Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1935 - 1999 (Produção)
Nível de descrição
Arquivo
Dimensão e suporte
Documentos textuais - 4,00 metros lineares
Documentos iconográficos - 01 item
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
História do arquivo
Jobanito é o pseudônimo do escritor João Baptista Denis Netto, formado com fragmentos de seu nome e sobrenomes.
Nascido em Jacareí em 15 de abril de 1917, Jobanito era filho do imigrante belga Eduardo Denis, construtor do prédio que abriga o APHMJ em 2021. Casou-se em 1945 com Daniza Gaudêncio Denis, com quem teve sete filhos. Jobanito foi patrulheiro rodoviário, instrutor militar, comissário de menores, advogado e juiz substituto de casamentos, além de contribuir com os processos de comunicação da Prefeitura de Jacareí em várias gestões.
Iniciou sua participação no jornalismo em fins da década de 1930, quando colaborava com títulos como "O Jacareiense", "O Bandeirante", "O Combate" e "O Valeparaibano" e com as revistas "Carioca", "Vida Doméstica" e "O Cruzeiro". Também foi locutor e cronista da Rádio Clube de Jacareí.
Em 1953, Jobanito registrou-se como jornalista profissional. Nesse tempo, foi correspondente da "Folha de São Paulo" em Jacareí e revisor da "Revista dos Tribunais", de São Paulo. Sua trajetória profissional foi marcada, principalmente, no "Diário de Jacareí", onde foi articulista e redator-chefe por vários anos. Na década de 1990, assinou a coluna "Pelas Ruas da Cidade" do "Semanário de Jacareí", com crônicas históricas sobre ruas, becos, praças, largos, personalidades e acontecimentos da cidade. Em 1996, durante as comemorações dos 344 anos de Jacareí, uma coletânea desses estudos foi publicada pelas Edições Semanário.
Desde 1973, Jobanito era formado em Direito e chegou a exercer funções ligadas ao ramo jurídico. Entretanto, foram seus textos e pesquisas que marcaram a vida social jacareiense. Foi associado da Associação Brasileira de Imprensa e da Associação Paulista de Imprensa, além da Ordem dos Velhos Jornalistas de São Paulo. Recebeu prêmios de literatura e diversas homenagens. Conta-se que foi o primeiro jornalista aposentado de Jacareí.
Morreu em 24 de junho de 1998. Um ano depois, a Biblioteca Pública e o espaço cultural da Rua da Imprensa receberam o nome "João Baptista Dennis Netto - Jobanito"
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Parte dos documentos foram guardados pelos familiares de Jobanito até 2005, quando foram incorporados ao acervo do APHMJ. Em 2021, em decorrência do processo de identificação do acervo do APHMJ, outra parcela, reunida por Benedicto Sergio Lencioni e doada ao longo da década de 2010, foi incorporada ao fundo.
Procedência:
Parcela doada ao APHMJ por Durcila Virgínia Denis Miotto - Termo de Doação 13/2005.
Parcela doada ao APHMJ por Benedicto Sergio Lencioni - Termos de Doação 07/2010; 03/2011; 05/2015.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Os documentos avulsos acompanham as atividades profissionais e sociais de Jobanito, sobretudo na redação do "Diário de Jacareí". São centenas de crônicas, artigos, notas e até editoriais, alguns deles datilografados nos formulários de composição do jornal, sobre os mais diferentes assuntos do cotidiano da cidade, opiniões sobre acontecimentos e efemérides e muitos outros. Grande parte deles foi preparada para a publicação na coluna "Crônicas do Cotidiano".
As cartas e ofícios registram as atividades de Jobanito durante o período em que Jobanito foi patrulheiro do Departamento de Estradas de Rodagem, incluindo um convite para que integrasse a "Casa do Inspetor", uma espécie de caixa beneficente dos inspetores de estradas de rodagem, em 1953. Outras cartas trazem comentários sobre artigos publicados, felicitações, convites e comentários diversos. Há documentos sobre o Lions Clube de Jacareí e fragmentos de um processo judicial, onde estão detalhes sobre custas, procuração, despachos e um sequência de cópias de notas promissórias.
Um conjunto de cópias reprográficas, em preto e branco ou cores, reunidas pelos descendentes de Jobanito num dossiê chamado "Portfólio", também integra o fundo. São documentos pessoais como carteira de identidade militar, carteira do cadastro individual de contribuinte, atestados e certidões, fichas de enquadramento profissional e outros. Uma sequência traz diplomas e certificados de cursos ou seminários de formação que Jobanito frequentou ao longo de sua vida.
O fundo abriga também registros de homenagens, especialmente ligados às atividades de Jobanito na imprensa, como o Troféu do Rádio Clube de Jacareí ou a moção de honra ao mérito da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, em 1971. Entretanto, existem registros de homenagens e de participação em agremiações sociais e de pesquisa, como a Faculdade de Brás Cubas, Sociedade Geográfica Brasileira, Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística, Lions Clube, Rotary Clube e até o "Mérito Cívico da Sociedade de Veteranos de 32 - MMDC Jacareí.
A correspondência traz convites e agradecimentos por palestras e cursos, incluindo peças sobre o lançamento de seu livro "Pelas ruas da cidade", junto com recortes de jornais com críticas sobre a obra.
A maior parte do fundo, contudo, é composta pela coleção de jornais de Jobanito. São volumes encadernados de números de "O Combate", "Voz do Povo", "Semanário de Jacareí" e um volume de "Jornais Diversos", que se estendem desde a década de 1950 até os anos de 1990.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Em processo de classificação
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Sem restrições.
Observando-se as condições de conservação física de alguns documentos, a consulta deverá ser autorizada pela administração do APHMJ.
Condiçoes de reprodução
Reprodução mediante autorização da administração do APHMJ.
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Os jornais estão encadernados, com mostras de fragilidades nas bordas, rasgos e dobras.
Há documentos de grandes dimensões.
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
JBT 001 a 003
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONARQ (BR). NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2006.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação: Junho de 2021
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Lei Municipal nº 4.198, de 6 de maio de 1999, Jacareí, 1999.
NETTO, João Baptista Denis. Pelas ruas da cidade. Jacareí, Edições Semanário, 1996.
Pelas ruas da saudade - 100 anos de Jobarito. IN: Semanário. Jacareí, 14 de abril de 2017.
Objeto digital metadados
Nome do ficheiro
APMJ_-_Jo__o_Baptista_DenisNetto-_Jobanito_2.jpg