Identificatie
referentie code
Titel
Datum(s)
- 1991 - 1995 (Vervaardig)
Beschrijvingsniveau
Archief
Omvang en medium
Documentos textuais - 0,20 metros lineares
Context
Naam van de archiefvormer
Naam van de archiefvormer
Geschiedenis van het archief
O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua nasceu a partir da mobilização de pessoas de todos os Estados do Brasil em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
A primeira Assembleia Nacional do MNMMR se reuniu em Brasília, em 1985. Seus estatutos e composição da Comissão Nacional foram aprovados no ano seguinte, durante a 2ª Assembleia Nacional, também em Brasília. No mesmo ano, aconteceu o 1º Encontro Nacional de Meninos e Meninas de Rua.
Em 1988, o MNMMR tornou-se uma organização não-governamental e se integrou ao Fórum Nacional Permanente de Entidades Não-Governamentais de Defesa da Criança e do Adolescente - o Fórum DCA. A partir de então, passou a realizar uma série de estudos e atividades sobre a infância brasileira e atuou fortemente junto aos parlamentares da Assembleia Nacional Constituinte para incorporação do Direito de Cidadania de Crianças à Constituição de 1988. Em seguida, participou da elaboração e mobilização em favor do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, aprovado em 14 de outubro de 1990.
O MNMMR funciona por meio de Comissões Estaduais e Municipais que articulam ações para a melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens, especialmente os empobrecidos ou em situação de rua. Há uma rede de "Núcleos-Base", espalhados por comunidades de todo o país, que serve como "espaços de ligação de ligação direta com o movimento, onde os meninos e meninas tem liberdade para inventar, desenhar e construir formas de organização, para que possam debater sobre suas vidas, conhecer seus direitos e reconhecer sua força".
A Comissão Local de Jacareí do MNMMR foi instalada em 31 de outubro de 1991, sob a presidência de João de Deus do Nascimento, com a presença de 13 voluntários. Seus objetivos eram, além da promoção de atividades de mobilização social, participar de "discussões e negociações com o governo", especialmente em questões ligadas à violência contra a criança e o adolescente.
Directe bron van verwerving of overbrenging
Inhoud en structuur
Bereik en inhoud
O fundo contém documentos que acompanham a formação e as atividades da Comissão Local de Jacareí do MNMMR durante os anos de 1990. Ele abriga atas de reunião que se estendem desde a assembleia de instalação, em 1991 até 1993. Junto delas, anotações e papéis avulsos indicam alguns temas tratados e impressões dos participantes das reuniões. Uma das peças é um modelo de Regimento Interno, enviado pela Comissão Local de Araçatuba. Há também fichas de cadastro da Comissão Local na rede estadual do movimento e um formulário com dados solicitados pelo Instituto de Estudos Sócioeconômicos, o INESC.
Folhetos e modelos de questionários aplicados às crianças apontam para as ações da Comissão na cidade. Merece destaque a programação do 6º Encontro Local de Meninos e Meninas de Jacareí "Quem roubou nossos direitos?", realizado em novembro de 1994, na Secretaria Municipal de Educação.
A correspondência acompanha as relações da Comissão Local com as Executivas Estadual e Nacional e com outras entidades. O conjunto trata de demandas sobre participação em eventos, informações sobre o movimento e outras providências locais.
Uma sequência de impressos traz teses e propostas apresentadas nas Assembleias Nacionais e relatórios. Há exemplares do jornalzinho "Pé-de-Moleque", produzido pela Comissão Nacional de Animação do Movimento e publicações de cartilhas sobre o ECA, de campanhas de prevenção à AIDS, de Direitos Humanos e congêneres.
Waardering, vernietiging en slectie
Aanvullingen
Ordeningstelsel
Em processo de classificação
Voorwaarden voor toegang en gebruik
Voorwaarden voor raadpleging
Sem restrições.
Observando-se as condições de conservação física de alguns documentos, a consulta deverá ser autorizada pela administração do APHMJ.
Observando-se as condições da Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD - nº 13.709/2018, alguns documentos poderão ser consultados mediante autorização da administração do APHMJ.
Voorwaarden voor reproductie
Reprodução mediante autorização da administração do APHMJ.
Taal van het materiaal
- Portugees
Schrift van het materiaal
Taal en schrift aantekeningen
Fysieke eigenschappen en technische eisen
Os papéis apresentam indícios de infestação por fungos e presença de elementos metálicos.
Toegangen
Verwante materialen
Bestaan en verblifplaats van originelen
MMR 001
Bestaan en verblijfplaats van kopieën
Related units of description
Aantekeningen
Alternative identifier(s)
Trefwoorden
Onderwerp trefwoord
Geografische trefwoorden
Naam ontsluitingsterm
Genre access points
Beschrijvingsbeheer
Identificatie van de beschrijving
Identificatiecode van de instelling
Toegepaste regels en/of conventies
CONARQ (BR). NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2006.
Status
Finale
Niveau van detaillering
Verwijdering van datering archiefvorming
Criação: Junho de 2021
Taal (talen)
Schrift(en)
Bronnen
Digitaal object metadata
Bestandsnaam
APMJ_-_Movimento_Nacional_de_Meninos_e_Meninas_de_Rua_1.jpg