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Descrição arquivística
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CINEMA

  • BR SPAPHMJ CIN
  • Coleção
  • 1944 - 2012

A coleção é formada por registros da atividade cinematográfica em Jacareí desde a década de 1940.
Há uma sequência de cartazes e cartões percorre os anos de 1944 a 1951, com a programação do Cines Paratodos, Rio Branco e Rosário, usados, provavelmente para a divulgação. Esses documentos apresentam, além de nomes e ilustrações, pequenos verbetes com comentários sobre os atores e enredos em cartaz.
É interessante notar a descrição sobre a programação de películas que eram apresentadas antes da exibição dos filmes principais, onde estão noticiários sobre o Brasil e mundo, desenhos animados e "shots" sobre temas como "Medicina em Guarda" ou "Guerra à Tuberculose". Há também informações sobre a apresentação de capítulos de seriados e sobre recomendações do DEIP. Há um recorte de jornal com considerações sobre a atriz Marlene Dietrich, de 1973.
Completa a coleção o filme "Steve Cicco", considerado o primeiro longa-metragem produzido em Jacareí, pela V Produções e o Cineclube da cidade, em 2012.

Arquivo Público e Histórico do Município de Jacareí

CORPORAÇÃO MUSICAL DE JACAREÍ

  • BR SPAPHMJ FMJ
  • Arquivo
  • 1950 - 1999

Os documentos testemunham a trajetória da Corporação Musical de Jacareí desde sua formação como Sociedade Musical União Operária de Jacareí. As imagens mais antigas mostram suas apresentações em solenidades na cidade e outros municípios.
A maior parte do fundo, contudo, mostra episódios da Corporação Musical durante a administração de Antônio Nunes de Moraes Júnior na prefeitura de Jacareí. Destacam-se imagens de festivais e campeonatos de bandas e fanfarras ocorridos em várias cidades do Brasil, onde, por vezes, a Corporação recebeu premiação. Há álbuns fotográficos do 18º e do 19º Campeonatos de Fanfarras e Bandas da Rádio e TV Record, com fotografias das apresentações da Corporação nas ruas de São Paulo em 1975 e 1976.
Também há registros das atividades em festas e solenidades de Jacareí. Uma sequência acompanha os componentes e diretores com autoridades municipais em reunião sobre subvenção mensal em 1975.
Algumas músicas executadas pela Corporação estão registradas em LP's e CD.

Sociedade Musical União Operária de Jacareí

FÁBRICA OCA

  • BR SPAPHMJ OCA
  • Arquivo
  • 1978 - 1994

O fundo é composto por milhares de projetos, plantas, desenhos, perspectivas e outros registros iconográficos sobre a produção de móveis da Fábrica Oca nas décadas de 1970 a 1990. Eles apresentam a autoria dos vários desenhistas que integraram o corpo de trabalhadores da empresa.
Alguns dossiês, que sugerem o desenvolvimento de projetos por encomendas, trazem indicações sobre os nomes dos clientes, detalhes dos espaços e dos móveis projetados. É o caso, entre outros, do dossiê sobre os serviços prestados para a Embraer, em 1986. Outros dossiês correspondem aos planos da empresa para linhas próprias, onde estão recomendações sobre a padronização de materiais, desenhos ou dimensões.
Destacam-se dados sobre o uso de metais, madeiras, aglomerados, espumas, couro e outros revestimentos.
Há também documentos avulsos que mostram o desenvolvimento de escrivaninhas, armários, cadeiras, poltronas e outros, com informações detalhadas sobre dobradiças, tampos, módulos, chapas de união, parafusos e demais peças para a montagem de cada móvel.
Alguns documentos mostram relatórios de visitas, com comentários sobre novidades da movelaria em exposições ou outras referências do "design" de interiores. Um deles, tomado no 20º Neocom - Chicago Merchandise Mart, de 1988, traz um formulário com as considerações do correspondente da empresa no evento.
É possível ver mostras do catálogo da Fábrica Oca, com fotografias coloridas e ficha técnica de cada uma das peças da empresa.

Fábrica Oca

FAMÍLIA LOPES

  • BR SPAPHMJ FLP
  • Arquivo
  • 1886 - 1991

A maior parte do fundo é formada por uma sequência de 63 cartões em cores, trocados pelos familiares de Elvira e Albertina Lopes com amigos em datas comemorativas como aniversários, Natal, casamentos e outros. Eles trazem inscrições manuscritas com votos de felicitações e pequenas notas sobre acontecimentos familiares. Alguns deles contém carimbos e selos postais de cidades como São Paulo, Santos ou Rio de Janeiro.
Há também 38 cartões postais coloridos de localidades da Europa e, especialmente de Figueira da Foz, em Portugal. Sem anotações, nesses postais se vê paisagens, pontos turísticos, pessoas e "costumes portugueses". É possível notar a pintura à mão sobre várias peças.
Alguns documentos mostram as atividades de Elvira Lopes na Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, incluindo planilhas da maternidade e seu diploma, expedido pela Escola de Parteiras de São Paulo, em 1926.
Ainda sem inscrições, o fundo contém peças de propaganda de A. Dufour & Co., empresa de castanha de Bordeaux, na França, com ilustrações coloridas. Uma flâmula das Indústrias Pignatari, de 1957, faz menção aos 25 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, junto com anéis da campanha "Ouro para o Bem de São Paulo".
Além disso, há um recorte com a marca do "1º Congresso da Padroeira do Brasil", realizado em São em 1954. As fotografias mostram cenas tomadas na década de 1940, incluindo uma imagem da Mesa de Administração da Santa Casa de Misericórdia, em 1947.
Destacam-se, também, as cartas, ofícios, textos e outras peças que registram as homenagens à Elvira Lopes e os procedimentos da Câmara Municipal de Jacareí para adotar seu nome numa praça da cidade, em 1968.
Completam o fundo mais 74 partituras musicais para piano impressas. Algumas trazem desenhos coloridos, programas e anotações que indicam a oferta à Cândida Puga ou o carimbo da Biblioteca Municipal de Jacareí.
Há ainda, 03 livros, onde se destacam os 02 volumes da "História de Gil Braz de Santilhana" impresso pela filial da portuguesa David Corazzi Editor no Rio de Janeiro em 1886, com oleografias. Um recorte de jornal traz a imagem impressa do rei português D. Manuel II publicado pela "colônia portuguesa monárquica do Brasil".

Família Lopes

FAMÍLIA MERCADANTE

  • BR SPAPHMJ FFM
  • Arquivo
  • 1902 - 2000

O fundo é formado por papéis que remontam aos primeiros anos da Família Mercadante em Jacareí, incluindo uma cópia da carta de Antônio Jordão Mercadante enviada ao seu irmão Braz, na Itália, em 1902. Também há cópias de trechos de diários pessoais, certidões de nascimento e óbito e outros documentos pessoais de membros da família.
Além desses, o fundo contém correspondência, recortes de jornais, notas biográficas e várias anotações sobre a história da família, incluindo textos sobre o brasão, a história de Torraca - cidade natal dos pioneiros - e a árvore genealógica. Juntam-se cartões de homenagens e de felicitações e outros folhetos impressos sobre efemérides e festas familiares, além do diploma de Medicina da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro de Pompílio Mercadante, emitido em 1927. Uma edição especial de "Vermelhinho", o jornal do Esporte Clube Elvira, de julho de 1990, traz informações sobre os Mercadante na fundação e atividades esportivas do clube.
As fotografias mostram cenas de acontecimentos familiares desde os primeiros anos do século 20, onde há legendas produzidas, possivelmente, por Maria Amélia Mercadante Turci. São retratos de homens, mulheres, crianças e bebês, posses de grupos familiares, casamentos, aniversários, carnavais, festas religiosas, batizados, formaturas e outros. Em algumas imagens pode-se ver aspectos da vida social de Jacareí, com fachadas de casas, ruas, igrejas e até um grupo de rapazes em pose com um automóvel ou gestos de picar fumo ou tocar piano.

Família Mercadante

FAMÍLIA RIBEIRO MENDONÇA

  • BR SPAPHMJ FRM
  • Arquivo
  • 1861 - 1991

Os documentos mais antigos do fundo trazem registros sobre o processo de imigração e instalação no Brasil de integrantes da família Ribeiro Mendonça desde o século 19. Há correspondência entre familiares, anotações, escrituras, certidões e documentos públicos, como um certificado emitido pela alcadia de Almeria, na Espanha para apresentação na Hospedaria dos Imigrantes de São Paulo, um diploma de Farmacêutico, emitido pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro para Alfredo Alberto Ribeiro de Mendonça, avô de Maria Bernadete, em 1883 e o diploma de Cirurgião Dentista da Escola de Farmácia e Odontologia de São Paulo de Maércio Ribeiro de Mendonça, de 1917, entre outros.
Uma parte dos documentos testemunha as relações políticas da família, especialmente nas peças trocadas entre Maércio Ribeiro de Mendonça e o interventor de São Paulo e embaixador José Carlos de Macedo Soares. Ali estão registros ligados à Revolução Constitucionalista de 1932, cartas, cartões de visitas, discursos e imagens da família junto ao político, principalmente em episódios relacionados aos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, na década de 1940 e em eventos da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Sobre Maria Bernadete, o fundo traz registros de sua formação em Educação, Música, Artes e outras habilidades, cadernos e boletins escolares, livros de músicas, partituras, além de um diploma de participação na corrida de revezamento "Fogo da Pátria", organizada pela Liga de Defesa Nacional, com um percurso entre São João Del Rei, em Minas Gerais, até o Parque Farroupilha, em Porto Alegre - RS, de 1942.
Os impressos contêm roteiros e programações de eventos em Jacareí e edições de jornais sobre política. Há um Guia da Companhia Telefônica de Mogi das Cruzes e uma publicação da Sociedade Paulista de Promoções e Administração sobre o aniversário de 78 anos da firma Roberto Martins e Cia, de Jacareí, com muitas imagens das casas comerciais da cidade.
Entre os documentos iconográficos, há desenhos, cartões postais e fotografias. Os desenhos coloridos, em giz de cera, foram produzidos por Maria Bernadete, provavelmente nos anos de 1930. Os cartões postais mostram localidades de Jacareí. Há também séries de cartões com reproduções de bandeiras dos Estados brasileiros e de "santinhos", onde estão imagens e mensagens sacras.
As fotografias compõem a maior parte do fundo. Elas retratam a infância de Maria Bernadete em festas da escola ou da igreja e na casa da família, por vezes junto com amigos ou parentes. Entre eles, estão Maria de Loures Mendonça, José Benedito Loureiro Mendonça. Mariquita Loureiro e Zilah Leal Mercadante. Destaca-se o álbum de formatura dos "Bacharelandos de 1942", do Ginásio de Jacareí.
Há também retratos de Maria Bernadete e outras moças, alguns em tamanho 3x4 cm. Uma sequência retrata bailes de carnaval, onde se vê pessoas fantasiadas, nos anos de 1950.
Há também imagens da sua vida como professora, principalmente no Curso Anexo à Escola Normal de Jacareí e no CENE. Elas mostram Maria Bernadete junto a alunos e outros professores, incluindo sua participação na organização de festas, nos ensaios de orfeão e em sala de aula. Uma sequência mostra ensaios para uma apresentação de Educação Física da escola, no campo do clube Ponte Preta, em Jacareí. Uma das fotografias mostra um grupo de rapazes em São José dos Campos, em 1972.
Algumas imagens têm inscrições com dedicatórias e identificação.

Família Ribeiro Mendonça

FUNDAÇÃO CULTURAL DE JACAREÍ

  • BR SPAPHMJ FCJ
  • Arquivo
  • 1980 - 2004

O fundo reúne documentos que testemunham as atividades da Fundação Cultural de Jacareí desde sua criação até os anos 2020, com registros que antecedem à própria criação da entidade.
As peças percorrem o dia-a-dia administrativo da Fundação, com grande volume de correspondência trocada com outras entidades e com particulares sobre assuntos diversos, como o calendário cultural da cidade, prédios, convites para eventos e outros.
É possível acompanhar as providências internas da entidade através de memorandos e livros de protocolo. Um conjunto guarda documentos normativos, como estatutos e portarias, além de uma coleção de leis e decretos sobre a criação e configurações administrativas da Fundação, bem como sobre políticas de fomento cultural.
Também há relatórios de atividades e de prestação de contas, peças contábeis como balanços e balancetes, livros de empenho de despesas, orçamentos, notas fiscais, ordens de pagamento e documentos bancários. Outra sequencia acompanha os procedimentos de compras de materiais e equipamentos, com cartas convite, contratos com fornecedores, requisições e demais documentos de controle. Ainda no conjunto referente às atividades administrativas, o fundo contém registros sobre gestão de pessoal, como livros de ponto de funcionários, folhas de pagamento, documentos sobre concursos e planos de carreiras, entre outros.
Grande parte do conjunto, no entanto, diz respeito às ações de fomento cultural desempenhadas em Jacareí mesmo antes da instalação da Fundação Cultural em 1985.
Há planejamentos, editais de chamamento, avaliações das ações e documentos sobre a criação e gestão das atividades ligadas à Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí - a LIC - promulgada em 1995.
Os documentos, com fartos testemunhos fotográficos, sonoros e impressos, percorrem projetos - realizados ou não - de cursos, seminários, oficinas, produção de publicações, exposições, apresentações musicais, eventos literários, espetáculos de teatro, produtos de audiovisual, pesquisas e trabalhos ligados ao patrimônio histórico e às tradições culturais, feiras temáticas e todas as manifestações da arte e cultura jacareiense.
Há dossiês sobre as edições de atividades regulares da Fundação, em especial os Festivais de Viola ou Teatro, Semana da Fotografia. Outros registram eventos tocados pela Secretaria de Educação e Cultura anteriores ao estabelecimento da Fundação, como o Festival de Música Popular, o FEMPO, criado na década de 1970 ou o Salão de Arte de Jacareí - SAJA, de 1977.
Destacam-se as peças sobre o funcionamento e atividades dos equipamentos culturais ligados à Fundação: o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba - MAV e o Arquivo Público e Histórico de Jacareí - APHMJ.

Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Jacareí

INÊS TERESA AZEVEDO DOS SANTOS - INA

  • BR SPAPHMJ INA
  • Arquivo
  • 1941 - 2004

Os documentos acompanham os episódios de formação e atuação cultural de Inês Teresa Azevedo dos Santos, a Ina, em instituições assistenciais e culturais de Jacareí.
Os diplomas e certificados tratam de cursos e eventos sobre educação, relações humanas, artes e cultura, além de sua participação na produção de exposições, juris de concursos culturais, livros e outros.
Há uma sequência de folhetos, convites, cartões, programações, cartazes e outros papéis que indicam outros aspectos da vida cultural de Ina na Secretaria de Educação, Cultura e Turismo. Eles permitem acompanhar produções sobre teatro, música, patrimônio histórico, artes visuais, artesanato, meio ambiente e demais manifestações culturais de Jacareí.
Entretanto, muitas peças se estendem sobre períodos anteriores à sua gestão na Diretoria de Cultura, provavelmente guardadas no interesse de estudos ou modelos. Há regimentos ou regulamentos de associações como o Coral Antônio Afonso de Jacareí (1941) ou de eventos, como a 1ª Gincana Automobilística da Cidade (1969), comemorações de aniversário de Jacareí, festivais de música e outros.
Alguns documentos mostram a ligação de Ina a entidades de amparo social, como Aspam - Associação de Pais de Mongolóides, provavelmente nos anos de 1970 - ou a Abravi - Instituição Assistencial ao Portador do HIV, já na década de 1990. Na mesma linha, há impressos sobre as condições da mulher e dos idosos.
O conjunto de documentos iconográficos é composto por cartões, fotografias e negativos, tanto em filme como em vidro. Os cartões de primeira comunhão, com imagens sacras, trazem dedicatórias, abrangendo os fins da década de 1970 e início dos anos 1980. Há também lembranças de artistas e peças referentes a comemorações na igreja.
Grande parte das fotografias e negativos não apresentam inscrições. Suas imagens mostram apresentações culturais em Jacareí e outras cidades do Vale do Paraíba, cerimônias com crianças e autoridades, procissões e desfiles, feiras e festas populares. Há também cenas domésticas, retratos e vistas da cidade, com edificações e populares. Uma fotografia enquadrada mostra Ina e o prefeito Thelmo de Almeida Cruz.

Inês Teresa Azevedo dos Santos

MAJOR LAUDELINO JOSÉ DE MORAIS

  • BR SPAPHMJ FML
  • Arquivo
  • 1911 - 1915

O arquivo é composto por partituras musicais para piano colecionadas e encadernadas pelo Major Laudelino José de Moraes em 03 volumes chamados "Álbum de Música" e também por partituras avulsas.
São peças coloridas e impressas por tipografias do Rio de Janeiro, São Paulo e do exterior, com músicas de autores de várias partes do mundo - incluindo o cancioneiro popular do Brasil. Os documentos apresentam carimbos e inscrições manuscritas, com dedicatórias ou pequenas notas, onde pode-se identificar nomes de pessoas, locais e datas.

Laudelino José de Moraes

TELÊ RODRIGUES

  • BR SPAPHMJ FTR
  • Arquivo
  • 1936 - 2021

Os documentos mais antigos do fundo trazem registros sobre a juventude de Telê Rodrigues, nas décadas de 1930 e 1940. São imagens de amigos e familiares e um caderno onde estão mensagens manuscritas de colegas e anotações, versos ou comentários de próprio punho. Sobre sua vida pessoal, também há bilhetes, registros sobre festas de família, cartas, telegramas, cartões de visitas e poesias. Um conjunto reúne notas publicadas em jornais sobre Telê Rodrigues e sua família.
Outra sequência de recortes de jornais apresenta textos de Telê Rodrigues, publicados na imprensa de Jacareí, com destaque para as notas da coluna "Sociedade" de "O Jacareiense", além de artigos e reportagens que contaram com sua colaboração. Também há registros sobre sua atuação em campanhas de assistência social, como requerimentos encaminhados aos poderes públicos e outras providências.
Muitos documentos acompanham as atividades de Telê Rodrigues à frente da "Seresta Darcy Reis", percorrendo os anos de 1970 até os 2000. Eles tratam especialmente da organização das apresentações do grupo musical, com fartos exemplares de roteiros para o cerimonial, documentos sobre os homenageados como currículos, recortes de jornais, anotações e outros, provavelmente usados por Telê Rodrigues para a composição das biografias que eram lidas durante as homenagens. Entre esses, se destacam as peças sobre a vida de Darcy Reis. Além disso, há inúmeras textos, fragmentos e discos que indicam os esforços de Telê Rodrigues na composição da biografia do músico jacareiense José Maria de Abreu.
Ainda sobre as apresentações da Seresta, há convites impressos, textos, cartas às autoridades de Jacareí, circulares aos associados do Clube da Saudade e músicos, atas de reunião e pastas com recortes de jornais. Há também um caderno, com compilações de informações sobre momentos da Seresta, incluindo letras das músicas executadas em cada ocasião, falas proferidas e outros registros. Algumas apresentações da "Noite da Seresta Darcy Reis" estão registradas em filmes DVD's.
As fotografias, em preto e branco ou em cores registram as Noites da Seresta onde se vê orquestra, cantores e público, bem como eventos de homenagens, cenas familiares, lugares de Jacareí e festas como o carnaval e celebrações da Igreja.
O fundo contém também registros sonoros das músicas executadas pela Seresta e uma coleção de discos de 78 rotações com peças de José Maria de Abreu e outros compositores.
Entre os documentos trimensionais estão placas e diplomas emoldurados de homenagens à Telê Rodrigues.

Therezinha de Almeida Rodrigues

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