Arquivo BR SPAPHMJ JBT - JOÃO BAPTISTA DENIS NETTO - JOBANITO

Original Objeto digital not accessible

Zona de identificação

Código de referência

BR SPAPHMJ JBT

Título

JOÃO BAPTISTA DENIS NETTO - JOBANITO

Data(s)

  • 1935 - 1999 (Produção)

Nível de descrição

Arquivo

Dimensão e suporte

Documentos textuais - 4,00 metros lineares
Documentos iconográficos - 01 item

Zona do contexto

Nome do produtor

História do arquivo

Jobanito é o pseudônimo do escritor João Baptista Denis Netto, formado com fragmentos de seu nome e sobrenomes.
Nascido em Jacareí em 15 de abril de 1917, Jobanito era filho do imigrante belga Eduardo Denis, construtor do prédio que abriga o APHMJ em 2021. Casou-se em 1945 com Daniza Gaudêncio Denis, com quem teve sete filhos. Jobanito foi patrulheiro rodoviário, instrutor militar, comissário de menores, advogado e juiz substituto de casamentos, além de contribuir com os processos de comunicação da Prefeitura de Jacareí em várias gestões.
Iniciou sua participação no jornalismo em fins da década de 1930, quando colaborava com títulos como "O Jacareiense", "O Bandeirante", "O Combate" e "O Valeparaibano" e com as revistas "Carioca", "Vida Doméstica" e "O Cruzeiro". Também foi locutor e cronista da Rádio Clube de Jacareí.
Em 1953, Jobanito registrou-se como jornalista profissional. Nesse tempo, foi correspondente da "Folha de São Paulo" em Jacareí e revisor da "Revista dos Tribunais", de São Paulo. Sua trajetória profissional foi marcada, principalmente, no "Diário de Jacareí", onde foi articulista e redator-chefe por vários anos. Na década de 1990, assinou a coluna "Pelas Ruas da Cidade" do "Semanário de Jacareí", com crônicas históricas sobre ruas, becos, praças, largos, personalidades e acontecimentos da cidade. Em 1996, durante as comemorações dos 344 anos de Jacareí, uma coletânea desses estudos foi publicada pelas Edições Semanário.
Desde 1973, Jobanito era formado em Direito e chegou a exercer funções ligadas ao ramo jurídico. Entretanto, foram seus textos e pesquisas que marcaram a vida social jacareiense. Foi associado da Associação Brasileira de Imprensa e da Associação Paulista de Imprensa, além da Ordem dos Velhos Jornalistas de São Paulo. Recebeu prêmios de literatura e diversas homenagens. Conta-se que foi o primeiro jornalista aposentado de Jacareí.
Morreu em 24 de junho de 1998. Um ano depois, a Biblioteca Pública e o espaço cultural da Rua da Imprensa receberam o nome "João Baptista Dennis Netto - Jobanito"

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Parte dos documentos foram guardados pelos familiares de Jobanito até 2005, quando foram incorporados ao acervo do APHMJ. Em 2021, em decorrência do processo de identificação do acervo do APHMJ, outra parcela, reunida por Benedicto Sergio Lencioni e doada ao longo da década de 2010, foi incorporada ao fundo.

Procedência:
Parcela doada ao APHMJ por Durcila Virgínia Denis Miotto - Termo de Doação 13/2005.
Parcela doada ao APHMJ por Benedicto Sergio Lencioni - Termos de Doação 07/2010; 03/2011; 05/2015.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Os documentos avulsos acompanham as atividades profissionais e sociais de Jobanito, sobretudo na redação do "Diário de Jacareí". São centenas de crônicas, artigos, notas e até editoriais, alguns deles datilografados nos formulários de composição do jornal, sobre os mais diferentes assuntos do cotidiano da cidade, opiniões sobre acontecimentos e efemérides e muitos outros. Grande parte deles foi preparada para a publicação na coluna "Crônicas do Cotidiano".
As cartas e ofícios registram as atividades de Jobanito durante o período em que Jobanito foi patrulheiro do Departamento de Estradas de Rodagem, incluindo um convite para que integrasse a "Casa do Inspetor", uma espécie de caixa beneficente dos inspetores de estradas de rodagem, em 1953. Outras cartas trazem comentários sobre artigos publicados, felicitações, convites e comentários diversos. Há documentos sobre o Lions Clube de Jacareí e fragmentos de um processo judicial, onde estão detalhes sobre custas, procuração, despachos e um sequência de cópias de notas promissórias.
Um conjunto de cópias reprográficas, em preto e branco ou cores, reunidas pelos descendentes de Jobanito num dossiê chamado "Portfólio", também integra o fundo. São documentos pessoais como carteira de identidade militar, carteira do cadastro individual de contribuinte, atestados e certidões, fichas de enquadramento profissional e outros. Uma sequência traz diplomas e certificados de cursos ou seminários de formação que Jobanito frequentou ao longo de sua vida.
O fundo abriga também registros de homenagens, especialmente ligados às atividades de Jobanito na imprensa, como o Troféu do Rádio Clube de Jacareí ou a moção de honra ao mérito da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, em 1971. Entretanto, existem registros de homenagens e de participação em agremiações sociais e de pesquisa, como a Faculdade de Brás Cubas, Sociedade Geográfica Brasileira, Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística, Lions Clube, Rotary Clube e até o "Mérito Cívico da Sociedade de Veteranos de 32 - MMDC Jacareí.
A correspondência traz convites e agradecimentos por palestras e cursos, incluindo peças sobre o lançamento de seu livro "Pelas ruas da cidade", junto com recortes de jornais com críticas sobre a obra.
A maior parte do fundo, contudo, é composta pela coleção de jornais de Jobanito. São volumes encadernados de números de "O Combate", "Voz do Povo", "Semanário de Jacareí" e um volume de "Jornais Diversos", que se estendem desde a década de 1950 até os anos de 1990.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Em processo de classificação

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrições.
Observando-se as condições de conservação física de alguns documentos, a consulta deverá ser autorizada pela administração do APHMJ.

Condiçoes de reprodução

Reprodução mediante autorização da administração do APHMJ.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Os jornais estão encadernados, com mostras de fragilidades nas bordas, rasgos e dobras.
Há documentos de grandes dimensões.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

JBT 001 a 003

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Descrição elaborada por Patrícia Menezes, em projeto ProAC - Edital 23/2020.

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONARQ (BR). NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2006.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Criação: Junho de 2021

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Lei Municipal nº 4.198, de 6 de maio de 1999, Jacareí, 1999.
NETTO, João Baptista Denis. Pelas ruas da cidade. Jacareí, Edições Semanário, 1996.
Pelas ruas da saudade - 100 anos de Jobarito. IN: Semanário. Jacareí, 14 de abril de 2017.

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados