década de 1910, os representantes da empresa e as autoridades municipais travaram inúmeros embates sobre a questão da energia. Enquanto os vereadores reclamavam maiores investimentos na rede elétrica, o Major Bonifácio de Mattos alegava a falta recursos, atrasos no pagamento e solicitava o aumento nas tarifas ou cancelamento do contrato.
Em 1928, a combalida Empresa Força e Luz Jacareí-Guararema foi comprada pela São Paulo Tramway, Light and Power, companhia canadense que fornecia energia elétrica e serviço de bondes para grande parte das cidades do Estado de São Paulo. Em 1956, um decreto do presidente Juscelino Kubitscheck concedeu nacionalização à companhia, que transferiu sua sede para São Paulo e passou a operar com o nome São Paulo Light S.A. - Serviços de Eletricidade.
Com a instalação da Eletrobrás - Centrais Elétricas Brasileiras S.A em 1962, a produção e distribuição de energia foram sendo absorvidas pelo Estado brasileiro através da instalação de diversas usinas grande porte em todo o país, sob administração federal. Nesse tempo, a Light já unificara suas operações, criando um conglomerado chamado Brascan Limited. Em 1979, a Brascan vendeu suas ações à Eletrobrás, que assumiu o controle do fornecimento de energia elétrica em Jacareí e em outros municípios paulistas.
Em 1981, a parte paulista da Eletrobrás foi transferida ao governo do Estado, sob a coordenação da Eletropaulo, estatal que prestava serviços em todo o território. Na década de 1990, o governo de São Paulo iniciou seu Programa Estadual de Desestatização - PED. Nesse processo, a Eletropaulo foi dividida em quatro empresas menores, que foram oferecidas à iniciativa privada, num regime de concessão para o fornecimento de eletricidade. O bloco de Jacareí integrou a Empresa Bandeirante de Energia. Em 1999, a Bandeirante foi adquirida por um consórcio de empresas liderado pela EDP - Eletricidade de Portugal.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

A coleção foi formada por peças avulsas recebidas através de doação de particulares.

Procedência:
Arquivo Público e Histórico do Município de Jacareí

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Os recortes de jornais percorrem o processo de venda da Empresa Força e Luz Jacareí-Guararema à São Paulo Tramway, Light and Power, em 1928, através de publicações da Ata de Assembleia Geral da empresa no Diário Oficial do Estado de São Paulo e de notícias em "O Estado de São Paulo", "Diário Nacional" e "Folha da Manhã".
As imagens mais antigas mostram aspectos das instalações da usina termelétrica Força e Luz em Jacareí, com casa de empregados e a subestação distribuidora. Seguem-se fotografias das instalações da usina Jacareí e Guararema, com vistas da paisagem e da cachoeira do Putim, tanque, tubulações, casa do operador e até da agência de Guararema. Um conjunto traz vistas de um evento realizado no complexo, provavelmente no início dos anos de 1940. Também há cenas que se referem à operação da linha elétrica em Bom Jesus, com cocheira e residência do guarda-linhas.
Nas fotografias em cores estão ruínas da usina do Putim, barragens e canais de água, postes e paisagens de Guararema.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Em processo de descrição

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrições.
Observando-se as condições de conservação física de alguns documentos, a consulta deverá ser autorizada pela administração do APHMJ.

Condiçoes de reprodução

Reprodução mediante autorização da administração do APHMJ.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

A coleção é composta por cópias impressas e fotografias, em preto e branco e em cores.
Os documentos estão em bom estado de conservação física.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

CEE 001

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Descrição elaborada por Patrícia Menezes, em projeto ProAC - Edital 23/2020.

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONARQ (BR). NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2006.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Criação: Junho de 2021

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

CPDOC - FGV. Eletrobrás. Centrais Elétricas Brasileiras S.A. IN: Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro. Disponível em http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/eletrobras-centrais-eletricas-brasileiras-s-a.
CPDOC - FGV. Light. IN: Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro. Disponível em https://cpdoc.fgv.br/acervo/dhbb. Acesso em junho de 2021.
Decreto Federal nº 40.440, de 28 de novembro de 1956
ELETROBRÁS. Eletricidade de São Paulo. IN: Memória da Eletricidade. Disponível em https://memoriadaeletricidade.com.br/acervo/@id/1924. Acesso em junho de 2021.
ELETROBRAS. História. Disponível em https://eletrobras.com/pt/Paginas/Historia.aspx. Acesso em junho de 2021.
FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO. Eletropaulo. IN: Guia do Acervo. Disponível em http://acervo.energiaesaneamento.org.br/consulta/ExibirDetalhes.aspx?funcao=kFundo&id=1. Acesso em junho de 2021.
ZENZEN, Conceição Aparecida. A energia elétrica em Jacareí (1895 - 1928). Coleção Memória de Jacareí, São José dos Campos, UNIVAP, 2000.

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados