Arquivo BR SPAPHMJ FLP - FAMÍLIA LOPES

Original Objeto digital not accessible

Zona de identificação

Código de referência

BR SPAPHMJ FLP

Título

FAMÍLIA LOPES

Data(s)

  • 1886 - 1991 (Produção)

Nível de descrição

Arquivo

Dimensão e suporte

Documentos textuais - 0,60 metros lineares
Documentos iconográficos - 104 itens
Documentos tridimensiomais - 003 itens

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

História do arquivo

A família Lopes é originária de Figueira da Foz, em Portugal. Migrou para o Brasil em 1894, estabelecendo-se em Guararema, onde o casal Joaquim Augusto e Elvira Lopes junto com seus filhos Elvira e Joaquim tinham conhecidos portugueses.
Em pouco tempo, a família deslocou-se para Jacareí e o pai - ourives, em Portugal - montou uma loja, fazendo ou consertando joias e relógios de clientes da região. Em Jacareí, nasceram Albertina e Raphael Lopes. Os filhos passaram a infância na cidade e estudaram no Grupo Escolar Carlos Porto.
Anos depois, a primogênita Elvira casou-se com João Antônio da Costa, também filho de pais portugueses. Tiveram três filhos: Armando, Aldo e Alba.
Elvira formou-se pela "Escola de Parteiras de São Paulo". Iniciou sua profissão em 1927, atendendo parturientes em casas de Jacareí, nas cidades próximas e na Enfermaria Geral da Santa Casa de Misericórdia. Em 1946, com a inauguração da maternidade, assumiu o cargo de obstetra, onde permaneceu até 1965. Morreu em 1967, aos 77 anos de idade.
Alba Lopes da Costa nasceu em Jacareí, em 16 de agosto de 1921, filha da parteira Elvira. Fez o curso primário no Grupo Escolar Carlos Porto e, logo depois, transferiu-se para São Paulo onde foi morar com parentes até concluir o ensino básico. Formou-se em Geografia e História pela PUC-SP em 1947.
Depois de formada, Alba Lopes da Costa tornou-se professora em Cruzeiro e Mogi das Cruzes, onde lecionou disciplinas de Estudos Sociais, História e Geografia. Mudou-se para Jacareí e continuou o magistério nas escolas "Barão de Jacareí", "Francisco Feliciano Ferreira" e "João Feliciano". Aposentou-se em 1976, quando trabalhava no CENE "Antônio Afonso".

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Os documentos foram acumulados pela família Lopes até 1998, quando foram incorporados ao acervo do APHMJ.

Procedência:
Parcela doada ao APHMJ por Alba Lopes da Costa - Termo de Doação 03/1998.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A maior parte do fundo é formada por uma sequência de 63 cartões em cores, trocados pelos familiares de Elvira e Albertina Lopes com amigos em datas comemorativas como aniversários, Natal, casamentos e outros. Eles trazem inscrições manuscritas com votos de felicitações e pequenas notas sobre acontecimentos familiares. Alguns deles contém carimbos e selos postais de cidades como São Paulo, Santos ou Rio de Janeiro.
Há também 38 cartões postais coloridos de localidades da Europa e, especialmente de Figueira da Foz, em Portugal. Sem anotações, nesses postais se vê paisagens, pontos turísticos, pessoas e "costumes portugueses". É possível notar a pintura à mão sobre várias peças.
Alguns documentos mostram as atividades de Elvira Lopes na Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, incluindo planilhas da maternidade e seu diploma, expedido pela Escola de Parteiras de São Paulo, em 1926.
Ainda sem inscrições, o fundo contém peças de propaganda de A. Dufour & Co., empresa de castanha de Bordeaux, na França, com ilustrações coloridas. Uma flâmula das Indústrias Pignatari, de 1957, faz menção aos 25 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, junto com anéis da campanha "Ouro para o Bem de São Paulo".
Além disso, há um recorte com a marca do "1º Congresso da Padroeira do Brasil", realizado em São em 1954. As fotografias mostram cenas tomadas na década de 1940, incluindo uma imagem da Mesa de Administração da Santa Casa de Misericórdia, em 1947.
Destacam-se, também, as cartas, ofícios, textos e outras peças que registram as homenagens à Elvira Lopes e os procedimentos da Câmara Municipal de Jacareí para adotar seu nome numa praça da cidade, em 1968.
Completam o fundo mais 74 partituras musicais para piano impressas. Algumas trazem desenhos coloridos, programas e anotações que indicam a oferta à Cândida Puga ou o carimbo da Biblioteca Municipal de Jacareí.
Há ainda, 03 livros, onde se destacam os 02 volumes da "História de Gil Braz de Santilhana" impresso pela filial da portuguesa David Corazzi Editor no Rio de Janeiro em 1886, com oleografias. Um recorte de jornal traz a imagem impressa do rei português D. Manuel II publicado pela "colônia portuguesa monárquica do Brasil".

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Em processo de classificação

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrições.
Observando-se as condições de conservação física de alguns documentos, a consulta deverá ser autorizada pela administração do APHMJ.

Condiçoes de reprodução

Reprodução mediante autorização da administração do APHMJ.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Os documentos estão em bom estado de conservação.
As fotografias são embaladas em envelopes plásticos com guarnições em papel grosso.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

FLP 001 a 003

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Descrição elaborada por Patrícia Menezes, em projeto ProAC - Edital 23/2020.

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONARQ (BR). NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2006.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Criação: Junho de 2021

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Depoimento de Alba Lopes da Costa a Renata Garbellini. Jacareí, 23 de julho de 1997.
MAV. Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. Coleção Alba Lopes da Costa: dados biográficos e históricos. Jacareí [1997].

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados