Arquivo BR SPAPHMJ FCP - GRUPO ESCOLAR CARLOS PORTO

Original Objeto digital not accessible

Zona de identificação

Código de referência

BR SPAPHMJ FCP

Título

GRUPO ESCOLAR CARLOS PORTO

Data(s)

  • 1917 - 1971 (Produção)

Nível de descrição

Arquivo

Dimensão e suporte

Documentos iconográficos - 62 itens

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

Nome do produtor

História biográfica

Nome do produtor

História biográfica

História do arquivo

O Grupo Escolar Coronel Carlos Porto foi o resultado de um processo de unificação das escolas dos bairros de Jacareí tocado, principalmente, pelo deputado Carlos Frederico Moreira Porto. Em 01 de outubro de 1895, a escola iniciou suas atividades, numa casa alugada nos "Quatro Cantos", na região central da cidade.
Menos de um ano depois de formada, em 1896, a escola foi transferida para um casarão erguido em 1857 pelo cafeicultor Gomes Leitão e que fora comprado pelo governo da Província de São Paulo para a instalação da primeira escola pública da cidade. Seu primeiro diretor foi o professor normalista Antônio Rodrigues Alves Pereira.
Pouco a pouco, o edifício foi sendo reformado para receber mais alunos. Segundo Benedicto Sergio Lencioni, no seu "Jacareí: Sua História", nos primeiros anos do século 20, recebia vistorias dos engenheiros do Distrito de Obras Públicas de São Paulo para a implantação de benfeitorias capazes de ampliar o serviço da escola. Uma dessas vistorias, realizada por Euclides da Cunha em 08 de maio de 1903, indicava: "As áreas e quartos citados naquela intimação são de ladrilhos e tijolos, e certo, melhorarão bastante se ficarem revestidos de cimento. Mas tal serviço, de modo algum, tem o caráter de 'absoluta necessidade'. Não direi o mesmo dos que se referem ao melhor escoamento das águas, aos fundos do edifício". Ali existe um canal de tijolos (...)"
O Grupo Escolar Carlos Porto ocupou o Solar Gomes Leitão até meados de 1970, quando o prédio foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico de São Paulo, o Condephaat. Então, a escola mudou-se para novas instalações, nos fundos da propriedade. Em 1992, o velho prédio passou a sediar o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba.
Segundo Fernando Prado, nos primeiros anos, o "Grupão" - como ficaria conhecido - recebia meninas para o ensino primário e ocupava apenas o pavimento superior do solar. Em 1901, no entanto, a escola registrava 360 alunos matriculados, com meninos e meninas. Em 1905, quando, provavelmente, as obras de adaptação do prédio terminaram, eram 338 meninos e meninas e o ensino já se estendia até o ginásio.
Apesar de ser uma escola mista, o Grupo Escolar Carlos Porto mantinha ambientes separados para meninos e meninas. Funcionava em dois turnos, com entradas às 8:00 da manhã e às 12:30. A disciplina era rígida e baseada no civismo e valores morais. Além das disciplinas de Humanidades e Ciências, os alunos desenvolviam atividades de educação física, poesia, música e teatro.
Os alunos do "Grupão" marcavam presença nos eventos públicos de Jacareí com desfiles, fanfarras e atletas. Em 1932, a escola foi um dos núcleos de arrecadação de donativos da campanha em favor dos paulistas na Revolução Constitucionalista. Suas comemorações e festas de formatura envolviam grande parte da sociedade, uma vez que, por décadas, o "Grupão" foi uma das maiores escolas da cidade, formando muitas personalidades da região.
Desde os anos de 1940, a escola formara sua Caixa Escolar, mantida com contribuições das famílias dos alunos. Através dela, a escola fornecia uniformes, merenda e material didático para os alunos pobres. Em 1946, ela iniciou um programa de refeições chamado "Sopa Escolar", que completava a alimentação dos estudantes.
Já no século 21, a escola passou a oferecer o Ensino Médio em tempo integral.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Os documentos estavam sob a guarda de Walter Francisco, dentista do Grupo Escolar Carlos Porto até 1998, quando foram incorporados ao acervo APHMJ.

Procedência:
Parcela doada ao APHMJ por Walter Francisco - Termo de Doação 02/1998.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O fundo é composto por imagens colhidas no Grupo Escolar Carlos Porto desde 1917. Grande parte delas mostra grupos de alunos e seus professores em pose perfilada para fotografias tomadas, provavelmente, em cerimônias de encerramento de cursos. Entre essas, há imagens de placas de formaturas, com retratos e nomes de estudantes diplomados. Algumas delas trazem inscrições e dedicatórias, embora existam peças sem data.
Outra sequência traz retratos de alunas em tamanho 3x4 cm, além de uma reprodução de uma placa onde se vê o Coronel Carlos Frederico Moreira Porto, patrono da escola.
O cotidiano da escola pode ser visto em imagens de salas de aula, apresentações de teatro, dependências e outras atividades.
Algumas imagens retratam eventos com a participação de personalidades de Jacareí, como os conjuntos sobre a inauguração e benção de instalações, com detalhe para o consultório dentário da escola. Há cenas de um evento ao ar livre, com discursos, encenações patrióticas e visita ao interior da escola. Outro evento ocorre nos salões da escola, com onde se vê a mesa de cerimônias, discursos, troca de presentes, bolo de aniversário e o dentista Walter Francisco, provavelmente nos anos de 1970.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Em processo de classificação

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrições.
Observando-se as condições de conservação física de alguns documentos, a consulta deverá ser autorizada pela administração do APHMJ.

Condiçoes de reprodução

Reprodução mediante autorização da administração do APHMJ.

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Os documentos estão em bom estado de conservação física. Há cópias.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

FCP 001

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Descrição elaborada por Patrícia Menezes, em projeto ProAC - Edital 23/2020.

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONARQ (BR). NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2006.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Criação: Junho de 2021

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Depoimento de Walter Francisco a Renata Garbellini. Jacareí, 28 de agosto de 1997.
Grupo Escolar Coronel Carlos Porto. Jacareí, 13 de outubro de 2013. Disponível em https://www.jacareitempoememoria.com.br/. Acesso em junho de 2021.
LENCIONI, Benedicto Sergio. Jacareí: Sua História, São José dos Campos, J.A. Cursino Editores, 2015.
PRADO, Fernando Romero. Dicionário ilustrado da cidade. Jacareí, Papel Brasil, 2017.

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados