Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1869 - 1980 (Produção)
Nível de descrição
Arquivo
Dimensão e suporte
Documentos textuais - 2,00 metros lineares
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Nome do produtor
História biográfica
Nome do produtor
História biográfica
Nome do produtor
História biográfica
História do arquivo
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos de Jacareí surgiu, provavelmente, na primeira metade do século 19, composta por pessoas negras escravas e libertas de fé católica na cidade. Na época de sua fundação, os fiéis se reuniam na Igreja de Nossa do Rosário e São Benedito, erguida num lugar que se transformou no Largo do Rosário de Jacareí. A igreja original foi demolida em 1906 e substituída por outra em 1910.
Ao longo dos séculos, a Irmandade de São Benedito realizava o calendário de encontros e eventos dedicados à comunidade cristã negra de Jacareí. Além de missas, novenas e da participação nas festas religiosas da cidade, organizava a procissão de São Benedito, sempre depois da Semana Santa. Entretanto, seus participantes também integravam grupos de Folias de Reis, Capoeira, Danças de Fitas, Catiras, rezas, benzeduras e manifestações tradicionais da comunidade negra.
A Irmandade de São Benedito funcionava com o recolhimento de taxas mensais de seus associados e das esmolas da Igreja do Rosário, que ficou sob sua administração até fins do século 20. Havia uma mesa de administração, presidida pelo Provedor, que se reunia nos terceiros domingos de cada mês para tomar as decisões e os cuidados da Irmandade. O Capelão era o responsável espiritual, celebrando missas e dando orientações aos fiéis. Além disso, a Irmandade contava com o apoio dos padres da Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a Matriz de Jacareí.
Com o passar dos anos, a Irmandade de São Benedito foi perdendo o número de associados e reduzindo suas atividades. Em 1994, o Provedor entregou as chaves da Igreja do Rosário ao padre da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que passou a fazer a manutenção do local.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Composto por volumes encadernados e peças avulsas, manuscritos e impressos, o fundo abriga documentos sobre a administração da Irmandade São Benedito e registros de suas ações na comunidade de Jacareí desde o período imperial.
São livros de atas de reunião da mesa administrativa, registros de irmãos e termos de compromisso, peças com movimentos da entrada e saída de recursos - na forma de esmolas e contribuições -, despesas cotidianas e gastos da obra da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, pagamentos, além de documentos sobre o patrimônio da irmandade.
As atividades da irmandade podem ser percorridas em missais e outros cadernos de intenções de missas, livros de catecismo, reuniões de adoração e em papéis da organização de festas, como o balancete da Festa de São Benedito em 1976. Alguns documentos sugerem relações da irmandade com o Asilo São Francisco de Paula, a Paróquia Imaculada Conceição e a Irmandade do Santíssimo Sacramento.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Em processo de classificação
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Sem restrições.
Observando-se as condições de conservação física de alguns documentos, a consulta deverá ser autorizada pela administração do APHMJ.
Condiçoes de reprodução
Reprodução mediante autorização da administração do APHMJ.
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Os documentos estão em bom estado de conservação física.
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Os documentos estão em bom estado de conservação física.
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONARQ (BR). NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2006.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação: Junho de 2021
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
BIZAREL, Maria Silvia. A Irmandade de São Benedito em Jacareí. APHMJ, Jacareí, 1995.
PRADO, Fernando Romero. Dicionário ilustrado da cidade. Jacareí, Papel Brasil, 2017.
Objeto digital metadados
Nome do ficheiro
APMJ_-_Irmandade_S__o_Benedito_2.jpg