Mostrar 3 resultados

Descrição arquivística
Arquivo Igreja
Opções de pesquisa avançada
Previsualizar a impressão Ver:

3 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

INÊS TERESA AZEVEDO DOS SANTOS - INA

  • BR SPAPHMJ INA
  • Arquivo
  • 1941 - 2004

Os documentos acompanham os episódios de formação e atuação cultural de Inês Teresa Azevedo dos Santos, a Ina, em instituições assistenciais e culturais de Jacareí.
Os diplomas e certificados tratam de cursos e eventos sobre educação, relações humanas, artes e cultura, além de sua participação na produção de exposições, juris de concursos culturais, livros e outros.
Há uma sequência de folhetos, convites, cartões, programações, cartazes e outros papéis que indicam outros aspectos da vida cultural de Ina na Secretaria de Educação, Cultura e Turismo. Eles permitem acompanhar produções sobre teatro, música, patrimônio histórico, artes visuais, artesanato, meio ambiente e demais manifestações culturais de Jacareí.
Entretanto, muitas peças se estendem sobre períodos anteriores à sua gestão na Diretoria de Cultura, provavelmente guardadas no interesse de estudos ou modelos. Há regimentos ou regulamentos de associações como o Coral Antônio Afonso de Jacareí (1941) ou de eventos, como a 1ª Gincana Automobilística da Cidade (1969), comemorações de aniversário de Jacareí, festivais de música e outros.
Alguns documentos mostram a ligação de Ina a entidades de amparo social, como Aspam - Associação de Pais de Mongolóides, provavelmente nos anos de 1970 - ou a Abravi - Instituição Assistencial ao Portador do HIV, já na década de 1990. Na mesma linha, há impressos sobre as condições da mulher e dos idosos.
O conjunto de documentos iconográficos é composto por cartões, fotografias e negativos, tanto em filme como em vidro. Os cartões de primeira comunhão, com imagens sacras, trazem dedicatórias, abrangendo os fins da década de 1970 e início dos anos 1980. Há também lembranças de artistas e peças referentes a comemorações na igreja.
Grande parte das fotografias e negativos não apresentam inscrições. Suas imagens mostram apresentações culturais em Jacareí e outras cidades do Vale do Paraíba, cerimônias com crianças e autoridades, procissões e desfiles, feiras e festas populares. Há também cenas domésticas, retratos e vistas da cidade, com edificações e populares. Uma fotografia enquadrada mostra Ina e o prefeito Thelmo de Almeida Cruz.

Inês Teresa Azevedo dos Santos

IRMANDADE SÃO BENEDITO

  • BR SPAPHMJ ISB
  • Arquivo
  • 1869 - 1980

Composto por volumes encadernados e peças avulsas, manuscritos e impressos, o fundo abriga documentos sobre a administração da Irmandade São Benedito e registros de suas ações na comunidade de Jacareí desde o período imperial.
São livros de atas de reunião da mesa administrativa, registros de irmãos e termos de compromisso, peças com movimentos da entrada e saída de recursos - na forma de esmolas e contribuições -, despesas cotidianas e gastos da obra da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, pagamentos, além de documentos sobre o patrimônio da irmandade.
As atividades da irmandade podem ser percorridas em missais e outros cadernos de intenções de missas, livros de catecismo, reuniões de adoração e em papéis da organização de festas, como o balancete da Festa de São Benedito em 1976. Alguns documentos sugerem relações da irmandade com o Asilo São Francisco de Paula, a Paróquia Imaculada Conceição e a Irmandade do Santíssimo Sacramento.

Irmandade São Benedito

MENA PINHEIRO

  • BR SPAPHMJ FMP
  • Arquivo
  • 1931 - 1999

O arquivo contém documentos pessoais, correspondência, manuscritos e impressos sobre a ação de Mena Pinheiro como professora, jornalista e integrante da Ação Católica Brasileira, em Jacareí.
Há carteiras de identificação profissional, onde se percebe a primeira ocupação de Mena Pinheiro como dobradeira de meias na Malharia Bom Sucesso de Jacareí, em 1937. Seguem-se registros em entidades ligadas à Educação e até uma carteira do Juizado de Menores do Estado de São Paulo, conferindo-lhe a função de "comissária de menores", em 1964.
Dois cadernos de caligrafia, da década de 1940 mostram sua experiência como professora, ministrando o curso através do método Cid de Franco e com o uso de palavras e frases de conteúdo comportamental, uma vez que, segundo uma delas, "a caligrafia reflete nossa personalidade".
Os diplomas e certificados de participação em cursos, permitem conhecer a formação de Mena Pinheiro nas áreas de Educação, assistência social, datilografia, psicologia e outras habilidades. São peças emitidas por universidades ou outras entidades do Brasil e do exterior. Destacam-se o certificado do "Curso Walita", habilitando a jovem Mena Pinheiro a operar toda a linha de eletrodomésticos da marca e o diploma do Mind Control Institute Inc., do Texas, do qual recebeu o título de Orientador Psicológico, em 1975.
Outros documentos testemunham títulos e honrarias de Mena Pinheiro em instituições de todo o Brasil. Destacam-se o título de cidadã jacareiense, de 1968 e as moções de honra ao mérito do Centro do Professorado Paulista (1986) ou do Rotary Clube de Jacareí (1999).
Um conjunto diz respeito à sua participação na Ação Católica Brasileira, onde há cartazes, folhetos e outros documentos que mostram a militância de Mena Pinheiro na Juventude Católica Jacareiense, especialmente na produção de festas e encontros de operários em Jacareí e Caçapava. Uma carta do Monsenhor José Alves de Moura, da paróquia de Jacareí informa a proibição de Mena Pinheiro e suas companheiras do "chamado serviço ou ação social", de se aproximarem dos "confessionários e da sagrada mesa da comunhão", em 1942. Entretanto, um recorte de 1973 de "Idade Nova", publicada pela paróquia, traz um texto de sua autoria.
Os recortes de jornais contêm uma longa série de artigos de Mena Barreto em títulos de Jacareí e outras cidades do Vale do Paraíba. A maioria deles foi publicada nas décadas de 1960 e 1970, em "O Jacaré" e "Diário de Jacareí", mas também há textos em "O Combate", "A Chapa Quente", "Jacareí Jornal", "O Jacareiense" e outros. Esses escritos trazem informações sobre o pensamento de Mena Pinheiro sobre atualidades - como a disseminação da televisão ou a construção da Rodovia Transamazônica, entre outros -, costumes - o uso da minissaia, por exemplo - dicas sobre família, casamento, educação dos filhos e muitos outros, incluindo temas de orientação cristã.
Além desses, há anotações esparsas, recados, notas de jornal e outros documentos. As fotografias mostram cenas familiares, grupos de mulheres e a festa de reencontro da turma de 1951 da Escola Normal de Jacareí, em 15 de dezembro de 1986.

Philomena Pinheiro