Tanto as fotografias como os cartões postais, em preto e branco, registram paisagens ou cenas do cotidiano de Jacareí. É possível ver vistas panorâmicas da cidade, ruas, igrejas e praças, estabelecimentos comerciais como lojas, mercados, farmácias e postos com automóveis, bem como benfeitorias urbanas, como a ponte sobre o Rio Paraíba e a Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil. Há, ainda, cenas de festejos públicos, trabalhadores, transeuntes, desfiles e imagens posadas com grupos de pessoas. Alguns cartões postais apresentam inscrições. Dois deles indicam "Lembrança da Festa de N. S. da Conceição - Jacareí - 1931". É possível notar a presença de adesivos com a indicação "Foto Cambusano" e de pequenas anotações manuscritas no verso de alguns itens.
A coleção é formada por fotografias em preto e branco que retratam aspectos da vida urbana de Jacareí e de uma vista aérea da cidade em meados do século 20. Há imagens de moradores nas ruas e praças, apresentação de violeiros, alunas do Curso de Corte e Costura do SESI e o desfile de alunas da Escola Técnica de Comércio em 7 de setembro de 1946. Algumas sequencias registram procissões das festas do Divino, de São Benedito e de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Os demais conjuntos mostram as delegações de esportistas de Jacareí nos Jogos Abertos do Interior nas cidades de Santos e Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. Algumas imagens em cores, colhidas na década de 1990, mostram as edições anuais de encontros de ex-alunos da Escola Agrícola, realizados nas dependências da instituição sob a organização de Comissões de Ex-alunos. Elas estão acomodadas em álbuns, junto com convites, cartões, flâmulas, poesias, cartas e recortes de jornais sobre o evento. Essas peças mostram aspectos da festa e imagens dos alunos - algumas delas, com fotografias dos estudantes à época de ensino e com dedicatórias.
Sem quaisquer inscrições ou registros de autoria, as fotografias da coleção é mostram uma imagem sacra em cenas tomadas do telhado de uma igreja, provavelmente em Jacareí e de cenas da ponte sobre o rio Paraíba e da estação ferroviária da cidade.