Arquivo BR SPAPHMJ FTR - TELÊ RODRIGUES

Original Objeto digital not accessible

Zona de identificação

Código de referência

BR SPAPHMJ FTR

Título

TELÊ RODRIGUES

Data(s)

  • 1936 - 2021 (Produção)

Nível de descrição

Arquivo

Dimensão e suporte

Documentos Textuais - 0,75 metros lineares
Documentos Iconográficos - 273 itens
Documentos Sonoros - 28 itens
Documentos Audiovisuais - 12 itens
Documentos Tridimensionais - 9 itens

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

História do arquivo

Therezinha de Almeida Rodrigues - Telê Rodrigues - nasceu em Jacareí, na década de 1920. Era filha de Adolfina de Almeida e do jornalista Ludgero Leite de Almeida, fundador do jornal "O Tempo".
Telê Rodrigues foi escriturária da Escola Técnica Cônego José Bento, de onde saiu em 1970 e funcionária da Secretaria da Justiça, prestando serviços no Fórum de Jacareí até se aposentar. Foi poetisa e colaboradora de jornais, produzindo artigos sobre eventos sociais ou auxiliando jornalistas na redação de reportagens. Durante alguns anos foi a cronista da coluna "Sociedade", do jornal "O Jacareiense", com notas sobre acontecimentos e personalidades da cidade.
Ainda nos anos de 1970, Telê Rodrigues foi diretora social do Clube Trianon, um dos principais núcleos da vida cultural de Jacareí. Nessa ocasião, produziu os famosos, bailes, espetáculos, festas e outros eventos que traziam para Jacareí importantes nomes da música e da dramaturgia nacional.
Casou-se com o radialista Sérgio Rodrigues e teve dois filhos: Isamara e Sergio. Nos anos de 1960, Sérgio Rodrigues apresentava o programa "Hora da Saudade", que ia ao ar nas noites de quinta-feira na Rádio Clube de Jacareí. Telê Rodrigues auxiliava o marido, preparando a pesquisa e os "scripts" para a locução. O programa apresentava peças da música popular brasileira executadas por grupos musicais em um estúdio, mas era aberto ao público. Com o sucesso, ele se transformou numa espécie de programa de auditório, dando origem ao "Clube da Saudade", já em fins da década.
Telê Rodrigues foi uma das fundadoras do "Clube da Saudade", contribuindo com a organização das atividades, lançamento da sede própria e, sobretudo, com a programação musical. Foi presidente da entidade entre 1974 e 1996, promovendo noites dançantes, carnavais da saudade e outras festas.
Em 1978, ela tornou-se coordenadora da "Noite da Seresta", iniciativa de José Bicudo, que incluía apresentações musicais abertas ao público no "Clube da Saudade". As "noites da seresta" eram realizadas em homenagem às personalidades de Jacareí, sob a curadoria de Telê Rodrigues. Entre os homenageados estavam figuras como Jobanito, Waldemir Cambusano, Mena Pinheiro, Orquestra de Jazz "Fila bóia" e outras. Havia edições em celebração de eventos como o aniversário da cidade, Dia da Mulher e outros. Com a morte do apresentador do baile Darcy Reis, em 1989, as "Noites da Seresta" passaram a se chamar "Noite da Seresta Darcy Reis". Em 1994, elas foram incorporadas ao calendário oficial cultural da Prefeitura de Jacareí, com apresentações públicas no mês de abril de cada ano.
Com presença marcante na vida social da cidade, Telê Rodrigues envolvia-se em trabalhos de assistência social, promovendo campanhas de arrecadação de fundos em favor de favor de crianças, idosos e doentes. Participou de entidades como o Lar Escola Santa Úrsula e o JAM - Jacareí Ampara Menores - movimento fundado em 1968 para dar apoio a pessoas com deficiência intelectual.
No começo dos anos de 1990, Telê Rodrigues atuou nos trabalhos de remodelação da Fundação Cultural de Jacarehy, sugerindo que a entidade recebesse o nome do músico José Maria de Abreu.
Ao longo de vida, Telê Rodrigues ganhou dezenas de homenagens. Em 2006, recebeu o título de "Cidadã Benemérita" da Câmara Municipal de Jacareí e, em 2016, foi reconhecida "Mestre da Cultura Viva" pela prefeitura da cidade.
Morreu em 09 de setembro de 2021, vítima de complicações renais, no hospital Santos Dumont, em São José dos Campos, aos 96 anos de idade.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Os documentos foram acumulados por Telê Rodrigues ao longo de sua trajetória profissional e ficaram sob a guarda da família até 2021, quando foram incorporados ao acervo do APHMJ.

Procedência:
Parcela doada ao APHMJ por Sérgio Rodrigues Júnior- Termo de Doação 05/2021.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Os documentos mais antigos do fundo trazem registros sobre a juventude de Telê Rodrigues, nas décadas de 1930 e 1940. São imagens de amigos e familiares e um caderno onde estão mensagens manuscritas de colegas e anotações, versos ou comentários de próprio punho. Sobre sua vida pessoal, também há bilhetes, registros sobre festas de família, cartas, telegramas, cartões de visitas e poesias. Um conjunto reúne notas publicadas em jornais sobre Telê Rodrigues e sua família.
Outra sequência de recortes de jornais apresenta textos de Telê Rodrigues, publicados na imprensa de Jacareí, com destaque para as notas da coluna "Sociedade" de "O Jacareiense", além de artigos e reportagens que contaram com sua colaboração. Também há registros sobre sua atuação em campanhas de assistência social, como requerimentos encaminhados aos poderes públicos e outras providências.
Muitos documentos acompanham as atividades de Telê Rodrigues à frente da "Seresta Darcy Reis", percorrendo os anos de 1970 até os 2000. Eles tratam especialmente da organização das apresentações do grupo musical, com fartos exemplares de roteiros para o cerimonial, documentos sobre os homenageados como currículos, recortes de jornais, anotações e outros, provavelmente usados por Telê Rodrigues para a composição das biografias que eram lidas durante as homenagens. Entre esses, se destacam as peças sobre a vida de Darcy Reis. Além disso, há inúmeras textos, fragmentos e discos que indicam os esforços de Telê Rodrigues na composição da biografia do músico jacareiense José Maria de Abreu.
Ainda sobre as apresentações da Seresta, há convites impressos, textos, cartas às autoridades de Jacareí, circulares aos associados do Clube da Saudade e músicos, atas de reunião e pastas com recortes de jornais. Há também um caderno, com compilações de informações sobre momentos da Seresta, incluindo letras das músicas executadas em cada ocasião, falas proferidas e outros registros. Algumas apresentações da "Noite da Seresta Darcy Reis" estão registradas em filmes DVD's.
As fotografias, em preto e branco ou em cores registram as Noites da Seresta onde se vê orquestra, cantores e público, bem como eventos de homenagens, cenas familiares, lugares de Jacareí e festas como o carnaval e celebrações da Igreja.
O fundo contém também registros sonoros das músicas executadas pela Seresta e uma coleção de discos de 78 rotações com peças de José Maria de Abreu e outros compositores.
Entre os documentos trimensionais estão placas e diplomas emoldurados de homenagens à Telê Rodrigues.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Em processo de classificação

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrições.
Observando-se as condições de conservação física de alguns documentos, a consulta deverá ser autorizada pela administração do APHMJ.

Condiçoes de reprodução

Reprodução mediante autorização da administração do APHMJ.

Idioma do material

  • francês
  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Os documentos estão em bom estado de conservação.
Os documentos sonoros e audiovisuais podem ser consultados por meio de equipamentos de leitura apropriados.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

FTL 001 a 004

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Descrição elaborada por Patrícia Menezes, em projeto ProAC - Edital 23/2020.

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONARQ (BR). NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2006.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Criação: dezembro de 2021

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Câmara Municipal de Jacareí. Telê Rodrigues recebe título de cidadã Honorária em noite de seresta. Jacareí, 2006. Disponível em https://jacarei.sp.leg.br/e_exvereadores/i_informes/noticias/2006/tele_homenagem.htm. Acesso em dezembro de 2021.

Jacareí perde Telê Rodrigues, IN: Diário de Jacareí, Jacareí, 09 de setembro de 2021. Disponível em https://diariodejacarei.com.br/cidade/jacarei-perde-tele-rodrigues. Acesso em dezembro de 2021.

Fundação Cultural de Jacareí. Seresta Darcy Reis mantém a tradição seresteira de Jacareí. Jacareí, 18 de outubro de 2018. Disponível em https://www.jacarei.sp.gov.br/seresta-darcy-reis-mantem-tradicao-seresteira-de-jacarei/. Acesso em dezembro de 2021.

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados