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Fonds Sociedade
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TELÊ RODRIGUES

  • BR SPAPHMJ FTR
  • Fonds
  • 1936 - 2021

Os documentos mais antigos do fundo trazem registros sobre a juventude de Telê Rodrigues, nas décadas de 1930 e 1940. São imagens de amigos e familiares e um caderno onde estão mensagens manuscritas de colegas e anotações, versos ou comentários de próprio punho. Sobre sua vida pessoal, também há bilhetes, registros sobre festas de família, cartas, telegramas, cartões de visitas e poesias. Um conjunto reúne notas publicadas em jornais sobre Telê Rodrigues e sua família.
Outra sequência de recortes de jornais apresenta textos de Telê Rodrigues, publicados na imprensa de Jacareí, com destaque para as notas da coluna "Sociedade" de "O Jacareiense", além de artigos e reportagens que contaram com sua colaboração. Também há registros sobre sua atuação em campanhas de assistência social, como requerimentos encaminhados aos poderes públicos e outras providências.
Muitos documentos acompanham as atividades de Telê Rodrigues à frente da "Seresta Darcy Reis", percorrendo os anos de 1970 até os 2000. Eles tratam especialmente da organização das apresentações do grupo musical, com fartos exemplares de roteiros para o cerimonial, documentos sobre os homenageados como currículos, recortes de jornais, anotações e outros, provavelmente usados por Telê Rodrigues para a composição das biografias que eram lidas durante as homenagens. Entre esses, se destacam as peças sobre a vida de Darcy Reis. Além disso, há inúmeras textos, fragmentos e discos que indicam os esforços de Telê Rodrigues na composição da biografia do músico jacareiense José Maria de Abreu.
Ainda sobre as apresentações da Seresta, há convites impressos, textos, cartas às autoridades de Jacareí, circulares aos associados do Clube da Saudade e músicos, atas de reunião e pastas com recortes de jornais. Há também um caderno, com compilações de informações sobre momentos da Seresta, incluindo letras das músicas executadas em cada ocasião, falas proferidas e outros registros. Algumas apresentações da "Noite da Seresta Darcy Reis" estão registradas em filmes DVD's.
As fotografias, em preto e branco ou em cores registram as Noites da Seresta onde se vê orquestra, cantores e público, bem como eventos de homenagens, cenas familiares, lugares de Jacareí e festas como o carnaval e celebrações da Igreja.
O fundo contém também registros sonoros das músicas executadas pela Seresta e uma coleção de discos de 78 rotações com peças de José Maria de Abreu e outros compositores.
Entre os documentos trimensionais estão placas e diplomas emoldurados de homenagens à Telê Rodrigues.

Therezinha de Almeida Rodrigues

JOÃO BAPTISTA DENIS NETTO - JOBANITO

  • BR SPAPHMJ JBT
  • Fonds
  • 1935 - 1999

Os documentos avulsos acompanham as atividades profissionais e sociais de Jobanito, sobretudo na redação do "Diário de Jacareí". São centenas de crônicas, artigos, notas e até editoriais, alguns deles datilografados nos formulários de composição do jornal, sobre os mais diferentes assuntos do cotidiano da cidade, opiniões sobre acontecimentos e efemérides e muitos outros. Grande parte deles foi preparada para a publicação na coluna "Crônicas do Cotidiano".
As cartas e ofícios registram as atividades de Jobanito durante o período em que Jobanito foi patrulheiro do Departamento de Estradas de Rodagem, incluindo um convite para que integrasse a "Casa do Inspetor", uma espécie de caixa beneficente dos inspetores de estradas de rodagem, em 1953. Outras cartas trazem comentários sobre artigos publicados, felicitações, convites e comentários diversos. Há documentos sobre o Lions Clube de Jacareí e fragmentos de um processo judicial, onde estão detalhes sobre custas, procuração, despachos e um sequência de cópias de notas promissórias.
Um conjunto de cópias reprográficas, em preto e branco ou cores, reunidas pelos descendentes de Jobanito num dossiê chamado "Portfólio", também integra o fundo. São documentos pessoais como carteira de identidade militar, carteira do cadastro individual de contribuinte, atestados e certidões, fichas de enquadramento profissional e outros. Uma sequência traz diplomas e certificados de cursos ou seminários de formação que Jobanito frequentou ao longo de sua vida.
O fundo abriga também registros de homenagens, especialmente ligados às atividades de Jobanito na imprensa, como o Troféu do Rádio Clube de Jacareí ou a moção de honra ao mérito da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, em 1971. Entretanto, existem registros de homenagens e de participação em agremiações sociais e de pesquisa, como a Faculdade de Brás Cubas, Sociedade Geográfica Brasileira, Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística, Lions Clube, Rotary Clube e até o "Mérito Cívico da Sociedade de Veteranos de 32 - MMDC Jacareí.
A correspondência traz convites e agradecimentos por palestras e cursos, incluindo peças sobre o lançamento de seu livro "Pelas ruas da cidade", junto com recortes de jornais com críticas sobre a obra.
A maior parte do fundo, contudo, é composta pela coleção de jornais de Jobanito. São volumes encadernados de números de "O Combate", "Voz do Povo", "Semanário de Jacareí" e um volume de "Jornais Diversos", que se estendem desde a década de 1950 até os anos de 1990.

João Baptista Denis Netto - Jobanito

TRIANON CLUBE

  • BR SPAPHMJ FTC
  • Fonds
  • 1958 - 1982

Os documentos focalizam as atividades sociais do Trianon Clube nas décadas de 1960 e 1970. Um folhetim comemorativo do aniversário de 45 anos do clube, editado em dezembro de 1979 traz informações sobre a história e os serviços esportivos e culturais do clube.
As fotografias mostram desfiles de moda nas dependências do clube, com destaque para modelos de roupas produzidos para o "Festival da Moda 1959", onde estão descrições sobre nomes de manequins, autores e até nomes das peças.
Outra sequência percorre apresentações musicais e de teatro oferecidas pelo Trianon, onde se vê artistas de renome nacional. Uma parte desse conjunto é formada por retratos de cantores do rádio, astros do cinema nacional, atrizes, dançarinas e vedetes, por vezes, com autógrafos impressos. Há imagens de festas de carnaval e festas juninas.
Entre os impressos, estão exemplares avulsos do informativo do clube, onde há registros sobre as atividades sociais, informações sobre acontecimentos do clube, esportes e personalidades, programações de bailes e eventos similares, artigos e passatempos. O mais antigo deles, "Trianon Jornal", foi editado em 1955. Seguem-se a "Revista do Trianon", de 1959 e o "Jornal do Trianon", com números de março, julho e agosto de 1982.

Trianon Clube

CÂMARA MUNICIPAL DE JACAREÍ

  • BR SPAPHMJ FCM
  • Fonds
  • 1766 - 2018

Os documentos mais antigos do fundo foram produzidos no período colonial. São volumes de documentos normativos - como alvarás régios - e registros de requerimentos, recebidos quando o desempenho das funções administrativas da Vila de Jacareí era competência da Câmara de Vereadores.
Outras peças foram produzidas na primeira metade do século 19. São livros de registros de "Cartas de Datas", concedendo terrenos para construção no território de Jacareí. Ainda do período Imperial Brasileiro, o fundo contém livros com Atas de Sessões da Câmara e com Códigos de Posturas Municipais.
A maior parte dos documentos refere-se ao período republicano. Além dos livros com Atas das Sessões, há projetos de leis, ordens do dia, documentos sobre lançamentos de impostos, pareceres, leis orçamentárias e registros do acompanhamento das contas de repartições do Executivo Municipal. Um volume encadernado contém exemplares do Diário Oficial do Estado de São Paulo com edições de 1895. Algumas sequencias guardam controles sobre projetos em geral, propostas para licitações, relatórios de atividades legislativas, entre outros.
O fundo também abriga peças que testemunham o funcionamento institucional da Câmara Municipal. Há caixas com regulamentos internos, livros de protocolo, correspondência, documentos sobre funcionários e concursos públicos, tomadas de preços, ordens de pagamento, notas fiscais, recibos, notas de empenho de despesas, orçamentos, contratos de serviços, papéis sobre o patrimônio, relações de bens, requisições de serviços e demais documentos administrativos.
A partir da década de 1960, o fundo abriga os dossiês "Trabalhos dos Senhores Vereadores", onde estão reunidos documentos sobre a atuação dos parlamentares em cada legislatura. Entre esses papéis, é possível encontrar os preparativos para a elaboração de leis, pareceres, abaixo-assinados, moções, convites, portarias e outras peças sobre o exercício da vereança.
Destacam-se também os documentos que se referem à experiência de Patrícia Aparecida dos Santos e Marcelo Lobo Cursino, Prefeita-mirim e Presidente-mirim da Câmara de Vereadores, numa das primeiras edições do projeto "Presidente da Câmara e Prefeito por Um Dia", em 1979.
A maior parte das fotografias é reunida em álbuns. O conjunto iconográfico mais antigo remonta a 1948, com registros sobre a 1ª Legislatura de Jacareí. Seguem-se cenas sobre cada uma das legislaturas. Há também conjuntos com imagens de eventos, comemorações de datas cívicas, entregas de títulos de "Cidadão Jacareiense", posses, visitas, congressos, simpósios, obras, prédios e outros.
Alguns eventos como audiências públicas, debates, prêmios e palestras acontecidos a partir de fins dos anos de 1990 estão registrados em fitas VHS.

Câmara de Vereadores de Jacareí

GRUPO ESCOLAR CARLOS PORTO

  • BR SPAPHMJ FCP
  • Fonds
  • 1917 - 1971

O fundo é composto por imagens colhidas no Grupo Escolar Carlos Porto desde 1917. Grande parte delas mostra grupos de alunos e seus professores em pose perfilada para fotografias tomadas, provavelmente, em cerimônias de encerramento de cursos. Entre essas, há imagens de placas de formaturas, com retratos e nomes de estudantes diplomados. Algumas delas trazem inscrições e dedicatórias, embora existam peças sem data.
Outra sequência traz retratos de alunas em tamanho 3x4 cm, além de uma reprodução de uma placa onde se vê o Coronel Carlos Frederico Moreira Porto, patrono da escola.
O cotidiano da escola pode ser visto em imagens de salas de aula, apresentações de teatro, dependências e outras atividades.
Algumas imagens retratam eventos com a participação de personalidades de Jacareí, como os conjuntos sobre a inauguração e benção de instalações, com detalhe para o consultório dentário da escola. Há cenas de um evento ao ar livre, com discursos, encenações patrióticas e visita ao interior da escola. Outro evento ocorre nos salões da escola, com onde se vê a mesa de cerimônias, discursos, troca de presentes, bolo de aniversário e o dentista Walter Francisco, provavelmente nos anos de 1970.

Grupo Escolar Carlos Porto

BENEDICTO SERGIO LENCIONI

  • BR SPAPHMJ BSL
  • Fonds
  • 1899 - 2006

A maior parte dos documentos acompanha episódios da vida privada e da produção intelectual de Benedicto Sergio Lencioni, o BSL, embora existam registros sobre sua trajetória política.
Grande parte do fundo é composta por exemplares de jornais e revistas, colecionados por BSL entre as décadas de 1970 e 1990. São títulos de ampla circulação, como a revista ilustrada "Jacareí" ou informativos institucionais, como o informativo da OAB - Seção Jacareí - Salesópolis - Santa Branca, de 1997. Um dos impressos, da Ordem Grã-Cruz Fraterna, apresenta o ingresso de BSL na organização, em 1982.
Algumas peças, organizadas em dossiês, reúnem unidades que, provavelmente, subsidiaram a produção intelectual que BSL desenvolveu ao longo de sua vida. São cópias de documentos localizados ao longo das pesquisas retrospectivas, originalmente guardados em instituições ligadas ao patrimônio cultural.
O conjunto de números avulsos de jornais, que se estende desde a edição de 27 de agosto de 1899 do Jornal do Brasil, até a edição de 27 de novembro de 1935 de O Globo é uma dessas coleções de fontes para a produção intelectual. Segundo anotações de BSL, o dossiê é feito de "jornais originais com informações históricas e fotos de acontecimentos". Nessa linha também está uma pasta sobre a Força Expedicionária Brasileira, com anotações, cópias de fotografias e de documentos, fragmentos de livros e impressos da Associação dos Ex-combatentes do Brasil e da Associação dos Expedicionários - Seção Jacareí. Há também um volume encadernado com cópias de manuscritos e o nome "Descripção do Município de Jacarehy" da Biblioteca Nacional, com carimbo do Ginásio Estadual da Jacareí. Alguns documentos trazem informações sobre a mobilização de jacareienes na Revolução Constitucionalista de 1932.
Alguns exemplares da apostila "Cadernos de Jacareí", dedicados ao ensino de 1º Grau na cidade, trazem textos de BSL e Célio Lencioni. Completando a sequência de registros sobre a produção intelectual, o fundo abriga exemplares dos livros publicados pelo autor.
Aspectos da vida política de BSL podem ser conhecidos na sequência de 06 fitas magnéticas, que registram comícios e outras cenas de campanha de eleitoral em diversos bairros de Jacareí. Além desses, o fundo guarda fitas K7 com registros das "Mensagens" gravadas por BSL e irradiadas nas emissoras de Jacareí sobre as realizações da prefeitura.
Também há documentos sobre associações de saúde, impressos sobre festas públicas, folhetos de exposição, livros, livretos e discos de vinil sobre escolas de samba de Jacareí. Um disco DVD traz registros das apresentações musicais da Oficina de Arte Santa Helena, realizada em Jacareí, em 2006.

Benedicto Sergio Lencioni

CORPORAÇÃO MUSICAL DE JACAREÍ

  • BR SPAPHMJ FMJ
  • Fonds
  • 1950 - 1999

Os documentos testemunham a trajetória da Corporação Musical de Jacareí desde sua formação como Sociedade Musical União Operária de Jacareí. As imagens mais antigas mostram suas apresentações em solenidades na cidade e outros municípios.
A maior parte do fundo, contudo, mostra episódios da Corporação Musical durante a administração de Antônio Nunes de Moraes Júnior na prefeitura de Jacareí. Destacam-se imagens de festivais e campeonatos de bandas e fanfarras ocorridos em várias cidades do Brasil, onde, por vezes, a Corporação recebeu premiação. Há álbuns fotográficos do 18º e do 19º Campeonatos de Fanfarras e Bandas da Rádio e TV Record, com fotografias das apresentações da Corporação nas ruas de São Paulo em 1975 e 1976.
Também há registros das atividades em festas e solenidades de Jacareí. Uma sequência acompanha os componentes e diretores com autoridades municipais em reunião sobre subvenção mensal em 1975.
Algumas músicas executadas pela Corporação estão registradas em LP's e CD.

Sociedade Musical União Operária de Jacareí

FUNDAÇÃO CULTURAL DE JACAREÍ

  • BR SPAPHMJ FCJ
  • Fonds
  • 1980 - 2004

O fundo reúne documentos que testemunham as atividades da Fundação Cultural de Jacareí desde sua criação até os anos 2020, com registros que antecedem à própria criação da entidade.
As peças percorrem o dia-a-dia administrativo da Fundação, com grande volume de correspondência trocada com outras entidades e com particulares sobre assuntos diversos, como o calendário cultural da cidade, prédios, convites para eventos e outros.
É possível acompanhar as providências internas da entidade através de memorandos e livros de protocolo. Um conjunto guarda documentos normativos, como estatutos e portarias, além de uma coleção de leis e decretos sobre a criação e configurações administrativas da Fundação, bem como sobre políticas de fomento cultural.
Também há relatórios de atividades e de prestação de contas, peças contábeis como balanços e balancetes, livros de empenho de despesas, orçamentos, notas fiscais, ordens de pagamento e documentos bancários. Outra sequencia acompanha os procedimentos de compras de materiais e equipamentos, com cartas convite, contratos com fornecedores, requisições e demais documentos de controle. Ainda no conjunto referente às atividades administrativas, o fundo contém registros sobre gestão de pessoal, como livros de ponto de funcionários, folhas de pagamento, documentos sobre concursos e planos de carreiras, entre outros.
Grande parte do conjunto, no entanto, diz respeito às ações de fomento cultural desempenhadas em Jacareí mesmo antes da instalação da Fundação Cultural em 1985.
Há planejamentos, editais de chamamento, avaliações das ações e documentos sobre a criação e gestão das atividades ligadas à Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí - a LIC - promulgada em 1995.
Os documentos, com fartos testemunhos fotográficos, sonoros e impressos, percorrem projetos - realizados ou não - de cursos, seminários, oficinas, produção de publicações, exposições, apresentações musicais, eventos literários, espetáculos de teatro, produtos de audiovisual, pesquisas e trabalhos ligados ao patrimônio histórico e às tradições culturais, feiras temáticas e todas as manifestações da arte e cultura jacareiense.
Há dossiês sobre as edições de atividades regulares da Fundação, em especial os Festivais de Viola ou Teatro, Semana da Fotografia. Outros registram eventos tocados pela Secretaria de Educação e Cultura anteriores ao estabelecimento da Fundação, como o Festival de Música Popular, o FEMPO, criado na década de 1970 ou o Salão de Arte de Jacareí - SAJA, de 1977.
Destacam-se as peças sobre o funcionamento e atividades dos equipamentos culturais ligados à Fundação: o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba - MAV e o Arquivo Público e Histórico de Jacareí - APHMJ.

Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Jacareí

FAMÍLIA MERCADANTE

  • BR SPAPHMJ FFM
  • Fonds
  • 1902 - 2000

O fundo é formado por papéis que remontam aos primeiros anos da Família Mercadante em Jacareí, incluindo uma cópia da carta de Antônio Jordão Mercadante enviada ao seu irmão Braz, na Itália, em 1902. Também há cópias de trechos de diários pessoais, certidões de nascimento e óbito e outros documentos pessoais de membros da família.
Além desses, o fundo contém correspondência, recortes de jornais, notas biográficas e várias anotações sobre a história da família, incluindo textos sobre o brasão, a história de Torraca - cidade natal dos pioneiros - e a árvore genealógica. Juntam-se cartões de homenagens e de felicitações e outros folhetos impressos sobre efemérides e festas familiares, além do diploma de Medicina da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro de Pompílio Mercadante, emitido em 1927. Uma edição especial de "Vermelhinho", o jornal do Esporte Clube Elvira, de julho de 1990, traz informações sobre os Mercadante na fundação e atividades esportivas do clube.
As fotografias mostram cenas de acontecimentos familiares desde os primeiros anos do século 20, onde há legendas produzidas, possivelmente, por Maria Amélia Mercadante Turci. São retratos de homens, mulheres, crianças e bebês, posses de grupos familiares, casamentos, aniversários, carnavais, festas religiosas, batizados, formaturas e outros. Em algumas imagens pode-se ver aspectos da vida social de Jacareí, com fachadas de casas, ruas, igrejas e até um grupo de rapazes em pose com um automóvel ou gestos de picar fumo ou tocar piano.

Família Mercadante

FRANCISCO DE MOURA - SEU MOURA

  • BR SPAPHMJ FSM
  • Fonds
  • 1945 - 2015

Os documentos do fundo percorrem a trajetória profissional e a vida pessoal de Seu Moura e incluem registros produzidos após sua morte, em 2007.
É possível acompanhar os trabalhos de Francisco de Moura no Viveiro Municipal em dezenas de fotografias das instalações, trabalhos realizados e visitas de grupos escolares e outros ou em livros de registro de visitantes e bilhetes, onde estão impressões e agradecimentos.
Há relatórios, desenhos, cartas, ofícios, convites, listas de providências para o Viveiro, com pedidos de compra de sementes, sugestões e descrições de árvores plantadas e até textos e estudos sobre as espécies existentes em Jacareí, alguns deles acompanhados de fragmentos de plantas secas coladas em papel. Uma sequência acompanha a aferição de dados pluviométricos a partir do equipamento instalado no Viveiro. Outros documentos trazem estudos e propostas para a instalação do "Museu do Mundo". Além desses, há inúmeros recortes de jornais sobre a entidade.
Os documentos do fundo também são ricos testemunhos da atuação de Francisco de Moura em defesa do meio ambiente natural. São anotações manuscritas, artigos de jornal, estudos sobre fauna e flora e similares. Essas peças tratam de assuntos como poluição, reflorestamento, arborização urbana e até de denúncias de práticas impróprias feitas aos órgãos públicos. Há propostas para criação de leis de salvamento de espécies ameaçadas e até a proposta para a criação do Código da Árvore, apresentada ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente em 1985. Um ofício da Comissão de Constituição e Justiça agradece a contribuição de Francisco de Moura nos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte em 1987.
Juntam-se a esses, carteiras de associações, crachás, certificados de cursos e diplomas - alguns deles enquadrados - e cartas de entidades ecológicas, empresas, pessoas e outras instituições com convites e agradecimentos. Destacam-se os documentos sobre o recebimento do título de Cidadão Jacareiense, recebido por Francisco de Moura em 1986 e o projeto de lei estadual nomeando a área estadual do Viveiro de Jacareí "Seu Moura", em 2013.
A maior parte das fotografias mostra plantas, tanto no Viveiro como nas ruas, casas, praças e cemitério de Jacareí e arredores, ou ainda em jardins e hortos florestais em outras cidades do Brasil. Algumas reproduzem placas com nomes de vegetais, provavelmente usadas no Viveiro.
As imagens em porta-retratos mostram Francisco de Moura com familiares, em cenas domésticas, recordações de viagens, festas, reuniões com amigos e outros. Destacam-se os passeios, gincanas, coral e encontros do grupo da 3ª Idade do SESI Jacareí, com a presença da esposa de Francisco, D. Irce.

Francisco de Moura

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