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PREFEITURA DE JACAREÍ

  • BR SPAPHMJ FPJ
  • Archief
  • 1893 - 2005

O documento mais antigo do fundo refere-se ao tempo em que o poder Executivo de Jacareí era desempenhado pelo Conselho Intendência Municipal. Trata-se de um livro de registro de "ofícios, requerimentos e outros quaisquer documentos dirigidos ou enviados pela Secretaria da Intendência", de 01 de janeiro de 1893.
As demais peças percorrem as atividades da Prefeitura de Jacareí desde sua instalação, em 1908, quando o decreto estadual nº 1.454 de 05 de abril de 1907 regulamentou o funcionamento das prefeituras em território paulista. Naquele tempo, administração pública municipal se organizava em, basicamente, duas linhas repartições institucionais: a Secretaria Geral, que cuidava de todos os assuntos da cidade e a Tesouraria Municipal, que administrava as rendas públicas. Talvez por isso, os documentos do fundo "Prefeitura de Jacareí" - em processo de classificação - ainda mantêm ordenação cronológica.
A maior parte do acervo testemunha os trabalhos da prefeitura na disciplina do espaço urbano e na prestação de serviços públicos. É possível encontrar projetos, relatórios, dados estatísticos e demográficos, decretos, portarias, informativos das repartições e papéis ligados ao desenvolvimento de programas nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança, Pavimentação, Saneamento, Turismo, Transporte, Esportes e Cultura.
Há documentos sobre a exploração de lojas no Mercado Municipal e o funcionamento de escolas e creches. Algumas caixas, nomeadas "Documentos de Bairros", contém pastas que reúnem registros de 18 bairros da cidade, incluindo projetos de loteamento, visitas de autoridades e outros.
Um conjunto de mapas, plantas e gráficos traz informações sobre o abastecimento de água, localização de mananciais, distribuição de energia elétrica, coleta de lixo, localização de creches e postos de saúde, telefonia, ruas e estradas e outros. É possível conhecer alguns projetos de infraestrutura urbana de Jacareí, como a implantação da rede de esgotos, itinerários de ônibus, equipamentos sociais e até o plano diretor do sistema viário de 1991.
Entre esses documentos cartográficos, há cerca de 5 metros lineares de plantas de prédios particulares, criadas entre 1930 e 1956. Elas mostram edificações para instalação de casas, fábricas, postos de gasolina, casas comerciais e similares na cidade. Alguns projetos de construção estão registrados em documentos encadernados que atingem o ano de 1972.
Embora existam peças sobre o regime tributário, como demonstrativos de receitas e despesas e formulários para o recebimento de impostos, há poucos registros sobre o desempenho do Tesouro Municipal.
Outras ações da Prefeitura estão registradas em fotografias, negativos, filmes gravados em VHS e em cartazes ou outros documentos de divulgação. Eles testemunham paisagens urbanas, obras e inaugurações, equipamentos públicos - como escolas, hospitais cemitério -, festas, eventos no Museu de Arqueologia, Arquivo Público e Teatro, entregas de prêmios, visitas, aspectos da iluminação, da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, poluição, restauro de casarões, acidentes, pichações e demais episódios da vida urbana. Destacam-se as peças sobre o desenvolvimento de campanhas de interesse social, como as "Campanha do Agasalho", "Prevenção às DST's", "Coleta de Lixo", "Valorização da 3ª Idade" e afins.
O expediente da Prefeitura é registrado em sequencias de ofícios, memorandos, documentos sobre funcionários, relatórios e boletins das Repartições Municipais, balanços, listas de material e pastas de recortes de jornais e clipping eletrônico, produzidas pela assessoria de comunicação.

Prefeitura de Jacareí

GINÁSIO NOGUEIRA DA GAMA

  • BR SPAPHMJ FNG
  • Archief
  • 1906 - 1931

O fundo contém fotografias dos trabalhadores do Colégio, em 1906 e o exemplar da revista "Polyanthéa" de 02 de junho de 1931. A edição, em homenagem aos 50 anos de magistério do professor Lamartine Delamare Nogueira da Gama, traz transcrições de palestras do educador, fotografias, artigos, poesias e notas laudatórias.

Colégio Nogueira da Gama

ESCOLA AGRÍCOLA

  • BR SPAPHMJ FEA
  • Archief
  • 1937 - 1951

O fundo contém relatórios anuais de atividades da Escola Agrícola encaminhados à Secretaria de Educação e Saúde Pública de São Paulo em 1937 e 1938. Com inúmeros textos, gráficos e tabelas, eles apresentam dados de despesas, relações de visitantes, informes sobre a produção de gêneros, descrições de ambientes e de benfeitorias, listas de materiais e equipamentos, informações sobre eventos, listas de trabalhadores e cargos e outras informações sobre a administração da escola. Os relatórios são ilustrados com fotografias de alunos e atividades.
Um relatório do encarregado da Seção Escolar ao diretor da Escola Agrícola, Fernando Paes Leme Zamith, apresenta as atividades dos alunos e professores durante o ano de 1951. O documento descreve realização do exame vestibular e de provas internas, condições das salas de aula, índices de aproveitamento dos alunos e seu comportamento disciplinar frente ao regulamento da escola, resultados de reuniões de professores, movimento na biblioteca e demais dados de interesse da direção. Também há registros de eventos extracurriculares como excursões pedagógicas, almoços e festas.
As fotografias em preto e branco são repletas de cenas do cotidiano de alunos e professores. Nas imagens de aulas de campo vê-se plantações, criações de animais, experiências de apicultura, horta, colheita, ordenha e vacinação de gado e muitas outras atividades. Há também registros do uso de laboratórios, processamento de frutas e legumes, oficinas de produção de queijo e de Mecânica Industrial, fornalhas, entre outros. Essa sequência também traz flagrantes de festas, exposições, desfiles e apresentações em auditório, com bandas de música e alunos. Outras fotografias registram visitas, jogos de xadrez, times de futebol e aspectos das instalações da escola, como moinhos, currais, espaços abertos e prédios. Uma peça, de 1981, mostra a inscrição "Colégio Agrícola, não a tua morte".

Escola Profissional Agrícola Industrial Mista de Jacareí

GRUPO ESCOLAR CARLOS PORTO

  • BR SPAPHMJ FCP
  • Archief
  • 1917 - 1971

O fundo é composto por imagens colhidas no Grupo Escolar Carlos Porto desde 1917. Grande parte delas mostra grupos de alunos e seus professores em pose perfilada para fotografias tomadas, provavelmente, em cerimônias de encerramento de cursos. Entre essas, há imagens de placas de formaturas, com retratos e nomes de estudantes diplomados. Algumas delas trazem inscrições e dedicatórias, embora existam peças sem data.
Outra sequência traz retratos de alunas em tamanho 3x4 cm, além de uma reprodução de uma placa onde se vê o Coronel Carlos Frederico Moreira Porto, patrono da escola.
O cotidiano da escola pode ser visto em imagens de salas de aula, apresentações de teatro, dependências e outras atividades.
Algumas imagens retratam eventos com a participação de personalidades de Jacareí, como os conjuntos sobre a inauguração e benção de instalações, com detalhe para o consultório dentário da escola. Há cenas de um evento ao ar livre, com discursos, encenações patrióticas e visita ao interior da escola. Outro evento ocorre nos salões da escola, com onde se vê a mesa de cerimônias, discursos, troca de presentes, bolo de aniversário e o dentista Walter Francisco, provavelmente nos anos de 1970.

Grupo Escolar Carlos Porto

BENEDICTO SERGIO LENCIONI

  • BR SPAPHMJ BSL
  • Archief
  • 1899 - 2006

A maior parte dos documentos acompanha episódios da vida privada e da produção intelectual de Benedicto Sergio Lencioni, o BSL, embora existam registros sobre sua trajetória política.
Grande parte do fundo é composta por exemplares de jornais e revistas, colecionados por BSL entre as décadas de 1970 e 1990. São títulos de ampla circulação, como a revista ilustrada "Jacareí" ou informativos institucionais, como o informativo da OAB - Seção Jacareí - Salesópolis - Santa Branca, de 1997. Um dos impressos, da Ordem Grã-Cruz Fraterna, apresenta o ingresso de BSL na organização, em 1982.
Algumas peças, organizadas em dossiês, reúnem unidades que, provavelmente, subsidiaram a produção intelectual que BSL desenvolveu ao longo de sua vida. São cópias de documentos localizados ao longo das pesquisas retrospectivas, originalmente guardados em instituições ligadas ao patrimônio cultural.
O conjunto de números avulsos de jornais, que se estende desde a edição de 27 de agosto de 1899 do Jornal do Brasil, até a edição de 27 de novembro de 1935 de O Globo é uma dessas coleções de fontes para a produção intelectual. Segundo anotações de BSL, o dossiê é feito de "jornais originais com informações históricas e fotos de acontecimentos". Nessa linha também está uma pasta sobre a Força Expedicionária Brasileira, com anotações, cópias de fotografias e de documentos, fragmentos de livros e impressos da Associação dos Ex-combatentes do Brasil e da Associação dos Expedicionários - Seção Jacareí. Há também um volume encadernado com cópias de manuscritos e o nome "Descripção do Município de Jacarehy" da Biblioteca Nacional, com carimbo do Ginásio Estadual da Jacareí. Alguns documentos trazem informações sobre a mobilização de jacareienes na Revolução Constitucionalista de 1932.
Alguns exemplares da apostila "Cadernos de Jacareí", dedicados ao ensino de 1º Grau na cidade, trazem textos de BSL e Célio Lencioni. Completando a sequência de registros sobre a produção intelectual, o fundo abriga exemplares dos livros publicados pelo autor.
Aspectos da vida política de BSL podem ser conhecidos na sequência de 06 fitas magnéticas, que registram comícios e outras cenas de campanha de eleitoral em diversos bairros de Jacareí. Além desses, o fundo guarda fitas K7 com registros das "Mensagens" gravadas por BSL e irradiadas nas emissoras de Jacareí sobre as realizações da prefeitura.
Também há documentos sobre associações de saúde, impressos sobre festas públicas, folhetos de exposição, livros, livretos e discos de vinil sobre escolas de samba de Jacareí. Um disco DVD traz registros das apresentações musicais da Oficina de Arte Santa Helena, realizada em Jacareí, em 2006.

Benedicto Sergio Lencioni

PREVENTÓRIO DE JACAREÍ

  • BR SPAPHMJ FPV
  • Archief
  • 1936 - 1996

O fundo contém documentos da administração do Preventório, como estatutos, atas de reuniões da assembleia, relatórios, orçamentos, relações de bens, correspondência do diretor, livros-caixa e outros. Uma sequência refere-se aos trabalhadores da instituição, onde estão livros de ponto, folhas de pagamento, prontuários de funcionários, contratos e promoções. Há plantas do prédio e o processo de desapropriação.
A maior parte do acervo é composta por prontuários das crianças internadas, estendendo-se desde o período em que a instituição funcionou como Preventório até sua transformação em Educandário. As fotografias, por sua vez, registram o cotidiano do Preventório, aulas e eventos, como festas de Dia das Mães ou apresentações de teatro.

Preventório de Jacareí

FUNDAÇÃO CULTURAL DE JACAREÍ

  • BR SPAPHMJ FCJ
  • Archief
  • 1980 - 2004

O fundo reúne documentos que testemunham as atividades da Fundação Cultural de Jacareí desde sua criação até os anos 2020, com registros que antecedem à própria criação da entidade.
As peças percorrem o dia-a-dia administrativo da Fundação, com grande volume de correspondência trocada com outras entidades e com particulares sobre assuntos diversos, como o calendário cultural da cidade, prédios, convites para eventos e outros.
É possível acompanhar as providências internas da entidade através de memorandos e livros de protocolo. Um conjunto guarda documentos normativos, como estatutos e portarias, além de uma coleção de leis e decretos sobre a criação e configurações administrativas da Fundação, bem como sobre políticas de fomento cultural.
Também há relatórios de atividades e de prestação de contas, peças contábeis como balanços e balancetes, livros de empenho de despesas, orçamentos, notas fiscais, ordens de pagamento e documentos bancários. Outra sequencia acompanha os procedimentos de compras de materiais e equipamentos, com cartas convite, contratos com fornecedores, requisições e demais documentos de controle. Ainda no conjunto referente às atividades administrativas, o fundo contém registros sobre gestão de pessoal, como livros de ponto de funcionários, folhas de pagamento, documentos sobre concursos e planos de carreiras, entre outros.
Grande parte do conjunto, no entanto, diz respeito às ações de fomento cultural desempenhadas em Jacareí mesmo antes da instalação da Fundação Cultural em 1985.
Há planejamentos, editais de chamamento, avaliações das ações e documentos sobre a criação e gestão das atividades ligadas à Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí - a LIC - promulgada em 1995.
Os documentos, com fartos testemunhos fotográficos, sonoros e impressos, percorrem projetos - realizados ou não - de cursos, seminários, oficinas, produção de publicações, exposições, apresentações musicais, eventos literários, espetáculos de teatro, produtos de audiovisual, pesquisas e trabalhos ligados ao patrimônio histórico e às tradições culturais, feiras temáticas e todas as manifestações da arte e cultura jacareiense.
Há dossiês sobre as edições de atividades regulares da Fundação, em especial os Festivais de Viola ou Teatro, Semana da Fotografia. Outros registram eventos tocados pela Secretaria de Educação e Cultura anteriores ao estabelecimento da Fundação, como o Festival de Música Popular, o FEMPO, criado na década de 1970 ou o Salão de Arte de Jacareí - SAJA, de 1977.
Destacam-se as peças sobre o funcionamento e atividades dos equipamentos culturais ligados à Fundação: o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba - MAV e o Arquivo Público e Histórico de Jacareí - APHMJ.

Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Jacareí

MOVIMENTO NACIONAL DE MENINOS E MENINAS DE RUA

  • BR SPAPHMJ MMR
  • Archief
  • 1991 - 1995

O fundo contém documentos que acompanham a formação e as atividades da Comissão Local de Jacareí do MNMMR durante os anos de 1990. Ele abriga atas de reunião que se estendem desde a assembleia de instalação, em 1991 até 1993. Junto delas, anotações e papéis avulsos indicam alguns temas tratados e impressões dos participantes das reuniões. Uma das peças é um modelo de Regimento Interno, enviado pela Comissão Local de Araçatuba. Há também fichas de cadastro da Comissão Local na rede estadual do movimento e um formulário com dados solicitados pelo Instituto de Estudos Sócioeconômicos, o INESC.
Folhetos e modelos de questionários aplicados às crianças apontam para as ações da Comissão na cidade. Merece destaque a programação do 6º Encontro Local de Meninos e Meninas de Jacareí "Quem roubou nossos direitos?", realizado em novembro de 1994, na Secretaria Municipal de Educação.
A correspondência acompanha as relações da Comissão Local com as Executivas Estadual e Nacional e com outras entidades. O conjunto trata de demandas sobre participação em eventos, informações sobre o movimento e outras providências locais.
Uma sequência de impressos traz teses e propostas apresentadas nas Assembleias Nacionais e relatórios. Há exemplares do jornalzinho "Pé-de-Moleque", produzido pela Comissão Nacional de Animação do Movimento e publicações de cartilhas sobre o ECA, de campanhas de prevenção à AIDS, de Direitos Humanos e congêneres.

Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua - MNMMR - Comissão de Jacareí

MARIO MORAES

  • BR SPAPHMJ FMM
  • Archief
  • 1964 - 2017

Os documentos mostram a produção intelectual do professor Mario Moraes. Um conjunto abriga três fragmentos de roteiros de peças de teatro sobre episódios da História do Brasil, possivelmente encenados por alunos. Também há o roteiro de dois discursos produzidos pelo professor aos colegas de profissão, por ocasião de seu afastamento da diretoria do Grupo Escolar Carlos Porto, em 1976.
Junto aos documentos do fundo, estão algumas anotações da professora Maria Amélia Prianti Barbosa, sobre os documentos de Mário Moraes.

Mário Moraes

JOSÉ VICENTE DA SILVA

  • BR SPAPHMJ FJV
  • Archief
  • 1951 - 1969

Os documentos mostram aspectos da formação de José Vicente da Silva no Grupo Escolar Carlos Porto e no Tiro de Guerra de Jacareí. Há também certificados de saúde da Secretaria da Indústria e Comércio de São Paulo e um diploma de participação na "Corrida do Fogo Simbólico da Pátria", organizada pela Liga de Defesa Nacional na Semana da Pátria de 1959.

José Vicente da Silva

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