Arquivo BR SPAPHMJ OCA - FÁBRICA OCA

Original Objeto digital not accessible

Zona de identificação

Código de referência

BR SPAPHMJ OCA

Título

FÁBRICA OCA

Data(s)

  • 1978 - 1994 (Produção)

Nível de descrição

Arquivo

Dimensão e suporte

Documentos iconográficos - 11,60 metros lineares

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

Nome do produtor

História biográfica

Nome do produtor

História biográfica

História do arquivo

A Fábrica Oca, na região leste de Jacareí, foi fundada em 1965, quando, depois de receber uma encomenda para fazer os móveis do interior da Assembleia Legislativa de São Paulo, o arquiteto Sergio Rodrigues buscava um lugar para instalar máquinas para a produção industrial de seus móveis. Ela foi a terceira iniciativa do artista, sucedendo duas fábricas menores que ele montara no Rio de Janeiro.
O terreno em Jacareí tinha cerca de 10.000 metros quadrados e dois galpões de 2.500 metros quadrados cada um, unidos por uma extensa área coberta. As instalações tinham sido construídas pela fábrica Citytex no começo dos anos de 1950. De acordo com Sérgio Rodrigues, o lugar representava uma boa oportunidade para o desenvolvimento de seus negócios de movelaria: "Em 1965, descobrimos uma possibilidade: uma grande firma de colchões que estava em concordata em Jacareí, em São Paulo. Fomos visitar. Tinha máquinas de madeira suficientes, um pouco precárias, mas suficientes. Muitas máquinas e teares. Tinha 40 teares para fazer tecido também. Não seria a nossa produção, mas era sempre uma coisa interessante. (...) Então essa fábrica que tinha 10.000 metros quadrados - era muito grande – foi adaptada para poder atender a grandes pedidos e, no caso então, a encomenda da Assembleia Legislativa de São Paulo".
Na década de 1960, os móveis da Fábrica Oca de Jacareí representavam o que havia de mais moderno na movelaria brasileira. Eles eram produzidos por encomenda ou vendidos nas principais cidades do Brasil. No Rio de Janeiro, eles eram vendidos nas lojas montadas por Sergio Rodrigues. A primeira delas, a Loja Oca, fundada em 1955, funcionava como uma espécie de galeria de Arte e apresentava peças de Sergio Rodrigues e outros artistas de renome nacional. Já a Meia Pataca, inaugurada anos depois, oferecia linhas de móveis mais baratos - principalmente de madeira maracatiara - atingindo a classe média carioca.
É possível dizer que as criações de Sergio Rodrigues testemunharam o nascimento do design de interiores no Brasil. Embalados pelas propostas da Bauhaus alemã, os artistas brasileiros de meados do século 20 buscavam a simplicidade das formas geométricas, a funcionalidade e o conforto das peças, ao mesmo tempo em que tentavam construir objetos que expressassem nossa identidade.
Na obra de Sergio Rodrigues, esse movimento se traduzia no uso de materiais nacionais, como o jacarandá, palhinha ou couro e nos desenhos inspirados em grafismos indígenas. Suas peças abandonavam os entalhes e apetrechos decorativos, como numa resposta à sociedade fabril e utilitária que dava seus primeiros passos no Brasil depois da 2ª Guerra Mundial. A própria escolha do nome na fábrica - Oca - resumia sua proposta de integrar a cultura brasileira com as técnicas industriais, numa organização estruturada, sem formalismos e com utensílios e equipamentos articulados para responder às demandas da vida, tal como as habitações dos índios.
Aliás, como sinal da consagração do design de interiores como expressão artística no Brasil, as peças desenhadas por Sergio Rodrigues e por vários de seus contemporâneos saíam das fábricas grafadas com a assinatura do criador.
Sergio Rodrigues deixou as lojas e as fábricas do projeto Oca em 1968. Então, já tinha desenvolvido algumas de suas peças mais conhecidas, como o Banco Mocho (1954), Sofá Hauner (1955), a Poltrona Oscar (1956) e a famosa Poltrona Mole (1957) que, com o nome escolhido pelos operários da oficina por sua moleza, trouxe a primeira premiação internacional de design ao Brasil, ao vencer o 4º Concurso Internacional do Móvel em Cantu, na Itália. Também já consolidara sua reputação nos círculos artísticos nacionais e internacionais. Em sua trajetória, desenvolveu projetos para o Centro Cívico de Curitiba, a Universidade de Brasília, o Palácio do Planalto, o Itamaraty e muitos outros. Morreu em 2014.
Em 1996, a Fábrica Oca se fundiu com a norteamericana Steelcase, fabricante de móveis de escritório. Entretanto, ela abandonou as atividades em Jacareí poucos anos depois. Nos anos 2000, a fábrica foi alugada à Prefeitura de Jacareí para sediar a Secretaria Municipal de Infraestrutura. Em 2019, o terreno e instalações foram repassados aos representantes da empresa Havan, que construiu uma loja de departamentos no lugar.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Os documentos estavam sob a guarda da Fábrica Oca e, posteriormente, foram transferidos para o Museu da Casa Brasileira. Em 2005, foram incorporados ao acervo do APHMJ.

Procedência:
Parcela doada ao APHMJ pela Associação de Amigos do Museu da Casa Brasileira - Termo de Doação 03/2005.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O fundo é composto por milhares de projetos, plantas, desenhos, perspectivas e outros registros iconográficos sobre a produção de móveis da Fábrica Oca nas décadas de 1970 a 1990. Eles apresentam a autoria dos vários desenhistas que integraram o corpo de trabalhadores da empresa.
Alguns dossiês, que sugerem o desenvolvimento de projetos por encomendas, trazem indicações sobre os nomes dos clientes, detalhes dos espaços e dos móveis projetados. É o caso, entre outros, do dossiê sobre os serviços prestados para a Embraer, em 1986. Outros dossiês correspondem aos planos da empresa para linhas próprias, onde estão recomendações sobre a padronização de materiais, desenhos ou dimensões.
Destacam-se dados sobre o uso de metais, madeiras, aglomerados, espumas, couro e outros revestimentos.
Há também documentos avulsos que mostram o desenvolvimento de escrivaninhas, armários, cadeiras, poltronas e outros, com informações detalhadas sobre dobradiças, tampos, módulos, chapas de união, parafusos e demais peças para a montagem de cada móvel.
Alguns documentos mostram relatórios de visitas, com comentários sobre novidades da movelaria em exposições ou outras referências do "design" de interiores. Um deles, tomado no 20º Neocom - Chicago Merchandise Mart, de 1988, traz um formulário com as considerações do correspondente da empresa no evento.
É possível ver mostras do catálogo da Fábrica Oca, com fotografias coloridas e ficha técnica de cada uma das peças da empresa.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Em processo de classificação

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrições.
Observando-se as condições de conservação física de alguns documentos, a consulta deverá ser autorizada pela administração do APHMJ.

Condiçoes de reprodução

Reprodução mediante autorização da administração do APHMJ.

Idioma do material

  • alemão
  • italiano
  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Grande parte dos documentos está em bom estado de conservação, acomodados em mapotecas ou pastas suspensas. Entretanto, eles apresentam dobras e elementos metálicos. Cerca de um terço do acervo mostra sujidade, infestação por elementos biológicos, fragilidades nas bordas, rasgos e dobras.
Há documentos em grandes dimensões.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

OCA 001 a 048

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Descrição elaborada por Patrícia Menezes, em projeto ProAC - Edital 23/2020.

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONARQ (BR). NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2006.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Criação: Junho de 2021

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

PREFEITURA DE JACAREÍ. Empresa de cereais chega em Jacareí. IN: Prefeitura de Jacareí. Jacareí, 18 de abril de 2019. Disponível em https://www.jacarei.sp.gov.br/empresa-de-cereais-chega-em-jacarei/. Acesso em junho de 2021.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO (Jacareí). Edifício da Fábrica de Móveis Oca em Jacareí. Jacareí, 18 de janeiro de 2019.
ZAPPA, Regina. Sergio Rodrigues: o Brasil na ponta do lápis. Rio de Janeiro, [2012]. Disponível em http://www.institutosergiorodrigues.com.br/Biografia/1/O-Brasil-na-ponta-do-lapis. Acesso em junho de 2021.

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados