Imigração

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Imigração

Termos equivalentes

Imigração

Termos associados

Imigração

5 Descrição arquivística resultados para Imigração

5 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL

  • BR SPAPHMJ FEF
  • Arquivo
  • 1905 - 1984

O fundo é composto por registros administrativos das estações ferroviárias de Jacareí e Limoeiro. Há livros de ponto de trabalhadores e de atos de punição, livro de controle de bilhetes emitidos, com localidades de partida e destinos, categorias e preços de passagens e uma pasta com expediente da administração da RFFSA, onde estão circulares, boletins de serviço, instruções para preenchimento de documentos internos e orientações similares.
Parte das fotografias do fundo são reproduções de imagens sobre a Estrada de Ferro. Elas mostram cenas das instalações da estação de Jacareí, destacando a plataforma de embarque e seu entorno, trilhos, passagens de nível e outros. Alguns documentos mostram passageiros e transeuntes. Há também imagens das composições, com locomotivas e vagões e, por vezes, com pessoas. Algumas imagens acompanham a realização de eventos sobre a empresa, com destaque ao banquete de inauguração da bitola larga, em 29 de novembro de 1905. Também há imagens de trabalhadores, na década de 1950.

Estrada de Ferro Central do Brasil

FAMÍLIA LEHMANN

  • BR SPAPHMJ FFL
  • Arquivo
  • 1923 - 1945

Os documentos testemunham o processo de constituição do patrimônio da Família Lehmann em Jacareí, Taubaté e Pindamonhangaba, com destaque para as transações imobiliárias de Ernesto Lehmann. São escrituras de compra e venda de fazendas, terrenos e outras propriedades, onde estão nomes das partes, valores, descrição das propriedades e informações de tabelionato.
Uma sequência acompanha a constituição do Curtume Jacareí Ltda. em 1942 e os negócios para sua venda, anos depois. Junto dos documentos estão atestados, selos, recibos e guias de pagamento de taxas e impostos.
A fotografia mostra integrantes das famílias Lehmann e Madid no casamento dos filhos Liselotte e Wadid, em 1943.

Família Lehmann

FAMÍLIA LOPES

  • BR SPAPHMJ FLP
  • Arquivo
  • 1886 - 1991

A maior parte do fundo é formada por uma sequência de 63 cartões em cores, trocados pelos familiares de Elvira e Albertina Lopes com amigos em datas comemorativas como aniversários, Natal, casamentos e outros. Eles trazem inscrições manuscritas com votos de felicitações e pequenas notas sobre acontecimentos familiares. Alguns deles contém carimbos e selos postais de cidades como São Paulo, Santos ou Rio de Janeiro.
Há também 38 cartões postais coloridos de localidades da Europa e, especialmente de Figueira da Foz, em Portugal. Sem anotações, nesses postais se vê paisagens, pontos turísticos, pessoas e "costumes portugueses". É possível notar a pintura à mão sobre várias peças.
Alguns documentos mostram as atividades de Elvira Lopes na Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, incluindo planilhas da maternidade e seu diploma, expedido pela Escola de Parteiras de São Paulo, em 1926.
Ainda sem inscrições, o fundo contém peças de propaganda de A. Dufour & Co., empresa de castanha de Bordeaux, na França, com ilustrações coloridas. Uma flâmula das Indústrias Pignatari, de 1957, faz menção aos 25 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, junto com anéis da campanha "Ouro para o Bem de São Paulo".
Além disso, há um recorte com a marca do "1º Congresso da Padroeira do Brasil", realizado em São em 1954. As fotografias mostram cenas tomadas na década de 1940, incluindo uma imagem da Mesa de Administração da Santa Casa de Misericórdia, em 1947.
Destacam-se, também, as cartas, ofícios, textos e outras peças que registram as homenagens à Elvira Lopes e os procedimentos da Câmara Municipal de Jacareí para adotar seu nome numa praça da cidade, em 1968.
Completam o fundo mais 74 partituras musicais para piano impressas. Algumas trazem desenhos coloridos, programas e anotações que indicam a oferta à Cândida Puga ou o carimbo da Biblioteca Municipal de Jacareí.
Há ainda, 03 livros, onde se destacam os 02 volumes da "História de Gil Braz de Santilhana" impresso pela filial da portuguesa David Corazzi Editor no Rio de Janeiro em 1886, com oleografias. Um recorte de jornal traz a imagem impressa do rei português D. Manuel II publicado pela "colônia portuguesa monárquica do Brasil".

Família Lopes

FAMÍLIA MERCADANTE

  • BR SPAPHMJ FFM
  • Arquivo
  • 1902 - 2000

O fundo é formado por papéis que remontam aos primeiros anos da Família Mercadante em Jacareí, incluindo uma cópia da carta de Antônio Jordão Mercadante enviada ao seu irmão Braz, na Itália, em 1902. Também há cópias de trechos de diários pessoais, certidões de nascimento e óbito e outros documentos pessoais de membros da família.
Além desses, o fundo contém correspondência, recortes de jornais, notas biográficas e várias anotações sobre a história da família, incluindo textos sobre o brasão, a história de Torraca - cidade natal dos pioneiros - e a árvore genealógica. Juntam-se cartões de homenagens e de felicitações e outros folhetos impressos sobre efemérides e festas familiares, além do diploma de Medicina da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro de Pompílio Mercadante, emitido em 1927. Uma edição especial de "Vermelhinho", o jornal do Esporte Clube Elvira, de julho de 1990, traz informações sobre os Mercadante na fundação e atividades esportivas do clube.
As fotografias mostram cenas de acontecimentos familiares desde os primeiros anos do século 20, onde há legendas produzidas, possivelmente, por Maria Amélia Mercadante Turci. São retratos de homens, mulheres, crianças e bebês, posses de grupos familiares, casamentos, aniversários, carnavais, festas religiosas, batizados, formaturas e outros. Em algumas imagens pode-se ver aspectos da vida social de Jacareí, com fachadas de casas, ruas, igrejas e até um grupo de rapazes em pose com um automóvel ou gestos de picar fumo ou tocar piano.

Família Mercadante

FAMÍLIA RIBEIRO MENDONÇA

  • BR SPAPHMJ FRM
  • Arquivo
  • 1861 - 1991

Os documentos mais antigos do fundo trazem registros sobre o processo de imigração e instalação no Brasil de integrantes da família Ribeiro Mendonça desde o século 19. Há correspondência entre familiares, anotações, escrituras, certidões e documentos públicos, como um certificado emitido pela alcadia de Almeria, na Espanha para apresentação na Hospedaria dos Imigrantes de São Paulo, um diploma de Farmacêutico, emitido pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro para Alfredo Alberto Ribeiro de Mendonça, avô de Maria Bernadete, em 1883 e o diploma de Cirurgião Dentista da Escola de Farmácia e Odontologia de São Paulo de Maércio Ribeiro de Mendonça, de 1917, entre outros.
Uma parte dos documentos testemunha as relações políticas da família, especialmente nas peças trocadas entre Maércio Ribeiro de Mendonça e o interventor de São Paulo e embaixador José Carlos de Macedo Soares. Ali estão registros ligados à Revolução Constitucionalista de 1932, cartas, cartões de visitas, discursos e imagens da família junto ao político, principalmente em episódios relacionados aos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, na década de 1940 e em eventos da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Sobre Maria Bernadete, o fundo traz registros de sua formação em Educação, Música, Artes e outras habilidades, cadernos e boletins escolares, livros de músicas, partituras, além de um diploma de participação na corrida de revezamento "Fogo da Pátria", organizada pela Liga de Defesa Nacional, com um percurso entre São João Del Rei, em Minas Gerais, até o Parque Farroupilha, em Porto Alegre - RS, de 1942.
Os impressos contêm roteiros e programações de eventos em Jacareí e edições de jornais sobre política. Há um Guia da Companhia Telefônica de Mogi das Cruzes e uma publicação da Sociedade Paulista de Promoções e Administração sobre o aniversário de 78 anos da firma Roberto Martins e Cia, de Jacareí, com muitas imagens das casas comerciais da cidade.
Entre os documentos iconográficos, há desenhos, cartões postais e fotografias. Os desenhos coloridos, em giz de cera, foram produzidos por Maria Bernadete, provavelmente nos anos de 1930. Os cartões postais mostram localidades de Jacareí. Há também séries de cartões com reproduções de bandeiras dos Estados brasileiros e de "santinhos", onde estão imagens e mensagens sacras.
As fotografias compõem a maior parte do fundo. Elas retratam a infância de Maria Bernadete em festas da escola ou da igreja e na casa da família, por vezes junto com amigos ou parentes. Entre eles, estão Maria de Loures Mendonça, José Benedito Loureiro Mendonça. Mariquita Loureiro e Zilah Leal Mercadante. Destaca-se o álbum de formatura dos "Bacharelandos de 1942", do Ginásio de Jacareí.
Há também retratos de Maria Bernadete e outras moças, alguns em tamanho 3x4 cm. Uma sequência retrata bailes de carnaval, onde se vê pessoas fantasiadas, nos anos de 1950.
Há também imagens da sua vida como professora, principalmente no Curso Anexo à Escola Normal de Jacareí e no CENE. Elas mostram Maria Bernadete junto a alunos e outros professores, incluindo sua participação na organização de festas, nos ensaios de orfeão e em sala de aula. Uma sequência mostra ensaios para uma apresentação de Educação Física da escola, no campo do clube Ponte Preta, em Jacareí. Uma das fotografias mostra um grupo de rapazes em São José dos Campos, em 1972.
Algumas imagens têm inscrições com dedicatórias e identificação.

Família Ribeiro Mendonça