Arquivo BR SPAPHMJ FCE - ESPORTE CLUBE ELVIRA

Original Objeto digital not accessible

Zona de identificação

Código de referência

BR SPAPHMJ FCE

Título

ESPORTE CLUBE ELVIRA

Data(s)

  • 1917 - 1999 (Produção)

Nível de descrição

Arquivo

Dimensão e suporte

Documentos textuais - 0,40 metros lineares
Documentos iconográficos - 146 itens
Documentos sonoros - 01 itens
Documentos trimensionais - 04 itens

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

História do arquivo

O Esporte Clube Elvira foi fundado em julho de 1920, mas a história do clube começou três anos antes, quando os operários da Fábrica de Meias Elvira, de Jacareí, formaram um time de futebol para jogar com o Esperança Futebol Clube e o time de Vila Mariana. O time do Elvira contava com equipamentos e uniformes fornecidos pela fábrica de meias e com um campo de futebol aberto num terreno próximo.
Em 1918, o time era conhecido como "Team Elvira", e desde suas primeiras partidas, já mobilizava grande parte da sociedade jacareiense. Tinha torcida organizada e uma banda de música própria, que o acompanhava nas partidas. Suas cores vermelha e branca também lhe renderam o apelido "Vermelhinho", que perdurou por décadas e foi adotado como o nome do jornal interno do clube.
Em 1921, quando o Esporte Clube Elvira já ganhara personalidade jurídica, o campo de futebol foi reformado e ganhou uma arquibancada. O time jogava contra equipes de várias cidades da região do Vale do Paraíba e, em 1926, foi o campeão dos Jogos do Interior de São Paulo.
Em 1953, a Prefeitura de Jacareí concluiu as obras do Estádio Antônio Jordão Mercadante, um dos fundadores do Elvira, com capacidade para 3 mil torcedores. Nesse tempo, o futebol do Elvira alcançou suas melhores marcas. Em 1949, foi vice-campeão do Interior e Campeão do Vale do Paraíba. Em 1957 foi o campeão da Terceira Divisão do Campeonato Paulista de Futebol e participou do torneio por sete anos. Ainda na década de 1950, o Elvira incorporou as instalações do Clube Náutico, nas margens do rio Paraíba
A partir dos anos de 1960, o Esporte Clube Elvira deu um impulso de diversificação de suas atividades, marcando forte presença na vida social de Jacareí. A sede recreativa recebeu um salão de festas e um complexo de piscinas, enquanto, no bairro do São João, o clube ergueu um ginásio poliesportivo. A sede social, no Centro, tornou-se um importante ponto de encontro da cidade, com inúmeras festas, bailes, concursos, espetáculos culturais e muitos outros eventos. O clube tinha, então, milhares de associados.
A instabilidade econômica no Brasil nas décadas de 1980 e 1990 abalou o Elvira, que passou a sofrer com a saída de associados e com outras dificuldades financeiras. Em 2000, o estádio foi vendido e demolido, para dar lugar a um condomínio residencial. O mesmo aconteceu com a sede recreativa, que passou à administração da Prefeitura de Jacareí.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

O conjunto começou a ser formado em 2004 e 2005, quando parcelas guardadas por Walter do Nascimento e Gumercindo Monteiro foram incorporadas ao acervo do APHMJ.
Em 2021, nova parcela de documentos, que estava sob a guarda do Esporte Clube Elvira, foi incorporada ao acervo do APHMJ.

Procedência:
Parcela doada ao APHMJ por Walter do Nascimento - Termo de Doação 09/2004.
Parcela doada ao APHMJ por Gumercindo Monteiro - Termo de Doação 05/2005.
Parcela doada ao APHMJ por André Luis Cambusano, conselheiro do Esporte Clube Elvira - Termos de Doação 01/2021; 03/2021.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O fundo contém uma ata da Assembleia Geral do clube, realizada em 08 de setembro de 1929 e um exemplar impresso dos Estatutos Sociais, de 1998, onde estão as disposições sobre o regime de associados e contribuições, os organismos diretores e deliberativos, providências sobre o patrimônio, informes sobre o Departamento Esportivo e demais regras de funcionamento e administração do clube. Há também exemplares de "O Vermelhinho", o informativo periódico do clube.
Os cartazes, em grandes dimensões, apresentam os jogos de futebol do Esporte Clube Elvira contra times de cidades do Vale do Paraíba, como Guaratinguetá, Piquete, Taubaté, indaiatuba e Lorena. Um deles anuncia o embate futebolístico entre o Elvira e o Altinópolis Futebol Clube, pelo Campeonato Amador do Interior de São Paulo, em 1950. É possível conhecer os times rivais, escalação, preços de ingressos para arquibancadas e geral, notas e impressões sobre os jogos. Também há troféus esportivos de 1921, 1929 e 1949.
A maior parte das fotografias está organizada em 04 álbuns. Um deles traz cenas dos times de futebol com dirigentes, tanto no campo como noutros lugares do clube. Dois álbuns reúnem aspectos da construção da sauna Romeu de Barros, com vistas da fachada e interior, além de imagens da inauguração, com autoridades de Jacareí e dirigentes do clube. Num deles também há imagens da sede social, no Centro de Jacareí. Outro álbum contém cenas do parque aquático do Esporte Clube Elvira, onde se vê piscinas, escorregadores, pessoas em trajes de banho e vista aérea. As imagens avulsas mostram equipes de futebol, inauguração do estádio, em 1924, jogos e uma pose da equipe do "Team Elvira", campeã em 1917. e um encontro entre os dirigentes Walter do Nascimento, do Elvira, e Vicente Matheus, do Sport Club Corinthians, de São Paulo.
Completam o fundo um estandarte da "Banda do Elvira", em 20 de fevereiro de 1998 e a coleção os depoimentos do presidente do clube, Milton de Sousa, do vice-presidente, José de Sousa Pinto e do tesoureiro Romeu de Barros - colhidos por técnicos do APHMJ em 20 de janeiro de 1998 - onde há informações sobre as festas de carnaval e bandas musicais do Esporte Clube Elvira.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Em processo de classificação

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrições.
Observando-se as condições de conservação física de alguns documentos, a consulta deverá ser autorizada pela administração do APHMJ.

Condiçoes de reprodução

Reprodução mediante autorização da administração do APHMJ.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Os documentos em papel apresentam fragilidades nas bordas, rasgos e sujidade.
As fotografias apresentam indícios de infestação por fungos e cola.
Há documentos de grandes dimensões.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

FCE 001 a 002

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Descrição elaborada por Patrícia Menezes, em projeto ProAC - Edital 23/2020.

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONARQ (BR). NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2006.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Criação: Junho de 2021

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

E.C. Elvira - Edição especial do vermelhinho - órgão informativo do E.C. Elvira. Julho de 1990.
Esporte Clube Elvira. História do Futebol. Disponível em https://historiadofutebol.com/blog/ Acesso em junho de 2021.
PRADO, Fernando Romero. Dicionário ilustrado da cidade. Jacareí, Papel Brasil, 2017.

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados