Arquivo BR SPAPHMJ FRM - FAMÍLIA RIBEIRO MENDONÇA

Original Objeto digital not accessible

Zona de identificação

Código de referência

BR SPAPHMJ FRM

Título

FAMÍLIA RIBEIRO MENDONÇA

Data(s)

  • 1861 - 1991 (Produção)

Nível de descrição

Arquivo

Dimensão e suporte

Documentos textuais - 0,20 metros lineares
Documentos iconográficos - 175 itens

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

História do arquivo

Maria Bernadete Loureiro Mendonça nasceu em Jacareí em 21 de fevereiro de 1927, filha do dentista e funcionário da 2ª Coletoria de Jacareí, Maércio Ribeiro de Mendonça. Sua mãe, Elisa Mercadante Loureiro Mendonça, era dona de casa e pianista de cinema mudo.
Fez seus primeiros estudos no externato Santa Terezinha, dirigido pelas freiras alemãs da Santa Casa de Jacareí. Seguiu seus estudos no Ginásio de Jacareí e formou-se professora primária na Escola Normal de São José dos Campos em 1944.
Durante sua formação em São José dos Campos, aprendeu a tocar piano e continuou seus estudos de música em São Paulo, onde trabalhou por dois anos. Em 1949 transferiu-se para Itapeva para lecionar música.
Nos anos seguintes, Maria Bernadete continuou suas aulas de música em Bauru e São José dos Campos. No final dos anos de 1950, voltou à Jacareí, onde dedicou-se ao ensino de música nas escolas Silva Prado, João Feliciano e Coronel Carlos Porto. Fundou o Conservatório Musical de Jacareí.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Os documentos foram acumulados pela família Loureiro Mendonça até 2004, quando foram incorporados ao acervo do APHMJ.
Procedência:
Parcela doada ao APHMJ por Maria Bernadete Loureiro Mendonça - Termos de Doação 004/1998; 13/2004.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Os documentos mais antigos do fundo trazem registros sobre o processo de imigração e instalação no Brasil de integrantes da família Ribeiro Mendonça desde o século 19. Há correspondência entre familiares, anotações, escrituras, certidões e documentos públicos, como um certificado emitido pela alcadia de Almeria, na Espanha para apresentação na Hospedaria dos Imigrantes de São Paulo, um diploma de Farmacêutico, emitido pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro para Alfredo Alberto Ribeiro de Mendonça, avô de Maria Bernadete, em 1883 e o diploma de Cirurgião Dentista da Escola de Farmácia e Odontologia de São Paulo de Maércio Ribeiro de Mendonça, de 1917, entre outros.
Uma parte dos documentos testemunha as relações políticas da família, especialmente nas peças trocadas entre Maércio Ribeiro de Mendonça e o interventor de São Paulo e embaixador José Carlos de Macedo Soares. Ali estão registros ligados à Revolução Constitucionalista de 1932, cartas, cartões de visitas, discursos e imagens da família junto ao político, principalmente em episódios relacionados aos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, na década de 1940 e em eventos da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Sobre Maria Bernadete, o fundo traz registros de sua formação em Educação, Música, Artes e outras habilidades, cadernos e boletins escolares, livros de músicas, partituras, além de um diploma de participação na corrida de revezamento "Fogo da Pátria", organizada pela Liga de Defesa Nacional, com um percurso entre São João Del Rei, em Minas Gerais, até o Parque Farroupilha, em Porto Alegre - RS, de 1942.
Os impressos contêm roteiros e programações de eventos em Jacareí e edições de jornais sobre política. Há um Guia da Companhia Telefônica de Mogi das Cruzes e uma publicação da Sociedade Paulista de Promoções e Administração sobre o aniversário de 78 anos da firma Roberto Martins e Cia, de Jacareí, com muitas imagens das casas comerciais da cidade.
Entre os documentos iconográficos, há desenhos, cartões postais e fotografias. Os desenhos coloridos, em giz de cera, foram produzidos por Maria Bernadete, provavelmente nos anos de 1930. Os cartões postais mostram localidades de Jacareí. Há também séries de cartões com reproduções de bandeiras dos Estados brasileiros e de "santinhos", onde estão imagens e mensagens sacras.
As fotografias compõem a maior parte do fundo. Elas retratam a infância de Maria Bernadete em festas da escola ou da igreja e na casa da família, por vezes junto com amigos ou parentes. Entre eles, estão Maria de Loures Mendonça, José Benedito Loureiro Mendonça. Mariquita Loureiro e Zilah Leal Mercadante. Destaca-se o álbum de formatura dos "Bacharelandos de 1942", do Ginásio de Jacareí.
Há também retratos de Maria Bernadete e outras moças, alguns em tamanho 3x4 cm. Uma sequência retrata bailes de carnaval, onde se vê pessoas fantasiadas, nos anos de 1950.
Há também imagens da sua vida como professora, principalmente no Curso Anexo à Escola Normal de Jacareí e no CENE. Elas mostram Maria Bernadete junto a alunos e outros professores, incluindo sua participação na organização de festas, nos ensaios de orfeão e em sala de aula. Uma sequência mostra ensaios para uma apresentação de Educação Física da escola, no campo do clube Ponte Preta, em Jacareí. Uma das fotografias mostra um grupo de rapazes em São José dos Campos, em 1972.
Algumas imagens têm inscrições com dedicatórias e identificação.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Em processo de classificação

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrições.
Observando-se as condições de conservação física de alguns documentos, a consulta deverá ser autorizada pela administração do APHMJ.

Condiçoes de reprodução

Reprodução mediante autorização da administração do APHMJ.

Idioma do material

  • espanhol
  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Os documentos em papel apresentam rasgos, dobras e indícios de infestação por fungos, principalmente nas peças em grandes dimensões. Algumas delas contém elementos metálicos.
As fotografias estão em bom estado de conservação, embaladas em envelopes plásticos com guarnições em papel grosso.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

FRM 001 a 002

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Descrição elaborada por Patrícia Menezes, em projeto ProAC - Edital 23/2020.

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONARQ (BR). NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2006.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Criação: Junho de 2021

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Depoimento de Maria Bernadete Loureiro Mendonça a Renata Garbelinni. Jacareí, 13 de novembro de 1997.

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados