BEM-VINDO(A) AO ARQUIVO PÚBLICO E HISTÓRICO DE JACAREÍ

Você está na plataforma de acesso aos documentos do Arquivo Público e Histórico do Município de Jacareí. Aqui, você vai encontrar informações sobre todos os fundos de arquivo e coleções de documentos que existem no acervo. Poderá cruzar informações, conhecer o conteúdo e história de cada um dos conjuntos, pesquisar através de palavras-chaves e saber as condições de consulta e de reprodução dos originais.

O acervo do Arquivo Público de Jacareí guarda documentos produzidos desde os fins do século 17 até os dias de hoje. Eles testemunham a vida administrativa, as relações com a corte, a justiça, as atividades religiosas, industriais e comerciais, os movimentos militares, a cultura, o cotidiano e muitos episódios da história de Jacareí desde o tempo em que as cidades de Paraibuna, Santa Branca e São José dos Campos faziam parte do seu território. São leis, atas de reuniões da Câmara Municipal, documentos da Prefeitura, processos judiciais, cartas, ofícios, relatórios, projetos e muitos outros documentos manuscritos ou não, fotografias, desenhos, mapas, plantas e jornais de origem pública ou privada.

O Guia do Acervo do Arquivo Público e Histórico de Jacareí foi produzido em 2021, com o objetivo de oferecer uma ferramenta de pesquisa consistente e ágil aos usuários do Arquivo. Ele foi desenvolvido sobre a plataforma AtoM – Access to Memory –, um programa de código aberto para a descrição de arquivos, que respeita as convenções da Arquivologia internacional. Por isso, o uso da plataforma AtoM é recomendado pelo Conselho Internacional de Arquivos e, no Brasil, ela está em muitas instituições, incluindo o Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

A publicação do Guia do Acervo é o primeiro resultado do processo de modernização do Arquivo Público e Histórico de Jacareí. Com ela, o APHMJ adapta suas práticas aos padrões internacionais de cuidados com os documentos e incorpora as normas do Conselho Nacional de Arquivos, especialmente a ISDIAH e a NOBRADE. Assim, APHMJ caminha em direção à informatização do acervo, aperfeiçoando de suas relações com o público e instituições congêneres do nosso país.

Boa pesquisa!