Mostrando 2 resultados

Descripción archivística
Fondo Teatro
Opciones avanzadas de búsqueda
Imprimir vista previa Ver :

2 resultados con objetos digitales Muestra los resultados con objetos digitales

TRIANON CLUBE

  • BR SPAPHMJ FTC
  • Fondo
  • 1958 - 1982

Os documentos focalizam as atividades sociais do Trianon Clube nas décadas de 1960 e 1970. Um folhetim comemorativo do aniversário de 45 anos do clube, editado em dezembro de 1979 traz informações sobre a história e os serviços esportivos e culturais do clube.
As fotografias mostram desfiles de moda nas dependências do clube, com destaque para modelos de roupas produzidos para o "Festival da Moda 1959", onde estão descrições sobre nomes de manequins, autores e até nomes das peças.
Outra sequência percorre apresentações musicais e de teatro oferecidas pelo Trianon, onde se vê artistas de renome nacional. Uma parte desse conjunto é formada por retratos de cantores do rádio, astros do cinema nacional, atrizes, dançarinas e vedetes, por vezes, com autógrafos impressos. Há imagens de festas de carnaval e festas juninas.
Entre os impressos, estão exemplares avulsos do informativo do clube, onde há registros sobre as atividades sociais, informações sobre acontecimentos do clube, esportes e personalidades, programações de bailes e eventos similares, artigos e passatempos. O mais antigo deles, "Trianon Jornal", foi editado em 1955. Seguem-se a "Revista do Trianon", de 1959 e o "Jornal do Trianon", com números de março, julho e agosto de 1982.

Trianon Clube

FUNDAÇÃO CULTURAL DE JACAREÍ

  • BR SPAPHMJ FCJ
  • Fondo
  • 1980 - 2004

O fundo reúne documentos que testemunham as atividades da Fundação Cultural de Jacareí desde sua criação até os anos 2020, com registros que antecedem à própria criação da entidade.
As peças percorrem o dia-a-dia administrativo da Fundação, com grande volume de correspondência trocada com outras entidades e com particulares sobre assuntos diversos, como o calendário cultural da cidade, prédios, convites para eventos e outros.
É possível acompanhar as providências internas da entidade através de memorandos e livros de protocolo. Um conjunto guarda documentos normativos, como estatutos e portarias, além de uma coleção de leis e decretos sobre a criação e configurações administrativas da Fundação, bem como sobre políticas de fomento cultural.
Também há relatórios de atividades e de prestação de contas, peças contábeis como balanços e balancetes, livros de empenho de despesas, orçamentos, notas fiscais, ordens de pagamento e documentos bancários. Outra sequencia acompanha os procedimentos de compras de materiais e equipamentos, com cartas convite, contratos com fornecedores, requisições e demais documentos de controle. Ainda no conjunto referente às atividades administrativas, o fundo contém registros sobre gestão de pessoal, como livros de ponto de funcionários, folhas de pagamento, documentos sobre concursos e planos de carreiras, entre outros.
Grande parte do conjunto, no entanto, diz respeito às ações de fomento cultural desempenhadas em Jacareí mesmo antes da instalação da Fundação Cultural em 1985.
Há planejamentos, editais de chamamento, avaliações das ações e documentos sobre a criação e gestão das atividades ligadas à Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí - a LIC - promulgada em 1995.
Os documentos, com fartos testemunhos fotográficos, sonoros e impressos, percorrem projetos - realizados ou não - de cursos, seminários, oficinas, produção de publicações, exposições, apresentações musicais, eventos literários, espetáculos de teatro, produtos de audiovisual, pesquisas e trabalhos ligados ao patrimônio histórico e às tradições culturais, feiras temáticas e todas as manifestações da arte e cultura jacareiense.
Há dossiês sobre as edições de atividades regulares da Fundação, em especial os Festivais de Viola ou Teatro, Semana da Fotografia. Outros registram eventos tocados pela Secretaria de Educação e Cultura anteriores ao estabelecimento da Fundação, como o Festival de Música Popular, o FEMPO, criado na década de 1970 ou o Salão de Arte de Jacareí - SAJA, de 1977.
Destacam-se as peças sobre o funcionamento e atividades dos equipamentos culturais ligados à Fundação: o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba - MAV e o Arquivo Público e Histórico de Jacareí - APHMJ.

Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Jacareí