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PREFEITURA DE JACAREÍ

  • BR SPAPHMJ FPJ
  • Fonds
  • 1893 - 2005

O documento mais antigo do fundo refere-se ao tempo em que o poder Executivo de Jacareí era desempenhado pelo Conselho Intendência Municipal. Trata-se de um livro de registro de "ofícios, requerimentos e outros quaisquer documentos dirigidos ou enviados pela Secretaria da Intendência", de 01 de janeiro de 1893.
As demais peças percorrem as atividades da Prefeitura de Jacareí desde sua instalação, em 1908, quando o decreto estadual nº 1.454 de 05 de abril de 1907 regulamentou o funcionamento das prefeituras em território paulista. Naquele tempo, administração pública municipal se organizava em, basicamente, duas linhas repartições institucionais: a Secretaria Geral, que cuidava de todos os assuntos da cidade e a Tesouraria Municipal, que administrava as rendas públicas. Talvez por isso, os documentos do fundo "Prefeitura de Jacareí" - em processo de classificação - ainda mantêm ordenação cronológica.
A maior parte do acervo testemunha os trabalhos da prefeitura na disciplina do espaço urbano e na prestação de serviços públicos. É possível encontrar projetos, relatórios, dados estatísticos e demográficos, decretos, portarias, informativos das repartições e papéis ligados ao desenvolvimento de programas nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança, Pavimentação, Saneamento, Turismo, Transporte, Esportes e Cultura.
Há documentos sobre a exploração de lojas no Mercado Municipal e o funcionamento de escolas e creches. Algumas caixas, nomeadas "Documentos de Bairros", contém pastas que reúnem registros de 18 bairros da cidade, incluindo projetos de loteamento, visitas de autoridades e outros.
Um conjunto de mapas, plantas e gráficos traz informações sobre o abastecimento de água, localização de mananciais, distribuição de energia elétrica, coleta de lixo, localização de creches e postos de saúde, telefonia, ruas e estradas e outros. É possível conhecer alguns projetos de infraestrutura urbana de Jacareí, como a implantação da rede de esgotos, itinerários de ônibus, equipamentos sociais e até o plano diretor do sistema viário de 1991.
Entre esses documentos cartográficos, há cerca de 5 metros lineares de plantas de prédios particulares, criadas entre 1930 e 1956. Elas mostram edificações para instalação de casas, fábricas, postos de gasolina, casas comerciais e similares na cidade. Alguns projetos de construção estão registrados em documentos encadernados que atingem o ano de 1972.
Embora existam peças sobre o regime tributário, como demonstrativos de receitas e despesas e formulários para o recebimento de impostos, há poucos registros sobre o desempenho do Tesouro Municipal.
Outras ações da Prefeitura estão registradas em fotografias, negativos, filmes gravados em VHS e em cartazes ou outros documentos de divulgação. Eles testemunham paisagens urbanas, obras e inaugurações, equipamentos públicos - como escolas, hospitais cemitério -, festas, eventos no Museu de Arqueologia, Arquivo Público e Teatro, entregas de prêmios, visitas, aspectos da iluminação, da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, poluição, restauro de casarões, acidentes, pichações e demais episódios da vida urbana. Destacam-se as peças sobre o desenvolvimento de campanhas de interesse social, como as "Campanha do Agasalho", "Prevenção às DST's", "Coleta de Lixo", "Valorização da 3ª Idade" e afins.
O expediente da Prefeitura é registrado em sequencias de ofícios, memorandos, documentos sobre funcionários, relatórios e boletins das Repartições Municipais, balanços, listas de material e pastas de recortes de jornais e clipping eletrônico, produzidas pela assessoria de comunicação.

Prefeitura de Jacareí

GINÁSIO NOGUEIRA DA GAMA

  • BR SPAPHMJ FNG
  • Fonds
  • 1906 - 1931

O fundo contém fotografias dos trabalhadores do Colégio, em 1906 e o exemplar da revista "Polyanthéa" de 02 de junho de 1931. A edição, em homenagem aos 50 anos de magistério do professor Lamartine Delamare Nogueira da Gama, traz transcrições de palestras do educador, fotografias, artigos, poesias e notas laudatórias.

Colégio Nogueira da Gama

DARCY REIS

  • BR SPAPHMJ FDR
  • Fonds
  • 1942 - 1986

Os documentos acompanham a trajetória profissional de Darcy Reis desde suas primeiras experiências profissionais no rádio até sua morte, em 1989. Os recortes de jornais trazem informações sobre sua biografia.
O documento mais antigo é uma carteira de identidade da Estrada de Ferro Central do Brasil, com fotografia, indicando seu parentesco com Carlos de Oliveira Reis. Seguem-se outros documentos de identidade, como carteiras profissionais, passaportes, credenciais de imprensa e crachás, mostrando a participação de Darcy Reis em eventos esportivos e em entidades profissionais, como a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo.
As fotografias mostram equipes de jornalistas em torneios de esportes desde a década de 1950, incluindo uma imagem do time selecionado de Jacareí, em 1951, ainda quando Darcy Reis era cronista da Rádio Clube Jacareí. Há cenas tomadas durante as coberturas de competições em várias cidades do Brasil e do exterior. Destacam-se equipes da Rádio Bandeirantes nas corridas de São Silvestre, em São Paulo e as imagens em Buenos Aires, Guaiaquil, Cairo, nos Jogos Olímpicos do Japão e na Copa do Mundo de Futebol do México.
Algumas imagens mostram Darcy Reis e outros jornalistas em estúdios e redações. Também há registros de premiações e homenagens, onde se vê personalidades da política paulista e da imprensa.

Darcy de Oliveira Reis

ESCOLA AGRÍCOLA

  • BR SPAPHMJ FEA
  • Fonds
  • 1937 - 1951

O fundo contém relatórios anuais de atividades da Escola Agrícola encaminhados à Secretaria de Educação e Saúde Pública de São Paulo em 1937 e 1938. Com inúmeros textos, gráficos e tabelas, eles apresentam dados de despesas, relações de visitantes, informes sobre a produção de gêneros, descrições de ambientes e de benfeitorias, listas de materiais e equipamentos, informações sobre eventos, listas de trabalhadores e cargos e outras informações sobre a administração da escola. Os relatórios são ilustrados com fotografias de alunos e atividades.
Um relatório do encarregado da Seção Escolar ao diretor da Escola Agrícola, Fernando Paes Leme Zamith, apresenta as atividades dos alunos e professores durante o ano de 1951. O documento descreve realização do exame vestibular e de provas internas, condições das salas de aula, índices de aproveitamento dos alunos e seu comportamento disciplinar frente ao regulamento da escola, resultados de reuniões de professores, movimento na biblioteca e demais dados de interesse da direção. Também há registros de eventos extracurriculares como excursões pedagógicas, almoços e festas.
As fotografias em preto e branco são repletas de cenas do cotidiano de alunos e professores. Nas imagens de aulas de campo vê-se plantações, criações de animais, experiências de apicultura, horta, colheita, ordenha e vacinação de gado e muitas outras atividades. Há também registros do uso de laboratórios, processamento de frutas e legumes, oficinas de produção de queijo e de Mecânica Industrial, fornalhas, entre outros. Essa sequência também traz flagrantes de festas, exposições, desfiles e apresentações em auditório, com bandas de música e alunos. Outras fotografias registram visitas, jogos de xadrez, times de futebol e aspectos das instalações da escola, como moinhos, currais, espaços abertos e prédios. Uma peça, de 1981, mostra a inscrição "Colégio Agrícola, não a tua morte".

Escola Profissional Agrícola Industrial Mista de Jacareí

TELÊ RODRIGUES

  • BR SPAPHMJ FTR
  • Fonds
  • 1936 - 2021

Os documentos mais antigos do fundo trazem registros sobre a juventude de Telê Rodrigues, nas décadas de 1930 e 1940. São imagens de amigos e familiares e um caderno onde estão mensagens manuscritas de colegas e anotações, versos ou comentários de próprio punho. Sobre sua vida pessoal, também há bilhetes, registros sobre festas de família, cartas, telegramas, cartões de visitas e poesias. Um conjunto reúne notas publicadas em jornais sobre Telê Rodrigues e sua família.
Outra sequência de recortes de jornais apresenta textos de Telê Rodrigues, publicados na imprensa de Jacareí, com destaque para as notas da coluna "Sociedade" de "O Jacareiense", além de artigos e reportagens que contaram com sua colaboração. Também há registros sobre sua atuação em campanhas de assistência social, como requerimentos encaminhados aos poderes públicos e outras providências.
Muitos documentos acompanham as atividades de Telê Rodrigues à frente da "Seresta Darcy Reis", percorrendo os anos de 1970 até os 2000. Eles tratam especialmente da organização das apresentações do grupo musical, com fartos exemplares de roteiros para o cerimonial, documentos sobre os homenageados como currículos, recortes de jornais, anotações e outros, provavelmente usados por Telê Rodrigues para a composição das biografias que eram lidas durante as homenagens. Entre esses, se destacam as peças sobre a vida de Darcy Reis. Além disso, há inúmeras textos, fragmentos e discos que indicam os esforços de Telê Rodrigues na composição da biografia do músico jacareiense José Maria de Abreu.
Ainda sobre as apresentações da Seresta, há convites impressos, textos, cartas às autoridades de Jacareí, circulares aos associados do Clube da Saudade e músicos, atas de reunião e pastas com recortes de jornais. Há também um caderno, com compilações de informações sobre momentos da Seresta, incluindo letras das músicas executadas em cada ocasião, falas proferidas e outros registros. Algumas apresentações da "Noite da Seresta Darcy Reis" estão registradas em filmes DVD's.
As fotografias, em preto e branco ou em cores registram as Noites da Seresta onde se vê orquestra, cantores e público, bem como eventos de homenagens, cenas familiares, lugares de Jacareí e festas como o carnaval e celebrações da Igreja.
O fundo contém também registros sonoros das músicas executadas pela Seresta e uma coleção de discos de 78 rotações com peças de José Maria de Abreu e outros compositores.
Entre os documentos trimensionais estão placas e diplomas emoldurados de homenagens à Telê Rodrigues.

Therezinha de Almeida Rodrigues

JOÃO BAPTISTA DENIS NETTO - JOBANITO

  • BR SPAPHMJ JBT
  • Fonds
  • 1935 - 1999

Os documentos avulsos acompanham as atividades profissionais e sociais de Jobanito, sobretudo na redação do "Diário de Jacareí". São centenas de crônicas, artigos, notas e até editoriais, alguns deles datilografados nos formulários de composição do jornal, sobre os mais diferentes assuntos do cotidiano da cidade, opiniões sobre acontecimentos e efemérides e muitos outros. Grande parte deles foi preparada para a publicação na coluna "Crônicas do Cotidiano".
As cartas e ofícios registram as atividades de Jobanito durante o período em que Jobanito foi patrulheiro do Departamento de Estradas de Rodagem, incluindo um convite para que integrasse a "Casa do Inspetor", uma espécie de caixa beneficente dos inspetores de estradas de rodagem, em 1953. Outras cartas trazem comentários sobre artigos publicados, felicitações, convites e comentários diversos. Há documentos sobre o Lions Clube de Jacareí e fragmentos de um processo judicial, onde estão detalhes sobre custas, procuração, despachos e um sequência de cópias de notas promissórias.
Um conjunto de cópias reprográficas, em preto e branco ou cores, reunidas pelos descendentes de Jobanito num dossiê chamado "Portfólio", também integra o fundo. São documentos pessoais como carteira de identidade militar, carteira do cadastro individual de contribuinte, atestados e certidões, fichas de enquadramento profissional e outros. Uma sequência traz diplomas e certificados de cursos ou seminários de formação que Jobanito frequentou ao longo de sua vida.
O fundo abriga também registros de homenagens, especialmente ligados às atividades de Jobanito na imprensa, como o Troféu do Rádio Clube de Jacareí ou a moção de honra ao mérito da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, em 1971. Entretanto, existem registros de homenagens e de participação em agremiações sociais e de pesquisa, como a Faculdade de Brás Cubas, Sociedade Geográfica Brasileira, Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística, Lions Clube, Rotary Clube e até o "Mérito Cívico da Sociedade de Veteranos de 32 - MMDC Jacareí.
A correspondência traz convites e agradecimentos por palestras e cursos, incluindo peças sobre o lançamento de seu livro "Pelas ruas da cidade", junto com recortes de jornais com críticas sobre a obra.
A maior parte do fundo, contudo, é composta pela coleção de jornais de Jobanito. São volumes encadernados de números de "O Combate", "Voz do Povo", "Semanário de Jacareí" e um volume de "Jornais Diversos", que se estendem desde a década de 1950 até os anos de 1990.

João Baptista Denis Netto - Jobanito

TRIANON CLUBE

  • BR SPAPHMJ FTC
  • Fonds
  • 1958 - 1982

Os documentos focalizam as atividades sociais do Trianon Clube nas décadas de 1960 e 1970. Um folhetim comemorativo do aniversário de 45 anos do clube, editado em dezembro de 1979 traz informações sobre a história e os serviços esportivos e culturais do clube.
As fotografias mostram desfiles de moda nas dependências do clube, com destaque para modelos de roupas produzidos para o "Festival da Moda 1959", onde estão descrições sobre nomes de manequins, autores e até nomes das peças.
Outra sequência percorre apresentações musicais e de teatro oferecidas pelo Trianon, onde se vê artistas de renome nacional. Uma parte desse conjunto é formada por retratos de cantores do rádio, astros do cinema nacional, atrizes, dançarinas e vedetes, por vezes, com autógrafos impressos. Há imagens de festas de carnaval e festas juninas.
Entre os impressos, estão exemplares avulsos do informativo do clube, onde há registros sobre as atividades sociais, informações sobre acontecimentos do clube, esportes e personalidades, programações de bailes e eventos similares, artigos e passatempos. O mais antigo deles, "Trianon Jornal", foi editado em 1955. Seguem-se a "Revista do Trianon", de 1959 e o "Jornal do Trianon", com números de março, julho e agosto de 1982.

Trianon Clube

FAMÍLIA LEHMANN

  • BR SPAPHMJ FFL
  • Fonds
  • 1923 - 1945

Os documentos testemunham o processo de constituição do patrimônio da Família Lehmann em Jacareí, Taubaté e Pindamonhangaba, com destaque para as transações imobiliárias de Ernesto Lehmann. São escrituras de compra e venda de fazendas, terrenos e outras propriedades, onde estão nomes das partes, valores, descrição das propriedades e informações de tabelionato.
Uma sequência acompanha a constituição do Curtume Jacareí Ltda. em 1942 e os negócios para sua venda, anos depois. Junto dos documentos estão atestados, selos, recibos e guias de pagamento de taxas e impostos.
A fotografia mostra integrantes das famílias Lehmann e Madid no casamento dos filhos Liselotte e Wadid, em 1943.

Família Lehmann

MAJOR LAUDELINO JOSÉ DE MORAIS

  • BR SPAPHMJ FML
  • Fonds
  • 1911 - 1915

O arquivo é composto por partituras musicais para piano colecionadas e encadernadas pelo Major Laudelino José de Moraes em 03 volumes chamados "Álbum de Música" e também por partituras avulsas.
São peças coloridas e impressas por tipografias do Rio de Janeiro, São Paulo e do exterior, com músicas de autores de várias partes do mundo - incluindo o cancioneiro popular do Brasil. Os documentos apresentam carimbos e inscrições manuscritas, com dedicatórias ou pequenas notas, onde pode-se identificar nomes de pessoas, locais e datas.

Laudelino José de Moraes

JOAQUIM ALEXANDRE DE BRITO

  • BR SPAPHMJ FJB
  • Fonds
  • 1914 - 1960

O fundo é composto por documentos pessoais de Joaquim de Alexandre Brito. Há certidão de nascimento, atestado de reservista, carteira de habilitação e carteira de trabalho, além de um exemplar do livro didático "Novas leituras", de 1914.
Outros documentos referem-se a familiares. Trata-se de um salvo-conduto em nome de Benedita de Souza Bicudo de 1944, de uma caderneta de conta bancária do Banco Mercantil e de um livro de receitas, usado por seu irmão Benedito de Alexandre de Brito na Fábrica de Biscoitos Jacareí.
As fotografias mostram a padaria de José Alexandre de Brito e cenas com familiares.

Joaquim Alexandre de Brito

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