Fonds BR SPAPHMJ FTC - TRIANON CLUBE

Original Document numérique not accessible

Zone d'identification

Cote

BR SPAPHMJ FTC

Titre

TRIANON CLUBE

Date(s)

  • 1958 - 1982 (Création/Production)

Niveau de description

Fonds

Étendue matérielle et support

Documentos textuais - 0,20 metros lineares
Documentos iconográficos - 79 itens

Zone du contexte

Nom du producteur

Notice biographique

Histoire archivistique

Conta-se que, no início dos anos de 1930, o famoso comerciante jacareiense João do Bar reuniu-se com mais dois amigos num banco da Praça Conde de Frontin e que, naquela conversa informal o grupo pensou em montar um novo clube social na cidade. Assim surgiu o Trianon Clube de Jacareí, criado em 14 de dezembro de 1934. No dia 31 daquele mês, ele foi inaugurado, com uma grande festa na sua sede social. Seu símbolo, um triângulo positivista nas cores azul e branco, foi idealizado pelos três primeiros diretores, que inspiraram, inclusive, o "tri", de Trianon.
A primeira sede do Trianon ficava numa casa de taipa, atrás da Igreja Matriz de Jacareí. Depois, o clube mudou de sede várias vezes, até que se instalou, em 1940, no lugar onde funcionara o Clube Esperança e, depois, um cinema, na rua Alfredo Schurig, no Centro da cidade.
Desde sua fundação, o Trianon foi um ponto de encontro. No início, promovia reuniões de jogos de carteado e brincadeiras dançantes que ficaram famosas na cidade. Pouco a pouco, seus eventos sociais se ampliaram. Eram festas, bailes de réveillon, de carnaval, de primavera, o "Baile do Havaí" e outros, sempre com bela decoração, orquestras e muitas atrações. Os salões do clube recebiam artistas de vários lugares do Brasil para shows, encontros, festivais e até programas de televisão. Um deles, o "Show do Peru que Fala", trouxe a Jacareí o apresentador Silvio Santos, causando um verdadeiro burburinho social em 1955.
A vocação festeira do Trianon se fortaleceu na década de 1960, quando o clube investia em concursos de beleza, desfiles e similares. A programação era farta de apresentações de comediantes como Chocolate, Raul Gil e Chico Anysio, ou de cantores como Elizete Cardoso, Eliana Pitman, Ângela Maria, Roberto Carlos e Ivan Lins. Havia também peças de teatro que circulavam nos palcos cariocas e da Capital e, por vezes, exibições de cinema. Em 1960, o Trianon sediou o "Teatro de Revista de Walter Pinho", com as vedetes Virgínia Lane e Marly Marley.
Ainda nos anos de 1960, o Trianon Clube comprou uma área de 32 mil metros quadrados da Chácara Santa Inês, onde construiu um complexo para recreação e prática de esportes. Havia restaurante, piscinas, quadras, parque infantil e outros. Assim, o Trianon foi conquistando espaço no esporte, especialmente no basquetebol. Em 1973, seu time contava com jogadores como Ubiratan Pereira Maciel e Edvar Simões, conquistando o vice-campeonato da Taça do Brasil de Basquete daquele ano.
Com o agravamento da crise econômica no Brasil das décadas de 1980 e 1990, o Trianon viu suas receitas diminuírem e iniciou um processo de saneamento de contas que culminou com a venda da sede social em 2005.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Uma parte dos documentos foi reunida por Fernando Capelli, ex-presidente do Trianon Clube e incorporada ao acervo do APHMJ em 2001. Em 2021, com o processo de identificação dos documentos, outra parcela, reunida por Benedicto Sergio Lencioni e doada em 2006, foi incorporada ao fundo.

Procedência:
Parcela doada ao APHMJ por Fernando Capelli - Termo de Doação 15/2001
Parcela doada ao APHMJ por Benedicto Sergio Lencioni - Termo de Doação 09/2006

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

Os documentos focalizam as atividades sociais do Trianon Clube nas décadas de 1960 e 1970. Um folhetim comemorativo do aniversário de 45 anos do clube, editado em dezembro de 1979 traz informações sobre a história e os serviços esportivos e culturais do clube.
As fotografias mostram desfiles de moda nas dependências do clube, com destaque para modelos de roupas produzidos para o "Festival da Moda 1959", onde estão descrições sobre nomes de manequins, autores e até nomes das peças.
Outra sequência percorre apresentações musicais e de teatro oferecidas pelo Trianon, onde se vê artistas de renome nacional. Uma parte desse conjunto é formada por retratos de cantores do rádio, astros do cinema nacional, atrizes, dançarinas e vedetes, por vezes, com autógrafos impressos. Há imagens de festas de carnaval e festas juninas.
Entre os impressos, estão exemplares avulsos do informativo do clube, onde há registros sobre as atividades sociais, informações sobre acontecimentos do clube, esportes e personalidades, programações de bailes e eventos similares, artigos e passatempos. O mais antigo deles, "Trianon Jornal", foi editado em 1955. Seguem-se a "Revista do Trianon", de 1959 e o "Jornal do Trianon", com números de março, julho e agosto de 1982.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Em processo de classificação

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Sem restrições.
Observando-se as condições de conservação física de alguns documentos, a consulta deverá ser autorizada pela administração do APHMJ.

Conditions de reproduction

Reprodução mediante autorização da administração do APHMJ.

Langue des documents

  • portugais

Écriture des documents

Notes de langue et graphie

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Os documentos estão em bom estado de conservação física. Os jornais apresentam dobras e bordas fragilizadas. Há cópias.

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

FTC 001

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Descriptions associées

Zone des notes

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés

Mots-clés - Sujets

Mots-clés - Lieux

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

Descrição elaborada por Patrícia Menezes, em projeto ProAC - Edital 23/2020.

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

CONARQ (BR). NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2006.

Statut

Final

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

Criação: Junho de 2021

Langue(s)

Écriture(s)

Sources

PRADO, Fernando Romero. Dicionário ilustrado da cidade. Jacareí, Papel Brasil, 2017.
TRIANON CLUBE. Nossa história. Disponível em https://www.trianonclube.com.br/. Acesso em junho de 2021.
Boletim do Trianon Clube 45 Anos. Jacareí, 1979.

Document numérique (Matrice) zone des droits

Document numérique (Référence) zone des droits

Document numérique (Vignette) zone des droits

Zone des entrées

Personnes et organismes associés

Genres associés

Lieux associés